Encerrada a corrida de ontem e feita a pesagem obrigatória da FIA, Mark Webber atravessou correndo a reta principal do Circuito da Catalunya e jogou seu capacete para a torcida. Era a hora de extravasar uma vitória que estava atravessada na garganta. Seu primeiro triunfo na temporada o recolocou em uma posição no campeonato – o australiano pulou para a quarta colocação na tabela – e foi comemorada de maneira especial.
“Fiquei satisfeito de como consegui controlar a corrida depois de ter largado na pole. Estão são vitórias especiais, as coisas nem sempre saem desse jeito. Eu havia prometido para algumas pessoas que, quando vencesse, faria uma coisa diferente. Por isso resolvi dar este presente ao público, porque nem sempre eles recebem o melhor tratamento na Fórmula 1”, falou o piloto.
Foi uma boa maneira de tirar a zica que ele teve no início do ano, quando mesmo o pódio da Malásia teve sabor de derrota, já que lá ele também havia largado da pole-position. Além de celebrar o grande esforço dos membros da equipe em preparar um carro cheio de atualizações, o australiano aproveitou o dia das mães para dedicar o triunfo à sua. “Eu sou péssimo para lembrar dessas coisas. Mas ela me disse no telefone que uma vitória aqui seria um presente perfeito para o dia das mães”.
Além dos torcedores e de Diane Webber, quem também foi presentado no domingo em Barcelona foi Fernando Alonso. Correndo em casa, o espanhol se aproveitou do problema com os freios de Sebastian Vettel e do abandono de Lewis Hamilton a duas voltas do final para terminar a prova em segundo lugar.
“Foi quase como uma vitória. Depois da primeira curva imaginei que terminaria a prova em quarto lugar, assim foi excelente terminar em segundo. Um bom resultado, em um final de semana que sofremos muito com o carro, na classificação e na corrida”, analisou o vice-líder do Mundial. A festa dos quase cem mil torcedores no circuito foi intensa.
Vettel ainda conseguiu salvar um terceiro lugar, pilotando quase sem freios nas voltas finais. A equipe chegou a orientá-lo a recolher o carro aos boxes, mas ele insistiu em tentar permanecer na pista e foi premiado com um pódio. Com um carro muito à frente dos demais em termos de performance, a Red Bull paga um alto preço por esta falta de confiabilidade dos seus carros. Mesmo após um final de semana discreto, Jenson Button e a McLaren lideram os Mundiais de Pilotos e Equipes. O equilíbrio permanece, pelo menos na tabela.
Tudo indica que o já citado problema de Lewis Hamilton foi causado mesmo pela pilotagem agressiva do piloto. O piloto havia relatado pelo rádio problemas de aderência perto do final da corrida, um sintoma típico de um pneu muito desgastado. E, no release oficial após a prova, a Bridgestone elegantemente se eximiu de culpa de um possível defeito de fabricação. “Estamos trabalhando com a McLaren para entender o que aconteceu com Lewis Hamilton. Mas as impressões iniciais foram que isto não foi causado por um problema de pneu”, ponderou o diretor-técnico Hirohide Hamashima.
Destaque da prova também para Michael Schumacher, tendo um primeiro final de semana com desempenho de primeiro piloto dentro da Mercedes. Mas, realista até a alma, o alemão não se deixou levar por qualquer traço de empolgação. “Feliz de verdade não dá para ficar. Hoje só poderíamos nos defender e torcer por abandonos ou problemas dos pilotos à nossa frente. Foi o que aconteceu. Mas não dá para ficar satisfeito, a nossa diferença para os times de ponta ainda é muito grande”.
