Pegando como contexto a clara ordem de equipe que vimos acontecer, é de se imaginar que o “resultado necessário” era ter Fernando Alonso à frente de Felipe Massa, porque a dobradinha da equipe já estava encaminhada sem a inversão de posições. Os argumentos fantasiosos dos problemas de pneus de Massa ou da ameaça que representaria Vettel são facilmente rebatíveis com uma olhada na história contada pelo cronômetro: a dupla da Ferrari e o alemão da Red Bull tinha ritmo de corrida similar nas voltas anteriores à execução da ordem.
Sei que pode parecer paranóia, mas acho que não teve nem um pingo de casualidade no fato do presidente da Ferrari pré-determinar a ordem de seus pilotos no final de semana seguinte a uma visita de Flavio Briatore em Maranello, uma notícia amplamente divulgada pela imprensa italiana. Será que o empresário do espanhol não convenceu o patrão de seu protegido da necessidade colocar todas suas fichas no cockpit número 8 desde já?
Vou além: será que Briatore também já não teria tranqüilizado todos em Maranello com o fato de um dos vice-presidentes do Conselho Mundial, o senhor Carlos Gracia, ter sido sempre um defensor ferrenho do Alonso, livrando-o de qualquer barra relativa à vergonha de Cingapura-2008?
O que vocês dizem?
23 comentários:
Digo que desde sempre a FIA é Ferrari International Aid, e agora também Fernando International Aid.
Coisas assim me fazem perder a fé no esporte, e como no caso do futebol pós brasileirão 05, ir se afastando aos poucos.
Bem possível mesmo.
Fato é que estaria muito cedo pra favorecer um piloto só, uma vez que ainda há uma grande quantidade de pontos a serem disputados e, na pontuação antiga, nenhuma equipe com 2 pilotos em igualdade (a de verdade, não essa que o Massa tem) iria inverter posições com menos de 20 pontos de diferença entre ambos.
Agora é ver Massa entregando posição até o final do contrato sempre que for possível. Ao menos enquanto o Alonso estiver na Ferrari, coisa que deverá permanecer por um bom tempo.
Digo que você acabou de estragar meu pós almoço com a possibilidade disso tudo ser arquitetado pelo câncer chamado Briatore. Minha ingenuidade tinha me impedio de pensar nisso antes. Estou enjoado.
Master Ico,
Ventos soprados da Grand Place dizem: novamente a Ferrari teve seu momento SingapuraBriatoreGate.
Saudações belgo-monarquistas.
Carlo Paolucci
Alonso es un gran piloto. Nadie debe ir contra él. Ganará el Mundial con o sin ayuda de Massa. Y contra Domenicali tampoco debe ir nadie. LAS ORDENES DE EQUIPO SIEMPRE EXISTIRAN.
Los deportistas espeñoles son los mejores del mundo: en fútbol, en tenis con Nadal y en Fórmula Uno con Fernando.
Digo que esse mundinho da F1 é repleto de canalhas. Digo que ordens de equipe são aceitáveis desde que fique clara ao público a posição de 1º e 2º piloto dentro da equipe. Digo que esses cretinos não podem enganar o mundo, menos ainda àqueles que pagam caro pelo ingresso e vêem uma palhaçada como aquela. Digo ainda que quem paga o salário desse bando é o público, pois se um dia a F1 não tiver mais audiencia, não heverá patrocinadores e, consequentemente, salários. Digo que eu quero que este espanhol babaca do Alonso se ferre o quanto antes. E digo ao meu filho que olhe bem o que o Massa fez e que seja homem o suficiente para jamais fazer algo parecido.
Luiz Eduardo/Curitiba
Eu percebo que não se goste de manobras como aquela vista no Domingo, porque eu próprio também não gostei de ver.
Mas gente... Menos.... Não vi ninguém fazer essa sangria desatada quando o Kimi deixou o Massa passar em Shanghai em 2008, por exemplo...
Se é para ficar indignado, que se fique sempre que acontece... Não, apenas quando o mal bate à nossa porta...
pizza tamanho FAMIGLIA
Carlos, acho que ninguém se queixou quando isso ocorreu em 2007 e 2008 por questões das chances do piloto. Dificilmente se vê alguém reclamando de jogo de equipe quando o piloto prejudicado não tem mais chances no campeonato, como foi com o Massa em 2007 e com Kimi em 2008.
O que ninguém gosta é de enganação. De supostamente haver tratamento igual para ambos os pilotos e ter isso.
Certo está é o Webber.
Uma pizza sairá em 10 de setembro. Mas queria que Ferrari fosse punida e não disputasse 2 Gps soomente, cairia assim por terra a tentativa de por Fernando a frente...
Ico,
Pode por na conta o presidente Espanhol, do banco Espanhol que patrocina essa corrida e a equipe, foi o responsável pela entrega dos troféus
Provavelmente a midia seria maior em caso de vitória do Espanhol...
Enquanto o Montezemolo fica querendo um terceiro carro no grid, acho mais fácil ter apenas um...assim não teria mais essa de "jogo de equipe". Ainda se fosse decisão de campeonato, mas nada...longe disso...
Abraço a todos.
O maior culpado disso tudo é o Massa, porque se tivesse mais pontos ou muito próximo não teria a ordem e também tem culpa por que se ele deixasse o Alonso passar como um disputa normal, poderia depois reclamar dos pneus, consumo ou etc...
