sábado, 8 de maio de 2010

CHOQUE!

Foi pior que o esperado para os adversários. A McLaren não estava escondendo o jogo, a Ferrari não melhorou tanto assim e Mercedes, idem. No primeiro capítulo das novidades nos carros, parece que foi justamente a Red Bull quem deu o maior salto. Justamente porque era ela a dona do carro mais veloz do grid. Um segundo na frente do resto é uma vantagem monstruosa. Ainda que as características de Barcelona premiem um carro de eficiência aerodinâmica perfeita, só isso não explica o massacre que testemunhamos hoje.

E olha que eles nem introduziram ainda o tal do duto de ar no carro...


O treino de hoje indica ainda que só a McLaren parece capaz de fazer frente, a longo prazo, ao domínio dos carros azuis. Pelo menos as flechas cromadas normalmente perdiam da Ferrari e da Mercedes de Nico Rosberg em classificações. Hoje, deixaram essa turma para trás. Na verdade, Fernando Alonso conseguiu se intrometer entre Hamilton e Button. Mas o próprio espanhol admitiu que aquela volta foi a melhor que ele fez em todo ano. Mesmo assim, suficiente para colocá-lo apenas em quarto no grid.


O time italiano anda tropeçando na própria sede em termos de desenvolvimento e chegou para Barcelona com um carro que não satisfez nenhum de seus pilotos. Alonso ainda está se virando, mas Felipe Massa vive um drama de duas vias: não consegue um carro que se adapte a seu estilo de pilotagem e nem adaptar seu estilo ao comportamento do carro.


Antes de tirarem conclusões precipitadas sobre a qualidade do brasileiro, o problema dele não é Alonso e nem qualquer suposta conseqüência do acidente. A realidade é que o carro de 2010 é muito diferente daquele do ano passado, com os pneus dianteiros mais estreitos e uma variação grande de peso por conta do fim do reabastecimento. Muitos pilotos sofreram ou estão sofrendo com isso. De qualquer jeito, se o problema de Massa não é técnico, é preocupante para suas pretensões de título o tempo que ele e sua equipe estão levando para resolver isso.


Mas pode ser o caso de nem se lamentar muito por isso. Se a forma de hoje for o início de uma tendência em qualquer tipo de circuito, o título de 2010 já tem dono: um dos pilotos da Red Bull.

(Foto Luis Fernando Ramos)

12 comentários:

Kico disse...

Ico,
To achando a Mercedes melhor na reação do que a Ferrari. Já o ano passado, faltou folego à equipe italiana para correr atrás do prejuízo, contrário da McLaren ...

Jader Goergen disse...

"Alonso conseguiu se intrometer entre Hamilton e Button. Mas o próprio espanhol admitiu que aquela volta foi a melhor que ele fez em todo ano. Mesmo assim, suficiente para colocá-lo apenas em nono no grid".

Seria a nona melhor volta do final de semana, porque Alonso tá em 4º no Grid.

felipe disse...

só acho engraçados os argumentos usados pra atenuar o fraco desempenho do Massa. "porque ele não consegue um carro que se adapte a seu estilo de pilotagem e nem adaptar seu estilo ao comportamento do carro"... ninguém falava isso do Kimi, em 2008, por exemplo... era sempre porque ele era preguiçoso... porque não era mais o piloto de antigamente... ou porque o Massa era melhor... por que não assumir que o Alonso é bem melhor que o Massa e parar com desculpas?

Vandilson disse...

Não sei porque, mas, estou com a impressão que o Alonso, o Hamilton e uma redbull vão se pegar numa curva qualquer !
Principalmente se o Alonso ou o hamilton pular na frente de alguma redbull na largada; o Alonso começou conversar demais e ter umas atitudes... parece que esta desesperado pr um podio a qualquer custo, passando por cima de quem for;

Fernando Kesnault disse...

Ico tirando a sua patriotada com relação ao Massa (me desculpe), observo dois pontos: 1 - O Massa é piloto um piloto médio e pronto (nada de extraordinário ou excepcional); 2- As Red Bulls só perdem este campeonato sem quiserem, pois meter quase um segundo nos outros com um motor Renault (não tão potente assim) demonstra o ótimo equilibrio do carro (coisas do gênio projetista da equipe).