Felipe Massa conseguiu minimizar o prejuízo de um final de semana ruim. Ganhou as posições de Robert Kubica e Nico Rosberg na largada e mais a de Hamilton no final para terminar em sexto. Sua distância para o líder Jenson Button permaneceu praticamente inalterada. Mas Alonso disparou na tabela do duelo interno da Ferrari e isso é péssimo para ele. O brasileiro reconheceu abertamente que não conseguiu acertar o carro com o composto mais resistente da Bridgestone mas disse que o time tem algumas idéias para solucionar isso. Um pequeno alento é o fato do próximo GP de Mônaco usar as mesmas especificações do Bahrein, um final de semana em que ele andou bem.
Já a corrida de Rubens Barrichello foi muito boa e sua ultrapassagem sobre Nico Rosberg, na metade da primeira volta, uma bela manobra. Mais positivo ainda foi sua alegria no final do dia ao sair de uma reunião com a cúpula da Williams, o que até atrasou o horário da sua entrevista com os jornalistas. “Desculpem, mas foi muito bom. A reunião foi longa, mas foi um sinal claro de uma equipe que está crescendo”, disse animado.
Deixem seus comentários e perguntas para o “Credencial”, onde vamos falar de tudo isso, dos outros brasileiros e de todos os assuntos de bastidores (pneus, novas equipes, etc). Até lá!
(Foto Circuit de Catalunya)
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36 comentários:
E o boato da transferência de Kubica para a Ferrari? Moro em Londres e a imprensa inglesa não morre de amores pelo Massa, mas eles comentaram isso durante a corrida e no site da BBC também. Existe essa possibilidade?
PERGUNTAS PARA O "CREDENCIAL":
1- Essa aparente apatia de Massa em suas declarações pode ser entendido como "um piloto contrariado atras de solução" ou seria mais "um piloto que sentiu o golpe"?
2- Depois de 5 etapas com 4 resultados inferiores à Alonso, tanto em treinos como em clasificação e em corridas, a renovação de Massa estaria mais ameaçada? Como está a imagem dele junto à equipe? Ouviu algum nome alternativo ao dele (Kubica, Sutil, etc)?
3- Ouviu algo sobre a tal possível associação entre Williams e VW, conforme boatos que lí? Se sim, acha que seria só pra 2013 com os motores novos?
3- Além dessa questão acima, a Williams ja estaria pensando em substituir os fracos Cosworth pela Renault já em 2011. Ouviste algo a esse respeito, ou é infundado? Eles estariam esperando a nova versão do motor Cosworth prometida para a Turquia para bater o martelo p/2011?
5- Até que ponto Klien é um risco para vaga de Bruno Senna?
6- Sabe se Di Grassi e Bruno já tem contrato para 2011? Eles ja estão negociando?
7- Ouvi que os motores novos de 2013 teriam 1,6L turbo e hibridos, somando 600cv, o que deixaria a F-1 "mixuruca"... Não é muito pouca potência antes aos atuais 760/790cv?
8- Alguma novidade sobre a novela dos novos fornecedores/tamanhos dos pneus?
9- Por onde anda Francisco Santos, jornalista português autor dos melhores anuarios de F-1(que eu coleciono)?
oi Ico,algumas perguntas:1-você não acha que o Vettel é muito passivo na briga por posições?o Hamilton deita e rola em cima dele,esse ano ja foram varias situaçoes,ele não precisa ser mais Schumacher nessas horas?
2-quando a Mercedes utilizara o duto de ar?era absurda a diferença em reta de Michael e Nico para os outros pilotos,contra a Mclaren era ate covardia,Schumacher segurou porque é Schumacher.
3-você não acha que o duto de ar da Ferrari aumentou ainda mais a diferença entre Alonso e Massa?nota que o Alonso na curva antes da reta ja mandava ver no duto de ar,Alonso é fera não?
Ico, qual a perspectiva de uma melhora potencial da Williams? O Rubinho vai passar o ano todo andando lá atrás e se destacando porque chegou em 9º???
Abraços,
Saudações tricolores (Santa Cruz).
