Adrián Campos disse queesperapor uma soluçãoparasuaequipepara a próximasemana, mas admitiu hojenuma entrevistacom a BBCque às vezesnão tem o dinheiroparapagar as parcelasque deve à Dallara, eque está tentando solucionar o problema. Há claramenteumprazoque está vencendo e ele está correndo contra o tempo, mas o espanhol afirmou que, porcontrato, a Dallara não pode vender o projeto do carro de Fórmula 1 paraa Stefan GP.
O que, necessariamente, não seria umproblema, jáque a Stefan GP comprou a estrutura e o projeto do carro da Toyota. Mas é precisocalmaparaavaliar a estrutura dessa novaequipe. Quasetodo o stafftécnicoque trabalhou com os japoneses no anopassado debandou para outras equipes, atémesmopelademora do sérvio Zoran Stefanovic emefetuar a compra do espólio. É uma equipecomumcarro, aparentementecomalgumdinheiro, um diretor-técnico controverso (Mike Coughlan) e só. Paraalinhar no Bahrein, terão também de fazerumesforço e tantoparamontar a infra-estruturanecessária. Se tiverem mesmotantabala na agulha, podem conseguir.
O que é difícil de entenderatéagora é o interesse declarado de Bernie Ecclestone emver a equipe de Stefanovic na Fórmula 1. Peloqueele declarou em Madonna di Campiglio (“A F-1 precisa de dezequipesfortes, e só”), seria bom se algumas das equipesnovas desaparecessem, masqueninguémmais aparecesse paraocupar os seuslugares.
Ele pode tambémterseusmotivospara se preocuparcom a possibilidade de Adrián Campostrazerpara a Fórmula 1 uma figuracontroversacomo Tony Teixeira, umhomem de negóciosque aparenta deixarumrastro de dívidas e insolvências porondepassa. Poroutrolado, é umpoucoestranhosuaconfiançacega num desconhecido lobbysta de armamentos da Sérvia, tendo emmente o que aconteceu no país há menos de duas décadas.
O que está difícil de entendertambém é suaânsiaemvernaufragarumprojetoque traria o sobrenome Senna de voltapara a Fórmula 1. O fechamento de uma equipe às vésperas do Mundial inevitavelmente traria alguma luznegativapara a categoria, especialmente trazendo consigo uma perda desse calibre. Paracolocar Ralf Schumacher no lugar? Não faz sentido.
Olhando emretrospecto, tantoemdeclarações públicas comoemnotíciasqueeu recebia nosbastidores, Ecclestone sempre viu a equipeCamposcomsimpatia, especialmenteporque o espanhollhe procurava para se aconselharantes da darseuspassos. Emalgummomento, a sintonia terminou e o inglês começou a apontar os problemas da equipe. Lembro tambémque, na época do GP do Brasil, surgiu a notícia de que Bernie tentava costurarnosbastidores uma dupla Senna-Piquet, na Campos. Ummêsdepois, na coletivaemSão Paulo, Adrián colocou umpontofinal na história, dizendo que a equipesó teria umpilotobrasileiro, Bruno Senna. Será queisso tem alguma relaçãocom a mudança de humor de Ecclestone?
Paraterminar, há umoutrocomplicador. As informaçõesaqui na Europa dão contaquerealmente foi aprovadoumitem no regulamentoque permite às equipes a se ausentarem de trêscorridas no ano, semqualquertipo de punição. Ninguém conhece os detalhes do Pacto da Concórdia, mas será que Adrián Campos, dono de uma vagaquelhe foi outorgada pelaFIA, nãopoderiaestendersuabuscaporinvestidoresaté o GP da China, bloqueando assim a entrada da tal Stefan GP, pelomenos no início do ano?
Sãomuitospontosmalesclarecidos no semprenebulosocenáriopolítico da Fórmula 1. Esperamos que ao final dessa história, qualquerque seja, os personagens envolvidos nela nos tragam as respostas.
Ico, um outro ponto dá ainda mais sentido a sua dúvida sobre Senna, Piquet, Campos e Ecclestone. Nelsinho declarou dia desses que tinha lugar na F1, e comentou que Bernie havia ligado pra ele dizendo que a Stefan o queria como piloto. Pessoalmente não queria voltar a este assunto, mas será que Cingapura, Briatore, Piquet-pai, Ecclestone e Mosley ainda repercute nesse imbrólio. Teriam os chefões se comprometido com os Piquet a conseguir uma vaga na F1 para Nelsinho em troca da cabeça do italiano Estaria Ecclestone chateado com Campos por ter "fechado" a porta para os dois sobrenomes juntos na equipe espanhola. Já comentei isso, teria equipe melhor para, a Telefónica, o Santander ou outra grande espanhola com negócios no Brasil, patrocinar com dois sobrenomes desse porte? Viajei demais!? - abraço
Pra quem já tem um tal de Michael Schmacher, hepta campeão mundial, de volta a F1, tá pouco se lixando se um parente do Ayrton Senna estará ou não na F1. Assim pensa o Bernie.
