segunda-feira, 7 de junho de 2010

WEBBER FICA. KIMI SE FOI?

Fui um dos que esfregavam as mãos em animada antecipação ao imaginar a possibilidade de ver Kimi Raikkonen correndo ao lado de Sebastian Vettel na Red Bull em 2011. Como muitos, sou admirador da velocidade pura do finlandês e o via como uma ótima opção para a equipe no lugar de Mark Webber. Mas é preciso reconhecer que o australiano está fazendo a temporada da sua vida e a confirmação de sua renovação com a equipe hoje, bola cantada faz tempo, é absolutamente natural. Para mim, um dos pontos altos da temporada foi seu ritmo de corrida infernal imposto no primeiro stint da corrida de Barcelona, matando qualquer esperança de Vettel ali mesmo. Como o próprio Dietrich Mateschitz disse antes do início da temporada, “não faz o menor sentido especularmos sobre Kimi se Webber fizer um bom trabalho na pista”. E ele está na liderança do Mundial!

E, verdade seja dita, Raikkonen nunca disse que queria voltar para a Fórmula 1. Neste final de semana o finlandês esteve na Áustria, fazendo uma demonstração com seu carro de rali na tradicional prova de motocross de Erzberg. E deixou claro numa entrevista ao jornal Kleine Zeitung que seu interesse no seu novo ofício é total. “O negócio agora é aprender. E meu passado na Fórmula 1 não me ajuda em nada. O passado é o que é: já passou. E eu não sinto falta dele”, falou.


Pelo jeito, o desejo meu e de outros fãs jamais se realizará. A confirmação de Webber por mais um ano na Red Bull deixou a hipótese de uma volta de Kimi à categoria cada vez mais improvável. Uma pena para os fãs da categoria, mas é bom ver o finlandês feliz e à vontade no ambiente do rali. Não nos espantemos se ele crescer rapidamente no WRC, lutando em breve pelas primeiras posições.


E você, acha que a história de Kimi na F-1 acabou mesmo ou vê que a categoria ainda é um capítulo em aberto na sua carreira?

(Foto Red Bull)

16 comentários:

João Marcelo disse...

eu acho que acabou. para alguém que foi projetado desde criança para correr, o ambiente da fórmula 1 deve ser muito sufocante, principalmente começando pela maclaren de ron dennis. não sei se essa geração atual vai ter saco para ir muito além dos 30.

Speeder76 disse...

Para mim, a carreira do Kimi na Formula 1 acabou. E digo isto desde o inicio do ano. Sempre considerei que ele se tinha aplicado nesta nova carreira, e os resultados o comprovam.

Se as pessoas achariam que o Kimi andaria aqui só como um passatempo até que uma vaga se abrisse, algures em 2011, é porque não conhecem o Kimi Raikonnen. Pelo seu ar comprometido, vê-se que está a encarar isto como uma segunda carreira, e não como uma espécie de "ano sabático". Se quisesse fazer isso, teria ido para os Sport-Protótipos, Indy ou ficaria na farra durante seis meses, passando outros seis a perder a gordura acumulada até se sentar num Red Bull em 2011. Portanto... o Kimi na Formula 1, apesar de nunca se poder dizer "nunca", é muito improvável.

Atenágoras Souza Silva disse...

Eu sou mais um que fica feliz por ele estar feliz, mas triste por não poder vê-lo voltar à F1.

É como largar São Paulo e ir para o interior. Você perde toda a facilidade, modernidade e a vida cultural que só a grande metrópole pode oferecer e que vicia, mas ganha a possibilidade de ser feliz por conviver mais com os amigos que fizer.
Mas é uma escolha difícil, tem de ter coragem.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Ron Groo disse...

Kimi me parece feliz fazendo o que gosta.
Penso que melhor mesmo seria que ele ficasse por lá, claro, se voltar será muito bem vindo, mas...

E quanto ao Webber, mesmo não gostando dele acho que é o melhor para a Red Bull no momento.
Trocar de piloto também atrapalha desenvolvimento de projeto, e o da Red Bull vem sendo bem desenvolvido.

Anônimo disse...

TAMBEM ACHO QUE ELE NÃO VOLTA E É UMA PENA.COMO VOCE DIZ,VELOCIDADE PURA,SÓ QUE DEVE TER CANSADO DE TANTA BABAQUICE E AGORA TÁ SE DIVERTINDO.ABS!

Henrique Paiva disse...

Ico, tambem acho q ele nao volta, mas na mesma entrevista que voce citou um trecho, ele disse na ultima pergunta:

P: Um retorno a F1 é possivel?
KR: Com certeza, tudo é possivel.

Contratos existem para serem quebrados. Lembrando que alonso foi pra mclaren com um contrato de 4 anos. Raikkonen tinha contrato na ferrari até 2010.

Depois de tanta confusão na ultima corrida, e rumores sobre Vettel poder ser beneficiado, o que mais motivaria Webber do que uma assinatura de contrato?

O valor de contrato do webber é ínfimo perto do retorno em publicidade do raikkonen, um dos pilotos com maior torcida na F1.

Emerson disse...

Acredito que o Kimi não retornará mais a F-1. Não tenho esperança qto a isso.

Anselmo Coyote disse...

A F1 gosta do Raikkonen. Além de excelente piloto ele tem a reserva moral da qual a categoria tanto carece.

O Kimi não gosta da F1 e sim de velocidade e de ser feliz.

Sem chance de volta.

Abs.

Marcos Antonio disse...

Raikkonen não volta, sua felicidade é nítida nos rallys. E ele vai querer vencer, não vai ficar só um ano...Não duvido que ele vença algumas etapas nos proximos 2,3 anos. F1, nunca mais

Flavio disse...

Ele pode voltar em 2012, por que não?

Ituano Voador disse...

Para mim, a fase de F1 do Kimi acabou. Eu sou fã do cara e, para mim, seria ótimo revê-lo na F1, mas a cada corrida do WRC fica bem claro que ele está 'deitando' e andando para o que acontece no circo, algo típico, aliás, de um legítimo discípulo de James Hunt. Bom porque agora tenho para quem torcer nos rallies.

Luiz G disse...

Acho que ele já acabou na F1.

...E acho que não faz sentido voltar.

Ele fez o que tinha de fazer e eu o admiro muito.
Ele chegou na F1, apareceu, cresceu, ganhou, foi campeão, pilotou com o carro número 1 e foi embora se divertir em oura praia.

Saiu em boa hora pra experimentar outras coisas na vida.

Smirkoff disse...

Não só ele fica no WRC, como pode até ganhar outro colega famoso, dependendo de como o Rossi voltar do molho...

Unknown disse...

Acho q ele volta, depois do Webber, pra Red Bull msm. Quem sabe, não pra Mercedes e (re)? viver um duelo com Schumacher em pé de igualdade de carros?

Fernando Kesnault disse...

Ico algo me diz que o Vettel irá para a Scuderia, qdo. não sei mas irá. Lá gostam de pilotos assim, meio inconsequente e um tanto anti-ético (pela nova ortografia é o correto, heheh). Um abraço.

Eduardo De Campos disse...

O próximo a ir para o rallye será o Kubica.Assim que enjoar dessa F1 de hoje.