Meus questionamentos para o Credencial
1- Cooper/Avon tem capacidade de fornecer uma borracha eficiente para a F1 ou podemos correr o risco de, em a FIA escolhendo eles para fornecer os pneus em 2011, assistirmos com frequência episódios idênticos aos de Indianapolis 2005?
2- Alguma possibilidade real da Bridgestone rever sua posição e ficar em 2011?
3- Alguma possibilidade real da Michelin e da Pirelli virem a competir uma contra a outra ou é 100% de certeza que teremos fornecimento exclusivo?
4- Se a FIA permitir a disputa entre marcas de pneus, uma escolha hipotética entre Michelin e Avon não poderia gerar uma diferença de performance gigantesca entre as equipes (desconsiderando aí o que já fazem Virgin, Lotus e Hispania)?
5- Também estão pintando na Europa o Alonso como mau caráter em face da ultrapassagem nos boxes sobre o Massa, como o pessoal do Brasil (Galvão) está fazendo, ou isso é mero complexo de vira-lata que atinge alguns brasileiros?
6- O Tio Bernie tem alguma relação comercial forte com alguém da Índia para ele dar tanta atenção ao Karun Chandhok a ponto de a TV mostrar os dois conversando por um tempo razoável durante a corrida após o abandono do indiano, ou ele tem muito potencial como piloto que não estamos vendo em razão da carroça que ele pilota?
Ico, sobre a aposta da Mercedes ao remodelar o carro para favorecer o estilo de pilotagem do Schumacher:
Podemos entender que foi em função de a equipe não acreditar no potencial do Nico pra ser o piloto a brigar por vitórias (e eventualmente o título) ou pela capacidade que ele teria de se adaptar melhor ao novo comportamento ao contrário do que vinha acontecendo com o Schumacher?
Vale lembrar que, mesmo andando bem, Schumacher nos treinos ficou a mais de 1 segundo da Red Bull, ou seja, até agora, a mudança na Mercedes não deixou o carro mais competitivo, apenas, a princípio, mais confortável para o Schumy.
Olá Ico!! Pq a imprensa espanhola tanto ufanista e puxa-saco do Alonso, não toma vergonha na cara e exige mudanças em seus circuitos para corridas mais emocionantes. Como funciona esse tipo de cobrança na F1? Deveria partir dos pilotos, equipes, tio Bernie, público em geral ou imprensa?
Sem complexo de vira-lata, mas, se Interlagos fosse uma chatice, aposto que ouviríamos severas críticas do mundo inteiro.
Como vai Ico, inveja boa dessa sua semana, começar na maravilhosa Barcelona cobrindo F1, terminar na estonteante Mônaco, cobrindo F1. Semana dos sonhos!
Ico, a Ferrari mostra confiança de que pode reverter esta situação e enconstar na MacLaren e na Red Bull? Alguma pista ou traçado específico, pode significar alguma vantagem pra Ferrari?
abraço
ICO, CURIOSO PARA VER O BANNER DO SITE PARA MÔNACO. ABRAÇO!
Ico,
Consideração: A Mercedes mexeu no carro do Schumacher e ele melhorou. É óbvio que não tinha obrigação regulamentar de mexer no outro carro.
Pergunta: Eles mudaram da mesma forma o carro do Nico, sabendo que seria um tiro no pé do alemãozinho?
Abs.
Oi Ico! é verdade que o Nico Hülkenberg nao tem amigos no Paddock? Ouvi dizer que ele chegou na Formula 1 ja achando que ia dominar o Rubens, sera que é por esse tipo de atitude?
Abraços
Thiago
Olá Ico!
Bom, primeiramente parabéns pela ótima transmissão da Band, estou passando a dica para todos ouvirem pelo rádio.
Tenho uma pergunta:
Aparentemente até os pilotos da Hispania (ao menos Bruno Senna) estão vendo a gritante diferença do carro deles para as outras equipes e fazendo o máximo para não atrapalharem os outros carros na pista, mas como vimos hoje até isso está ficando difícil.