E não é que o Ecclestone estava certo quando disse que USF1 e Campos não estariam no Bahrein...
Enquanto lia a reportagem pensei na mesma coisa. Achava que a Campos era a equipe que teria menos problemas com patrocinio dentre as novatas. Pelo jeito estava enganado.
E pensar que a F1 já teve equipe brasileira,com patrocínio da Caloi e Azeite Maria e sendo pilotada por Rosberg e Fittipaldi...
É por essas e outras que ainda acho que Nelsinho vai estar no grid no Bahrein, daí ele estar correndo na NASCAR, não na Indy. E Senna vai mais uma vez perder o lugar para outro brasileiro, a não ser que corra na USF1.
A idéia de ter Piquet e Senna na mesma equipe é sensacional. Concordo com o velhinho. Mas a hipocrisia que já transformou esse esporte num ninho de cobras agora agoniza.
Onde já se viu! Agora vem esses bandidos fazer proselitismo barato, brandindo a bandeira da moralidade e boicotando o Nelsinho por ter executado suas ordens sob intensa pressão?
Estranho, mas a categoria parece realmente não precisar do sobrenome Senna de volta. Ninguém sério o suficiente se organizou para tê-lo e os que o fizeram nem grana tem pra alinha os carros.
Por outro lado, também achei que Bruno, apenas por ser quem é atrairia alguns patrocinadores de peso - ou grana - para a Campos. O que não aconteceu.
E por ultimo uma duvida. Teria alguma chance de ter o dedo (podre) de Flávio Briatore por tras desta tal equipe Sérvia?
Por morar nos EUA, eu acompanho de perto a movimentacao na NASCAR e na Indy/IRL, tendo inclusive indo assistir a corridas na NASCAR de perto. Entao, desde que apareceu a noticia da ida do Nelsinho para a NASCAR Trucks eu fiquei de olho aqui nas noticias diretamente no site da categoria. Ate ontem, o nome dele nao estava na lista dos pilotos da Red Horse Racing, equipe onde ele testou. A unica noticia (da epoca que ele testou aqui) que havia saido aqui era de que a equipe estava pensando na possibilidade de acrescentar um terceiro carro para ele correr este ano. Seria algum indicio de que o Nelsinho ainda estivesse de olho numa vaga na F1, ou de que nem mesmo a NASCAR o quer? Abracos,
(“A F-1 precisa de dez equipes fortes, e só") . . . esse BE é um FILHO DA P!! A gente querendo ver novas equipes e um grid mais cheio, os caras se fudendo e gastando milhas de dinheiro e esse idiota fala isso! As 10 equipes são o bastante para ele encher o bolso dele de dinheiro. O esporte que se f. Ele esqueceu que as equipes poderiam fazer um campeonato concorrente?
Quem sabe a Slavica é acionista das empresas do Stefan? Quanto ao sérvio vender armamentos, acho que é só mais um aspecto familiar ao Bernie, que dizem por aí, teria feito parte da fortuna negociando armas para o Oriente Médio.
Os planos do Mosley, aparentemente salvadores para a categoria, estão sendo surrados pela crise. Sem dinheiro não só as grandes montadoras vão embora, como muitos garagistas não conseguem chegar ao grid. Ainda mais se as bases dessas equipes estão na Espanha (em crise séria) e nos EUA (onde não há interesse pela categoria).
Cara detesto o Ralf Schumacher, mas comparar ele com o Bruno Senna é demais. Quem é Bruno Senna?? Foi campeão de quê?? É um piloto fraco tecnicamente e de braço, tá afim só de "azarar" na f-1. É ridículo dizer que ele faz falta na categoria. Se correr de Stock já tá bom demais prá ele e mesmo assim toma pau de uns 15 no mínimo, sem tendo o dinheiro que tem prá ter um bom lugar em uma boa equipe. Vamos cair na real e ver que é não é prá correr na f-1, e sim apenas um "playboy" passando o tempo e depois dizer que "esteve lá".
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
13 comentários:
POr enquanto, das equipes novas, creio que só veremos a Virgin e a Sauber no grid do Bahrein.
É uma pena.
Sobrenome Senna não foi forte o suficiente para conseguir patrocínio para a equipe
Ico, um outro ponto dá ainda mais sentido a sua dúvida sobre Senna, Piquet, Campos e Ecclestone. Nelsinho declarou dia desses que tinha lugar na F1, e comentou que Bernie havia ligado pra ele dizendo que a Stefan o queria como piloto.
