quinta-feira, 1 de abril de 2010

A HISTÓRIA DA IMAGEM – MARÇO: O VENCEDOR

Essa estava mesmo difícil, tanto que foram muito poucos os que enviaram uma resposta para a primeira edição do “A História da Imagem”. Mas quem enviou acertou em cheio a corrida e o feito: o GP de Solitude de 1963, uma corrida de Fórmula 1 não-válida pelo campeonato e que marcou a primeira vitória de Jack Brabham pilotando um carro com o seu nome. Abaixo a história explicada pelo vencedor do mês Carlos Moyna:

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A
VITÓRIA DO PILOTO CONSTRUTOR
Jack Brabham
havia demonstrado seus conhecimentos de engenharia quando corria pela Cooper. Em 1962, resolveu aventurar-se como construtor na Fórmula 1 e estreou no GP da Alemanha. Em 1963, com o reforço de Dan Gurney, disputou a temporada completa e ainda as provas extra-campeonato. Numa destas provas, no circuito de Solitude, o veterano Black Jack alcançou a sua primeira vitória como construtor. Mesmo não contando pontos para o Mundial de Pilotos e Construtores, a façanha não foi pequena, pois foi o primeiro a consegui-la desde o início da disputa. Além disso, a vitória inicial veio mais ou menos um ano após sua estréia.

Solitudering, em Stuttgart, era um circuito estreito e perigoso, mais adaptado a provas de motociclismo, e era conhecido como uma “mini-Nürburgring” (7 milhas). Muitos pilotos experientes a consideravam mais difícil de memorizar que o “Inferno Verde”. Após a construção de Hockenheim foi aposentado e hoje recebe algumas provas “revival”. foram disputados GPs entre 1960 e 1965, nunca valendo para o Mundial.

O Grosser Preis der Solitude de 1963 aconteceu no dia 28 de julho e foi disputado em 25 voltas e vencido por Jack e sua BT3, que é quem vemos em primeiro plano na foto (o pole foi Jim Clark).

Jack Brabham voltaria a vencer ainda em 63, em Zeltweg (o aeroporto, não confundir com Österreichring), outra prova não-válida para o Mundial. No final do ano, ele e Gurney estavam enfrentando de igual para igual a combinação Lotus-Clark-Chapman, mas a primeira vitóriaoficialveio a acontecer no GP da França de 64, com Gurney. O título mundial esperaria apenas mais dois anos.

5 comentários:

Marcelo Urânia disse...

pô, cheguei a ler algo sobre o gp de solitude, mas nem imaginei q pudesse ser a resposta.

vamos ver agora em abril.

\o/

Carlos H. Moyna disse...

Tem prêmio? Hahaha!

Daniel Médici disse...

Muito legal! Solitude é um patrimônio da humanidade. Uma F1 Racing que eu guardo, de meados dos anos 2000, perguntou ao Brabham qual circuito ele considerava o mais perigoso de seu tempo. Adivinha a resposta...

Rafael Dias Santos disse...

Essa só quem joga Gran Prix Legends matou! Essa serie promete, vou participar qdo sentir segurança na resposta. Abs e bom trabalho no calor da Malasia.

Gusz disse...

Acertei em cheio a resposta mas ainda bem que não tive a resposta escolhida como vencedora pois odeio Toyotas, ótimo assim fica pra um prêmio com que eu me identifique mais...
Adorei o desafio Ico, valeu demais! Nessas investigações acaabmos por descobrir muitas histórias novas da F1.

Abraço!