Queria saber o que o pessoal nos bastidores está achando da Hispania. Tem potencial para crescer e ao menos ser uma equipe com tempos mais realistas para a F1 atual? Ou é encarada como uma piada como muita gente acha? Quais os motivos de resultados tão pífios?
Abraço
Diego Camargo - Floripa/SC
Boa noite
Credencial:
O 2° lugar do Alonso, pode indicar um bom presságio à Ferrari? Ele sim, poderá disputar campeonato?
Detalhe: Eu, torcedora da Ferrari,leiga, já desisti do Massa.
Peguei metade da corrida pela band da internet, via celular, aqui da cidade do interior de Sta. Catarina.
Tecnologia é o que há!!!
Webber foi perfeito.
Mandou na classificação de sábado e na corrida.
Mereceu vencer.
Para o Credencial: Vettel tá sentindo pressão de alguma forma?
Nico Rosberg reclamou das mudanças no carro?
ico, quando você diz mesma especificações, quer dizer acerto?
bom, os compostos de pneus tbm mudarão, pode ser uma boa pro felipe.
Olá, Ico. Perguntas para o Credencial:
1 - Já há algum burburinho por renovações de contrato ou mudanças de pilotos, além da troca do Massa pelo Kubica?
2 - Há alguma perspectiva de melhora da Williams, para Barrichello conseguir mais que um nono lugar?
3 - É possível que Bruno Senna seja substituído em breve, por Klien ou Yamamoto?
4 - Dá para acreditar em Mark Webber lutando pelo título (se conseguir, seria o primeiro campeão não-europeu desde Villeneuve, em 1997)?
Bom ver corrida de novo, mesmo sendo na modorrenta pista de Barcelona... perguntas:
1- O trabalho do Barrichello com a Williams esse ano está sendo reconhecido na Europa? OK, são vários lugares de finalzinho de pontuação, mas é mais do que o carro pode dar no momento.
2- A imprensa alemã pega no pé do Hulk pela surra que ele leva do Barrica, principalmente em condições de corrida? Nada contra o alemão, mas imagino que se fosse o contrário (piloto novato brasileiro levando pau de veterano alemão) ia ter gente metendo o pau e/ou apostando que o cara era sacaneado na equipe. Salvo raríssimas exceções (que incluem seu blog), a cobertura de F1 no Brasil é porquinha, porquinha...
3- Como você e os demais jornalistas se viram em Monaco? Deve ser caro pra burro o final de semana lá, não?
Um abraço, Ico, bom trabalho!
Oi Ico. sempre leio seu blog e quando posso envio perguntas. moro em Buenos Aires e ainda bem qe estou livre do Galvao e cia...
Perguntas para o credencial:
1- Por que na Ferrari se aciona o tal duto F no cockpit (tampando um buraco com o dorso da mao esquerda) se as entradas de ar ficam atras da entrada de ar para o motor?
2- A Williams está cada vez mais para traz o que Barrichello fala sobre isso, por acaso ele ja esta pedindo uma reforma no staff tecnico (pouco criativo e de baixo nível) para ano que vem? isso porque todos levaram grandes mudanças para esse Gp e a Williams pouca coisa! Aproveitando, o que aconteceu na tal reuniao produtiva do Barrichello?
Abraços CASSIANO MARIANI
Olá Ico! Parabéns pelo blog e pela transmissão da Band, fantástico! Passo pelo blog pelo menos umas quatro vezes por dia em busca de atualizações e desde o Bahrein venho acompanhando a transmissão pela Band.
Tenho uma pergunta para fazer: Dá para especular alguma coisa acerca dessa reunião do Barrichello com a Williams? Estariam as duas partes renegociando o contrato do piloto ou esta se restringiria apenas a assuntos de pista e desenvolvimento do carro?
Por hora era somente isso. Parabéns novamente!
