Os boxes de número 27, 28 e 29 permaneceram fechados quase o diatodo. Quando uma fresta se abriu, deu paraver uma intensamovimentaçãoládentro. O clima de mistério na garagem da equipe Hispania bastou parafazersurgirumrumor de que o timenão vai disputar o GP do Bahrein. A possibilidade até existe e é admitida pormembros da equipe, como o próprio Bruno Senna. Mas é precisodiscernimentoparaentenderque a posição deles é maisporcautela do queporfalta de fé.
A verdade é quequalquerequipeque chegasse paradisputarum Mundial de Fórmula 1 semter rodado umquilômetrosequer teria suasdúvidas. Os carros da categoriasão de uma complexidade enorme. Assim, os planos do time serão bem distintos do resto. Os treinos de sexta-feira servirão parafazerum shakedown do carro: cadaum dos pilotos dará uma volta, depois o carro ficará muitotemponosboxesparaque o funcionamento de todos os componentes seja checado. Porisso, Bruno Senna admite quepensaremmexer no acerto do carro, medir o desgaste de pneus e de combustível, só será possível no sábado. Isso se problemassériosnão aparecerem.
É grande a chance de issoacontecer? Impossíveldizer. A Hispania tem a vantagem de que o câmbio (e o motor) usado porela é mesmo utilizado pela Lotus e pela Virgin. Assim, os problemasque surgiram do uso destes componentesjá foram diagnosticados e sanados por estas duas equipes. A favor da equipe está também a experiência de seustafftécnico. Jacky Eeckelaert (ex-Honda) e Geoff Willis (ex-Red Bull) sãomacacosvelhos da Fórmula 1. E os engenheiros Antonio Cuquerella (ex-BMW Sauber com Kubica) e Xevi Pujolar (ex-Williams com Nakajima) conhecem os modelos da categoriacomo a palma da mão.
Jogando contra está a inexperiência dos mecânicos, a maioriaoriunda da DTM, o que dá a chance de umerro na montagem. Masisso seria algofácil de ser diagnosticado e resolvido. Assim, o problemamaissérioquepoderiaacontecer é uma complicação no projeto da Dallara querealmente fosse difícil de entender e solucionar.
Portudoisso, eu prefiro esperar o que vai acontecernos treinos livres de sexta-feiraparaavaliar se o timerealmente tem chances de nãodisputar a corrida do domingo. Atélá, tudo fica ainda num campoexclusivamenteespeculativo. Dificuldades a equipe tem, é claro. Mas conseguiu hojeligar os motores montados noschassis. Foi a última a fazeristo, mas fez – e as unidades funcionaram normalmente.
Aindafora do cockpit, Bruno Senna e Karun Chandhok carregam umcertoar de apreensãocom a incerteza, mas também muita alegriapelaequipe formada e vontade de trabalhar e superar tudo. A busca de ambos e da trupe da Hispania em vencer as dificuldades vai serclaramente uma das grandeshistóriasdentre as muitas que o final de semana promete.
Lendo o teu post da HRT fez-me lembrar as aguras da Super Aguri nos seus primeiros tempos, especialmente no seu primeiro ano: o facto de ser um chassis antigo, derivado do Arrows de 2002, o facto de ser quase uma chicane móvel, aliado a um péssimo piloto, o Yuji Ide, entre outras coisas... em suma, a ideia disto ser uma nova Super Aguri passa pela minha cabeça, neste momento.
Em relação ao resto... veremos, não é? Mas no Bahrein, ficaria muito surpreso se fugissem à última fila da grelha.
Esse pessoal tem muita vontade é nitido,mas por outro lado colocar um carro para andar sem um metro de testes é no minimo temeroso,sem contar na falta de experiencia da dupla de pilotos.
Espero que pelo menos consigam andar nos treinos livres,mas começo a achar que não correm mesmo.
Vão testar o carro sexta e sabado nos treinos livres, atrapalhando as outras equipes, no treino classificatório ficam no Q1 e na corrida de domingo, volta de apresentação, recolher para os boxes. Ou seja, qualquer coisa diferente desta receita, com certeza é um risco enorme para os demais competidores. Se os carros de Lotus e Virgin, com quilometragem de testes, já são perigosos. não gosto de pensar o que poderia acontecer
Ico, mandou muito bem no seu texto "O Mundial da Democracia" no especial do Tázio. Parabéns, continuo fã do seu trabalho e estou na expectativa aqui pelas novidades interativas que vc irá lançar ao longo do ano. Tenho certeza de que vc virá com idéias bem interessantes. Um grande abraço Ico, tudo de bom. \o
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
7 comentários:
Mandou na veia Ico.
abs.
Dú
Muito legal.
Nos faz sentir presentes.
Faz acreditar que vão alinhar no grid.
@jaymedefreitas
Ico:
Lendo o teu post da HRT fez-me lembrar as aguras da Super Aguri nos seus primeiros tempos, especialmente no seu primeiro ano: o facto de ser um chassis antigo, derivado do Arrows de 2002, o facto de ser quase uma chicane móvel, aliado a um péssimo piloto, o Yuji Ide, entre outras coisas... em suma, a ideia disto ser uma nova Super Aguri passa pela minha cabeça, neste momento.
Em relação ao resto... veremos, não é? Mas no Bahrein, ficaria muito surpreso se fugissem à última fila da grelha.
Admiro a força de vontade deles, mas um carro de F1 é extremamente rigoroso em sua montagem e regulagem, torço para que consigam alinhar.
Ico,
Esse pessoal tem muita vontade é nitido,mas por outro lado colocar um carro para andar sem um metro de testes é no minimo temeroso,sem contar na falta de experiencia da dupla de pilotos.
Espero que pelo menos consigam andar nos treinos livres,mas começo a achar que não correm mesmo.
abraço
Vão testar o carro sexta e sabado nos treinos livres, atrapalhando as outras equipes, no treino classificatório ficam no Q1 e na corrida de domingo, volta de apresentação, recolher para os boxes. Ou seja, qualquer coisa diferente desta receita, com certeza é um risco enorme para os demais competidores. Se os carros de Lotus e Virgin, com quilometragem de testes, já são perigosos. não gosto de pensar o que poderia acontecer
Ico, mandou muito bem no seu texto "O Mundial da Democracia" no especial do Tázio. Parabéns, continuo fã do seu trabalho e estou na expectativa aqui pelas novidades interativas que vc irá lançar ao longo do ano. Tenho certeza de que vc virá com idéias bem interessantes. Um grande abraço Ico, tudo de bom. \o
Postar um comentário