No domingopelamanhã no Bahrein, os jornalistas foram convidadosparaumencontrocom Emerson Fittipaldi no hospitality da Renault. O bicampeão faz o papel de embaixador da fabricante de relógios TW Steel e anunciou o lançamento de ummodeloem comemoração dos 40 anos da primeiravitóriabrasileira na Fórmula 1, emoutubro. A conversa durou cerca de meiahora e aconteceu de maneirabeminformal, entresuco de laranja e folheados. E ele falou muito de história e umpouco da Fórmula 1 atual. O tempo passou rapidinho:
Sobrevoltar a pilotar a Lotus 72 É o chassinúmerocinco, o carroqueeu ganhei em Monza e também o queeu ganhei em Watkins Glen em 1970, o mesmochassi. Ah, e ganhei comele no Brasil também! Tem uma foto da chegada, o Colin Chapman jogando o bonéparacima e o Peter Warr do lado. E o Peter está aqui! Ontemeu guiei, e o carro está igual: posição de banco, volante, está igual. O Eddie Dennis queerameu mecânico-chefe, montou o carro de novo. Tem coisasquesó na Inglaterra! Espero hojedar no mínimodezvoltas. Ontem o cara teve quemetirar da pista. Foi o máximo, a primeiravezqueeu andei com o carro numa pista de verdadedesde os anos 70. Eu acelerei o que dava, mas a pista é muitolonga, eu demorei umtempoparamemorizar os seisquilômetros. Hojeeu vou estarmelhor.
Lotus 72 ou McLaren M23? Tecnicamente, a Lotus eramelhor. Semprefalo, foi o melhorcarroqueeu guiei na minhavida. A McLaren eramelhor de organização e logística, melhorando o carro a cadagrandeprêmio. Mascomochassi... A Lotus do fim de 71, que foi quando acertamos o carro, atéeusair do timeem 73 erademais!
A relaçãocom Jackie Stewart O Jackie, de todos os campeões, foi o queeutinhamaisligação. É meuamigoatéhoje. Mas os meusprimeirosanos na F-1 foram os últimos dele. Ele é muitomaisvelho! (risos) Eleera de outrageraçãoque a minha. Massempre houve umrespeitomuitogrande.
Melhoramigo na Fórmula 1 Meumelhoramigo foi o Ronnie Peterson. Na convivênciafora das pistas. Eu ficava na casa dele na Inglaterra, ela ficava na minha na Suíça. Eleeraespetacular, muitorápido. Tinhaumestilomuitobonito, colocava o carro de lado. O Ronnie eramuitomaisatiradoqueeu, eraadmirável. Ele fazia a Woodcote em Silverstone só dando uma respirada emquinta e entrava!
A tragédia de Montjuic em 1975 Jochen (Mass) correu porqueele quis. A Philip Morris nuncame pressionou. Nem o Teddy (Mayer, chefe da equipe). Eles foram muitobacanas, falaram que a decisão de correrounãoerainteiramenteminha. Quem encheu o saco foi o (Jean-Marie) Balestre (n.R.: eracomissárioesportivo da FISA na época). Me suspendeu, aí, quando o avião pousou emGenebra, ele retirou a suspensãoporconta da tragédiaquetinha acontecido. Mas vamos falar de coisas boas, vai!
Adrian Newey O primeirotrabalho do Adrian foi com a gente na equipe Fittipaldi. Quem o achou foi nosso projetista. O Harvey Postlethwaite foi atrás do melhorespecialistaemaerodinâmicaquetinha e encontrou o Adrian no Imperial College. Isso foi em 1980.
Os desempenhos de Felipe Massa e Sebastian Vettel O desempenho do Massanãome surpreendeu. Vim comele no mesmoavião do Brasil, conversamos muito e ele está ótimo. O Vettel tambémnãome surpreendeu. No anopassado, ele foi o maisrápido na partefinal do campeonato. E o Adrian, quandoacerta a mão de umcarro...