Olá Ico;
Depois de algum tempo tivemos uma F1 diferente em Barcelona, o trenzinho de equipes que sempre se formava, hj foi diferente.
Perguntas :
1- Com as regras deste ano voltamos a ter uma certa incerteza nos resultados, os carros podem quebrar mais fácil sem testes, como deve ficar a F1 com mais opções de pneus para 2011 ?
2- Pela superioridade técnica a RedBull deve chegar a ponta da tabela em breve. Qual a chance de melhoras na Maclaren e Ferrari para poder colocar a briga mais parelha antes da disparada energética ?
Um grande abraço
Giovani Balduino
Boa noite ICO,
Queria saber o Barrichello te deu alguma dica do que estar por vir , sera que eh morto novo VW ?
Fico curioso em saber, igual nao entendo por que ninguem fala da mega largada que o cara fez e qdo o carro pipoca na largada o Barrichello que eh o braco.
Meu deu muito gosto ver a corrida do Schumacher e tomara que ele continue subindo.
Vc nao ouviu nada sobre os problemas do Hamilton e do Vettel nao tem ninguem dizendo que esses caras detonam equipamento ?
Eu que pensei que o Button ia tomar pau do Lewis....
Grande abraco e boa sorte essa semana.
Fernando
.....porque nem sempre eles recebem o melhor tratamento na Fórmula 1”, falou o piloto......Mark Webber - olhai por nós sofredores do setor G de interlagos....amémmmm
Bom, só de passagem para te dar parabéns pela transmissão na RB/BandNews! Ao contrário do GP da China, vocês voltaram à velha forma, bem informativa, bem atenta, bem irreverente quando dava!!
Ah, aliás, tenho uma pergunta que diz respeito só ao seu trabalho: alguma explicação da organização do circuito para a pane que deu no meio da corrida? Pô, não foi só a sala de imprensa, pelo que vocês falaram: até pitlane tava sem monitores ativos!
Abraço e até... Monte Carlo? Vida chata, hein...................
Ico,
Não se falou muito, mas quem deu o maior salto (fora a RedBull) foi a Sauber, não acha? O Koba passou ao Q3 na frente de Massa e Rosberg e se não fosse o toque com o Kubica na curva 3 da primeira volta, poderia chegar até em 7o.
A chegada de James Key foi realmente fundamental para esta melhora?
Abs!
Ico, vc não acha que o Massa está desmotivado, devido ao fato, segundo especulações, do Kubica já ter um pré-contrato assinado com a Ferrari para 2011? Quem vence em Monaco? Grande abraço.
Flavio Costa - Bragança Pta. - SP
Muito bem colocado, Fernando. Quando o Rubinho fica na largada, é braço. Quando passa 5 caras na primeira volta, gente como o sr. Flavio Gomes nem cita. Por isso que eu gosto deste blog: informação e imparcialidade.
Para o credencial: o Bruno já está se mexendo para arrumar outra equipe em 2011? Onde ele poderia ter uma chance? Force India? Toro Rosso? Sauber?
Abs a todos!
Outra boa transmissão em uma corrida que foi + ou -, parabens. Ico, duas perguntas: Confirmando o que eu tinha escrito na China, a Ferrari mostra ser só a terceira força, ela deve saber exatamente onde estão os problemas no carro, existem perspectivas para melhorar a curto prazo antes que as duas outras equipes abram vantagem? Onde estão estes problemas ou é simplesmente o carro que não é rápido o suficiente? Outra pergunta: Existe algum comentário de reativar o warm-up? Com a obrigatoriedade da longa vida dos motores e cambio não vejo problemas para este treino que era legal para as equipes e para a torcida presente nos autodromos. Abs.
