Essa estava mesmodifícil, tantoque foram muitopoucos os que enviaram uma respostapara a primeiraedição do “A História da Imagem”. Masquem enviou acertou emcheio a corrida e o feito: o GP de Solitude de 1963, uma corrida de Fórmula 1 não-válida pelocampeonato e que marcou a primeiravitória de Jack Brabham pilotando umcarrocom o seunome. Abaixo a história explicada pelo vencedor do mês Carlos Moyna:
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A VITÓRIA DO PILOTOCONSTRUTOR Jack Brabham já havia demonstrado seusconhecimentos de engenhariaquando corria pela Cooper. Em 1962, resolveu aventurar-se comoconstrutor na Fórmula 1 e estreou no GP da Alemanha. Em 1963, com o reforço de Dan Gurney, disputou a temporadacompleta e ainda as provas extra-campeonato. Numa destas provas, no circuito de Solitude, o jáveterano Black Jack alcançou a suaprimeiravitóriacomoconstrutor. Mesmonão contando pontospara o Mundial de Pilotos e Construtores, a façanhanão foi pequena, pois foi o primeiro a consegui-la desde o início da disputa. Além disso, a vitóriainicialveiomaisoumenosumanoapóssuaestréia.
Solitudering, em Stuttgart, eraumcircuitoestreito e perigoso, mais adaptado a provas de motociclismo, e eraconhecidocomo uma “mini-Nürburgring” (7 milhas). Muitospilotosexperientes a consideravam maisdifícil de memorizarque o “InfernoVerde”. Após a construção de Hockenheim foi aposentado e hoje recebe algumas provas “revival”. Lá foram disputados GPs entre 1960 e 1965, nunca valendo para o Mundial.
O Grosser Preis der Solitude de 1963 aconteceu no dia 28 de julho e foi disputado em 25 voltas e vencido por Jack e sua BT3, que é quem vemos emprimeiroplano na foto (o pole foi Jim Clark).
Jack Brabham voltaria a venceraindaem 63, em Zeltweg (o aeroporto, nãoconfundircom Österreichring), outraprova não-válida para o Mundial. No final do ano, ele e Gurney já estavam enfrentando de igualparaigual a combinação Lotus-Clark-Chapman, mas a primeiravitória “oficial” veio a acontecer no GP da França de 64, com Gurney. O título mundial esperaria apenasmaisdoisanos.
Muito legal! Solitude é um patrimônio da humanidade. Uma F1 Racing que eu guardo, de meados dos anos 2000, perguntou ao Brabham qual circuito ele considerava o mais perigoso de seu tempo. Adivinha a resposta...
Essa só quem joga Gran Prix Legends matou! Essa serie promete, vou participar qdo sentir segurança na resposta. Abs e bom trabalho no calor da Malasia.
Acertei em cheio a resposta mas ainda bem que não tive a resposta escolhida como vencedora pois odeio Toyotas, ótimo assim fica pra um prêmio com que eu me identifique mais... Adorei o desafio Ico, valeu demais! Nessas investigações acaabmos por descobrir muitas histórias novas da F1.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
5 comentários:
pô, cheguei a ler algo sobre o gp de solitude, mas nem imaginei q pudesse ser a resposta.
vamos ver agora em abril.
\o/
Tem prêmio? Hahaha!
Muito legal! Solitude é um patrimônio da humanidade. Uma F1 Racing que eu guardo, de meados dos anos 2000, perguntou ao Brabham qual circuito ele considerava o mais perigoso de seu tempo. Adivinha a resposta...
Essa só quem joga Gran Prix Legends matou! Essa serie promete, vou participar qdo sentir segurança na resposta. Abs e bom trabalho no calor da Malasia.
Acertei em cheio a resposta mas ainda bem que não tive a resposta escolhida como vencedora pois odeio Toyotas, ótimo assim fica pra um prêmio com que eu me identifique mais...
Adorei o desafio Ico, valeu demais! Nessas investigações acaabmos por descobrir muitas histórias novas da F1.
Abraço!
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