domingo, 7 de fevereiro de 2010

TV BLOGO – OS SHOWS DA MINHA VIDA (5 – LIVING COLOUR)

Foi com muita surpresa que recebi a notícia de um show do Living Colour em Viena em setembro de 2004. Em primeiro lugar, não sabia que a banda havia se juntado novamente. Estranho também o local escolhido, uma acanhada casa de Jazz chamada “Porgy & Bess”. A falta de expectativas ajudou na impressão final, mas o que mais impressionou no show foi o resultado da união de quatro músicos excepcionais, o que eles gostam de chamar de “groove”. Corey Glover canta muito, tem um timbre levemente metálico e inconfundível, compondo o tempero final no som da banda. De Vernon Reid nem é preciso falar muito: os solos costumam ser cheios de notas, mas elas nunca vêm em demasia e isso diz muito. Doug Wimbish abusa de pedais e computadores para criar sons inovadores no seu baixo, como neste ótimo cover do hit “Seven Nation Army” (com Reid nos vocais!). O baterista William Calhoun, para mim, é a força matriz da banda, unindo peso e balanço na mistura de heavy metal e funk feita pelo Living Colour. O show foi no último volume e, o que achei bom, trouxe pouquíssimos hits da banda. O quarteto preferiu explorar muito o material do ótimo disco “Collideoscope” – incluindo uma versão alucinada da naturalmente alucinante “Tomorrow Never Knows”, dos Beatles. Ao final de duas horas de show e uma pequena pausa no camarim, eles ainda foram para um balcão dar autógrafos e trocar algumas palavras com os fãs. Uma banda de verdade, sem nenhum traço de estrelismo e com muita paixão pelo trabalho que fazem. E o fazem muito bem, o sorriso estampado no público em geral ao final daquela noite inesquecível pôde confirmar isto muito bem.

5 comentários:

Ron Groo disse...

Vernon é digno herdeiro de Hendrix, porém é mais contido no circo, que Jimmi levou a categoria de arte.

Estes eu vi ao vivo, se não me engano em um Hollywood Rock da vida.

E sabe... Gritei a plenos pulmões: What´s your favorite colour baby? Linving colour!

Grünwald disse...

Olha, camarada... não sei se estou mais ansioso pelo teu top-5 ou pela relação dos shows que ficaram fora da lista! Não deve ser fácil selecionar isso...

Lucas Carioli disse...

O primeiro CD que comprei na vida foi do Living Colour, o disco Stain de 1993. Não é o melhor álbum, mas é uma paulada sonora com algumas músicas fantásticas, como a minha preferida deles chamada "Nothingness".

Eles tocaram essa, Ico?

Joniel disse...

Depois dessa vou começar a chamar o Led Zeppelin de Living Colour branco! :-)

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Tocaram sim, Lucas, essa música é muito boa mesmo! Mas preferida é "Flying", do Collideoscope - que, claro, tocaram também.

Abs!