Equipenovas Eu acho que a F-1 tem sempreequipesque chegam e quevão. É uma fase de transição e eu acho o máximoquemaisgente está tendo a chance de entrar na categoria. Mas é umpassodifícil. Economicamente, está difícilparatodomundo. Os tempos mudaram. Mas acho também que essas equipes vão crescer rapidamente depois de mais duas ou três corridas, porque têm gente competente nelas para fazer isso. Só falta tempo e dinheiro.
A volta da Lotus A volta é o máximo. Estava falando muitocom o Clive Chapman. Elenunca gostou de carronovo. Cresceu sempre gostando da história da Lotus. Eusempre perguntava para Hazel, a mulher do Colin, se ele queria continuarcom a equipe e ela dizia quenão, ele preferia cuidar dos modelosantigos. Entãoeu acho queagora surgiu a oportunidade do Clive ver a equipe do pai dele continuar. A essência da Lotus está ali, o nome, a responsabilidade.
15 comentários:
Anônimo
disse...
Sempre bom ouvir o Rato. Ponderado, didático, um verdadeiro campeão. Vida longa, Emerson! Valeu, Ico!
E... Até que enfim apareceu alguém que não torce o nariz (aliás, um de respeito. =P) pro projeto da Lotus. (Se bem que eu nunca vi o Emerson falando mal de ninguém...)
É o q sempre penso. Basta um só falar "essa equipes Lotus não é a Lotus de antigamente" que um batalhão de ovelhinhas seguem piamente...pô..claro que não é..as coisas mudam. E os caras demonstraram que não estão pra brincadeira. Das novas equipes são os mais sérios, junto com a Virgin.
Lendo isto fiquei com a imagem de Emmerson cantando uma velha canção do Adoniran Barbosa. "-Eu já fui uma brasa, mora... Mas se assoprar posso queimar de novo.".
É óbvio que a idade não deixa mais, mas que dá pra sentir a paixão pela coisa nas palavras dele, ah isto dá...
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
15 comentários:
Sempre bom ouvir o Rato. Ponderado, didático, um verdadeiro campeão. Vida longa, Emerson!
Valeu, Ico!
Grande Emerson!!
Excelente post, Ico!
Abraço!
"Ontem o cara teve que me tirar da pista." D+++++
Abração,
Kico
Só o Ico pra nos dar essa honra!!!
Escutar ou ler sobre o "Emmo" é sempre uma honra, não só para nós barasileiros, mas pra todos os amantes da F1!!!
Valeu por tudo e Vida longa a Emerson Fittipaldi
Ah Ico, muito maneiro!!!
Todas as minhas carencias de F1 são resolvidas aqui!
abraços
B.E.
Este sim, é o MELHOR de todos. Pena que o Pace não esteja mais aqui, porque seria ótimo.
Se o Rato aprova a Lotus Malaia, não sou quem vou discordar, né ?
Muito bacana a conversa.
Valeu,Ico
Sensacional! Valeu, Ico!
Realmente, sensacional ico! Parabéns
Grande entrevista. =)
E... Até que enfim apareceu alguém que não torce o nariz (aliás, um de respeito. =P) pro projeto da Lotus. (Se bem que eu nunca vi o Emerson falando mal de ninguém...)
Abraço e parabéns!
Kohara
O Emerson consegue passar todas as emoções dele com palavras simples, incrível como ele consegue isso.
Ótimo post.
O emerson mesmo depois de certa idade consegue passar um ar jovial em suas declaraçoes.
Demais esse cara..
Valeu demais Ico
É o q sempre penso. Basta um só falar "essa equipes Lotus não é a Lotus de antigamente" que um batalhão de ovelhinhas seguem piamente...pô..claro que não é..as coisas mudam. E os caras demonstraram que não estão pra brincadeira. Das novas equipes são os mais sérios, junto com a Virgin.
Lendo isto fiquei com a imagem de Emmerson cantando uma velha canção do Adoniran Barbosa.
"-Eu já fui uma brasa, mora... Mas se assoprar posso queimar de novo.".
É óbvio que a idade não deixa mais, mas que dá pra sentir a paixão pela coisa nas palavras dele, ah isto dá...
BEla história para contar !!
Postar um comentário