quarta-feira, 29 de setembro de 2010

QUANDO A FASE NÃO ESTÁ BOA...

O site alemão “Motorsport Total” traz a história de um curioso acidente ocorrido ontem no Circuito Internacional da Coréia, quando um guindaste, possivelmente por excesso de peso, acabou caindo com a ponta nas arquibancadas. Tudo bem, ninguém se machucou, apenas umas cadeiras acabaram quebradas, mas mostra que a fase por ali não anda nada boa.

Por outro lado, as informações que chegam de lá são menos dramáticas que eu imaginava: a pista está praticamente pronta, os boxes também, embora ainda há muito o que fazer no caminho de entrada deles. O que falta é o acabamento: zebras, áreas de escape, algumas cercas. Não é pouco, mas parece perfeitamente factível neste tempo que resta.

Para mim, o prazo de cancelar o evento já passou. Charlie Whiting vai fazer a vistoria final apenas depois do GP do Japão, mas deve encontrar um “esqueleto” de autódromo para a Fórmula 1 fazer uma etapa decisiva. Acredito que uma conclusão final das condições da pista só será possível quando os carros saírem para os treinos livres de sexta-feira.

Antes disso, o asfalto deve estar lá, descansando para garantir que a última camada se fixe junto das outras. Mas, com os carros rasgando retas e curvas, pode ser que ele se solte - e o Mundial tenha de passar por um dos maiores vexames de sua história.

Vale lembrar que o GP da Bélgica de 1985 também foi adiado de última hora. A prova aconteceria em 2 de junho, mas acabou adiada para o meio de setembro porque a nova camada de asfalto cedia mesmo com o esfregar de uma sola de sapato.

Eu ainda acredito que a corrida acontece, sem um autódromo numa condição ideal mas também sem nenhum grande drama. Não imagino um caso muito distante do GP do Canadá de 2008, quando a pista estava se soltando completamente em alguns trechos, jogaram uma “farofa” em cima e o show continuou.

Em todo caso, ficamos livres para imaginar que novela vai ser o GP da Índia no ano que vem, numa pista a 50 quilômetros de Nova Delhi. A cidade que, neste ano, está apanhando para aprontar os locais que sediarão os Jogos da Comunidade Britânica. Com esse pedigree, dá para levantar um autódromo nos próximos 13 meses?

2 comentários:

Dé disse...

Sei não Ico, esse GP da Coréia pode até acontecer mas vai ser na base do improviso total. Temo pelo público que deve sofrer com condições nada confortáveis e até mesmo por vocês da imprensa. Depois vc conta aqui pra gente OK?

Vi um matéria da BBC sobre o Autódromo indiano e não existe nada que indique que ali, naquele local, haverá uma prova de F1.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Fluzão, obrigado pelo convite, mas todas as parcerias do blog são direcionadas ao automobilismo, certo? Sucesso para o seu blog e o seu time!

Abs