Pessoalmente não queria voltar a este assunto, mas será que Cingapura, Briatore, Piquet-pai, Ecclestone e Mosley ainda repercute nesse imbrólio. Teriam os chefões se comprometido com os Piquet a conseguir uma vaga na F1 para Nelsinho em troca da cabeça do italiano
Estaria Ecclestone chateado com Campos por ter "fechado" a porta para os dois sobrenomes juntos na equipe espanhola.
Já comentei isso, teria equipe melhor para, a Telefónica, o Santander ou outra grande espanhola com negócios no Brasil, patrocinar com dois sobrenomes desse porte?
Viajei demais!? - abraço
Pra quem já tem um tal de Michael Schmacher, hepta campeão mundial, de volta a F1, tá pouco se lixando se um parente do Ayrton Senna estará ou não na F1.
Assim pensa o Bernie.
E não é que o Ecclestone estava certo quando disse que USF1 e Campos não estariam no Bahrein...
Enquanto lia a reportagem pensei na mesma coisa.
Achava que a Campos era a equipe que teria menos problemas com patrocinio dentre as novatas.
Pelo jeito estava enganado.
E pensar que a F1 já teve equipe brasileira,com patrocínio da Caloi e Azeite Maria e sendo pilotada por Rosberg e Fittipaldi...
É por essas e outras que ainda acho que Nelsinho vai estar no grid no Bahrein, daí ele estar correndo na NASCAR, não na Indy. E Senna vai mais uma vez perder o lugar para outro brasileiro, a não ser que corra na USF1.
A idéia de ter Piquet e Senna na mesma equipe é sensacional. Concordo com o velhinho. Mas a hipocrisia que já transformou esse esporte num ninho de cobras agora agoniza.
Onde já se viu! Agora vem esses bandidos fazer proselitismo barato, brandindo a bandeira da moralidade e boicotando o Nelsinho por ter executado suas ordens sob intensa pressão?
Tô de saco cheio de tanta hipocrisia.
Abs.
Estranho, mas a categoria parece realmente não precisar do sobrenome Senna de volta.
Ninguém sério o suficiente se organizou para tê-lo e os que o fizeram nem grana tem pra alinha os carros.
Por outro lado, também achei que Bruno, apenas por ser quem é atrairia alguns patrocinadores de peso - ou grana - para a Campos. O que não aconteceu.
E por ultimo uma duvida.
Teria alguma chance de ter o dedo (podre) de Flávio Briatore por tras desta tal equipe Sérvia?
Ico, q bela leitura desse caso. è por isso q visito esse blog quase q diariamente. abç
Ola Ico e amigos,
Por morar nos EUA, eu acompanho de perto a movimentacao na NASCAR e na Indy/IRL, tendo inclusive indo assistir a corridas na NASCAR de perto. Entao, desde que apareceu a noticia da ida do Nelsinho para a NASCAR Trucks eu fiquei de olho aqui nas noticias diretamente no site da categoria. Ate ontem, o nome dele nao estava na lista dos pilotos da Red Horse Racing, equipe onde ele testou. A unica noticia (da epoca que ele testou aqui) que havia saido aqui era de que a equipe estava pensando na possibilidade de acrescentar um terceiro carro para ele correr este ano.
Seria algum indicio de que o Nelsinho ainda estivesse de olho numa vaga na F1, ou de que nem mesmo a NASCAR o quer?
Abracos,
Guilherme Rosa
(“A F-1 precisa de dez equipes fortes, e só") . . .
esse BE é um FILHO DA P!!
A gente querendo ver novas equipes e um grid mais cheio, os caras se fudendo e gastando milhas de dinheiro e esse idiota fala isso!
As 10 equipes são o bastante para ele encher o bolso dele de dinheiro. O esporte que se f.
Ele esqueceu que as equipes poderiam fazer um campeonato concorrente?
Moises Simoes
Quem sabe a Slavica é acionista das empresas do Stefan? Quanto ao sérvio vender armamentos, acho que é só mais um aspecto familiar ao Bernie, que dizem por aí, teria feito parte da fortuna negociando armas para o Oriente Médio.
Os planos do Mosley, aparentemente salvadores para a categoria, estão sendo surrados pela crise. Sem dinheiro não só as grandes montadoras vão embora, como muitos garagistas não conseguem chegar ao grid. Ainda mais se as bases dessas equipes estão na Espanha (em crise séria) e nos EUA (onde não há interesse pela categoria).
Cara detesto o Ralf Schumacher, mas comparar ele com o Bruno Senna é demais. Quem é Bruno Senna?? Foi campeão de quê?? É um piloto fraco tecnicamente e de braço, tá afim só de "azarar" na f-1. É ridículo dizer que ele faz falta na categoria. Se correr de Stock já tá bom demais prá ele e mesmo assim toma pau de uns 15 no mínimo, sem tendo o dinheiro que tem prá ter um bom lugar em uma boa equipe. Vamos cair na real e ver que é não é prá correr na f-1, e sim apenas um "playboy" passando o tempo e depois dizer que "esteve lá".
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