Marcelo disse...

problema do massa é que o tempo tá passando pra ele...e nada de títulos!!!

Ylan Marcel disse...

Para mim, não há choque algum. A Red Bull simplesmente colocou em prática tudo aquilo que vinha ensaiando - atrapalhada pela chuva - em algumas provas passadas.

paulo@algumlugar.net disse...

Vendo os comentários, endendi a patriotada do Ico...

Gente, Felipe foi mal, ponto. Não seguinifica que ele é ruim e nem que o Alonso é muito melhor... Esse é um circuito que o Alonso tem toda vontade do mundo de ir bem e, sim, o Alonso está melhor que o Massa. Mas antes de cravar Alonso, que tal esperar até a Turquia?

Luiz G disse...

Acho que Felipe Massa teve sua chance de ser campeão em 2008. Quando perdeu aquele título, perdeu sua oportunidade.

Ele não vai superar Alonso e duvido que volte a ter um carro com chances de título como primeiro piloto.

Acho que Vettel supera Webber, mas não descarto Hamilton e Button na luta para o título.

José Inácio Pilar disse...

ICO!!!

Veja o tal buraco no cockpit que os pilotos da Ferrari abrem/fecham com a mão: http://bit.ly/cHx39k

Inacio disse...

PERGUNTAS PARA O "CREDENCIAL":

1- Essa aparente apatia de Massa em suas declarações pode ser entendido como "um piloto contrariado atras de solução" ou seria mais "um piloto que sentiu o golpe"?

2- Depois de 5 etapas com 4 resultados inferiores à Alonso, tanto em clasificação como em corrida, a renovação de Massa estaria mais ameaçada? Como está a imagem dele junto à equipe? Ouviu algum nome alternativo ao dele (Kubica, Sutil, etc)?

3- Ouviu algo sobre a tal possível associação entre Williams e VW, conforme boatos que lí? Se sim, acha que seria só pra 2013 com os motores novos?

3- Além dessa questão acima, a Williams ja estaria pensando em substituir os fracos Cosworth pela Renault já em 2011. Ouviste algo a esse respeito, ou é infundado? Eles estariam esperando a nova versão do motor Cosworth prometida para a Turquia para bater o martelo p/2011?

5- Até que ponto Klien é um risco para vaga de Bruno Senna?

6- Sabe se Di Grassi e Bruno já tem contrato para 2011? Eles ja estão negociando?

7- Ouvi que os motores novos seriam 1,6L turbo e hibridos com 600cv. Não é muito pouca potencia antes aos atuais 760/790cv?

8- Alguma novidade sobre a novela dos novos forncedores/tamanhos dos pneus?

Eduardo Malheiros disse...

*Não é para o Credencial. Apenas uma observação.

Pensem num circuito que tem, em média, 5km por volta, com uma média de velocidade absurda e momentos em retas que muitas vezes passam os 300 Km/h, com pontos ideais de frenagem que beiram alguns centímetros. Adicionem a isso configurações de carros quase que inteiramente distintas de equipe para equipe com regulagens infindas que vão de níveis de pressão dos pneus a 1 ou 2 graus de angulação de aerofólios. Multipliquem esse pensamento por cada volta e suas características particulares - condições da pista, condições psicológicas do piloto, temperatura dos principais componentes, condição de desgaste dos mesmos (sim, todos eles).

Agora parem para pensar no que significa um segundo. Fracionem este por dez, por cem, em alguns casos, por mil - essa é a distância que separa pilotos de Formula 1 ao final de uma volta. As vezes, ao final de corridas.

...

Pessoal. Aqui não existem - salvo casos extremos - adjetivos como "bom" ou "ruim". Não existe o "faltou vontade", não existe o "ele", não existe o "sempre". Aqui falamos de conjunto. Falamos de carro/piloto/equipe/pista/condições gerais, tudo ao mesmo tempo agora e numa bola de neve. Falamos de detalhes, falamos de minúcias, falamos de momento.

Vamos pensar mais nisso antes de tecer comentários para com esse esporte. Poucas coisas no mundo são feitas de tantos detalhes quanto este para que possa ser avaliado com um olhar tão leviano quanto muitas vezes lhe é direcionado.

Grande abraço!