Do jeito que ele fez ficou mal com a torcida brasileira, com os italianos e consigo mesmo.Se tivesse desobedecido a ordem o máximo que poderia acontecer era ele perdar a vaga na Ferrari mas teria o Jean Todt e seu filho fazendo o lobby contra isso.
Na primeira curva do ano ele já tinha que ter rachado com o Alonso.
ALONSO que muitos chamam de sujo tem a mesma característica dos grandes pilotos (Prost, Piquet, Senna, Schummi, Fangio etc) de ser egoísta, sujo e um verdadeiro predador, Massa no entanto tem um estilo yes-man, uma ovelha.
Alonso deve dormir e acordar pensando em F1, usa todas as armas que tem:lobby (briatore), mete a boca, aperta aqui e acolá e ainda é veloz e sempre motivado.
O Massa já que vem tomando tempo do espanhol deveria usar o cérebro como o Button e ser a sombra, pontuando, terminado e sendo constante, assim no fim do ano uma bobeada do companheiro o titulo cai no colo.
Piloto de F1 comemora vitórias roubadas (seja por tapetão, ordem de equipe ou por ter algo fora do regulamento que ninguem percebeu) esse tipo de piloto quer ganhar de no que ele estiver disputando seja corrida de F1, baralho, kart ou corrida a pé.
Na selva que é a F1 vale o uso dessas armas para sobreviver, acredito que Alonso falou que vai ser campeão acreditando cegamente nisso com a mesma certeza de um homem-bomba suicida e se a Ferrari manter essa evolução técnica o Alonso pode mesmo ser campeão.
Zac
Como havia dito nos comentários da prova: O 1-2 com Alonso na frente já havia sido decidido antes da corrida, isso, claro, se os dois tivessem na frente. Por isso o "ridículo" esbravejado no rádio por Alonso. Todos estavam cientes do combinado e Massa resolveu fazer ceninha.
O banco que patrocina a equipe é espanhol como o piloto que assinou junto com a chegada desse mesmo banco. Então, por favor não esperem dobradinhas dessa equipe tendo o piloto não espanhol na frente. Negócios são negócios e esporte é aquilo que nós praticamos nos finais de semana, tudo que envolve dinheiro, e muito, deixa de ser esporte e se torna negócio.
Saudações,
Guilherme Rosa
Ico,
Na enquete faltou a opção "Todos os anteriores"... para mim todos os envolvidos ficaram com uma imagem péssima!
Abraço!
Esse vídeo me dá ânsia...
@interdomin: Parabens para a Espanha por tudo que conquistou recentemente, mas o Villa e o Nadal vao ficar c raiva de vc! Que eu saiba o gol do Aniesta nao foi de mao nem em impedimento. Se descobrirem que o Contador estava dopado vc ainda vai ter orgulho dele? Vamos separar os esportistas dos salafrarios...
Não gosto de teorias de conspiração.
Tenho este blog como uma fonte credível de informação, e acho que se está a deixar influenciar pelo ruído em volta de uma coisa que é e sempre foi normal no automobilismo, um piloto ceder a posição para outro melhor colocado no campeonato.
Quando Mika Salo (seria a sua primeira e única) ofereceu uma vitória a Irvine no mesmo circuito em 1999 não houve ruído rigorosamente nenhum. Quando Schumacher manipulou a corrida de Sepang ainda em 1999 para a oferecer a Irvine também não houve ruído. Quando Massa e Raikkonen trocaram de posições em 2007 e 2008 não houve problema. Podia continuar aqui com uma série grande de casos, sem sequer ter que ir aos fantásticos "Save Fuel" da Turquia.
Porquê agora? Será por a maioria da imprensa que cobre a F1 ser de origem inglesa e ter um sentimento anti-Alemanha enraizado, e um sentimento anti-Alonso vindo dos acontecimentos de 2007?
pelo credencial fico com a ideia que o problema do Ico não é a ordem em si, mas sim o facto desta ser negada. É preciso ver que esta hipocrisia só acontece por causa da regra mal escrita no regulamento que impede este tipo de manobras de forma clara, mas que não as impede de forma disfarçada.
Ico, O Dick vigarista e seu capo italiano trabalhando para um empresa mafiosa a FERRARI junto a um Banco SANTANDER que veio ao Brasil para sair da Bancarrota na Espanha.
Digo que Alonso segue exatamente os mesmos passos de Schumacher. Não ficarei surpreso se Alonso se tornar heptacampeão. Tudo conspira a seu favor e mais: o Alonso pilota muito.
E desde quando o Sr. Presidente precisa dos conselhos de Briatore para que dê privilégios ao Alonso? Menos, muito menos. É cada uma... Dizem que a tal visita está relacionada ao Webber (Briatore é empresário de Mark). Como vocês podem ver cada um tem a sua versão da visita.
Juliano.
conversa pra la, alonso pra ca...os idotas? dois brasileiros: NP e FM. Sinceramente, é facil falar, mas eu preferiria correr stock car...ou outra categoria(que pra alguem saido da F1 não é dificil conseguir, vide Sato na indy)do que correr metade de uma tmporada sabendo que sou um segundo piloto e não importa o que eu fizer...só ganho se meu cmpanheiro for muito maL.
Postar um comentário