Na pilotagem de um F1 pode haver 3 estilos,o piloto que gosta que o carro sai de traseira(Schumacher),um carro dianteiro(Prost) e um neutro,eu colocaria um outro estilo, seria o que sai das quatros mais acho que ninguem deve gostar de um carro assim,tem algum piloto Ico que prefere um carro que sai das quatro?Vamos as outras perguntas:
Qual desse estilos de pilotogem pertecem a : Button,Hamilton,Massa,Alonso,Vettel,Webber e Rosberg.Se não for pedir de mais na sua opinão qual era os estilos de pilotagem de Emerson Fittipaldi,Nigel Mansell,Nelson Piquet e Ayrton Senna?
Ico,
A minha opinião é de que a Formula 1 precisa de algum distúrbio para ter alguma emoção, assim como, o ímpeto do Alguersuari em mostrar serviço em casa, por exemplo ou o problema de pneu do Vettel ou o seu estouro no caso do Hamilton. Teremos que torcer para que chova em todas as corridas?
A minha outra dúvida já mais antiga mas sempre me esquecia de perguntar. Os carros da Red Bull tem um "buraco" na parte traseria do carro no qual imagino ser para o escapamento, é isso mesmo? E aparentemente isso possibilitou que essa parte lateral, próximo ao exixo das rodas traseiras, seja mais baixo, saberia dizer se isso ajudaria os carros do Sr. Newey de uma maneira que ninguem se atenou ainda?
Uma última pergunta. A diferença de performance entre Alonso e Massa seria algo parecido com o que aconteceu com Button e Barrichello no ano passado(dificuldade de casar estilo de pilotagem com o acerto do carro).
Ta me saindo um fotógrafo de primeira, hein! Quem sabe nessa sua conversa com o Keith não rolou algo mais, hehehe.
Abraços
Ico, ainda há tempo para outras equipes (McLaren e Ferrari, principalmente) reagirem?
1 - onde está rory byrne? ninguem, ofereceu um caminhão de dinheiro pra ele voltar?
2 - o ritmo ruim do massa reside mesmo no fato de não conseguir aquecer os pneus duros?
3 - antigamente, a disputa pelo título se resumia a mclaren e ferrari, hoje as duas estão um pouco atrás da red bull, e a ferrari, bem mais atrás. já podemos dizer que a fase da ferrari que vence tudo já passou, assim como já passaram a época de williams e mclaren imbatíveis?
ICO vai as perguntas pro "credencial":
1 - O que acha acerca do convite da Red Bull atraves da Toro Rosso ao Massa?? Ele já conhece o motor que abastece a equipe e ainda continuaria ligado à Ferrari;
2 - Assim sendo: Kubica na Ferrari?? Heidfeld no lugar no Liuzzi (já que a Force India é satélite da Mercedes); a Red Bull com Vettel e Kimi (se este estiver disposto a aceitar todas as exigências da vida na f-1).
3 - Achou demais, podemos esperar mais por aí....
Ótima cobertura e boa semana!
A] Como ouvi o Massa dizendo que tem uma idéia dos problemas , falta de aderencia, não deve ser só a não otimização dos pneus[ com as consequentes regulagens de molas, barras, suspenção e pressão dos pneus] deve ter tambem, pouca pressão aerodinamica?
B] Em mônaco, o que é primordial é a tração e equilibrio do carro, neste aspecto parece que a ferrari está melhor. Quais outros carros tem uma melhor aderência mecanica?
C] Desenvolvimento ao longo do ano. A chave do campeonato. Já falavamos sobre isto na pré-temporada. Achei que as outras iriam ir encostando na Red Bull, mas parece que ela se distânciou um pouco mais, se não reverterem logo[ meio da temporada] já era!
Abraços e até mais JOPA.
Não sei se vai dar tempo, mas vai mais uma pergunta para o Credencial: E esse boato do Massa na Red Bul no ano que vem, em um site italiano? Procede?
Acho q todas as perguntas q eu queria fazer já fizeram antes, então só queria parabenizar o Weber pela vitória e pela atitude de se lembrar da torcida e dar esse presente, quem não gostaria de ter um capacete desses?
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