quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PINTANDO AS ZEBRAS

A homologação do Circuito Internacional da Coréia do Sul foi recebida no mundo todo como o capítulo final de uma arrastada novela sobre a construção do mais novo circuito do calendário da Fórmula 1. A expectativa agora fica em torno da corrida, a antepenúltima da temporada e que chega num momento decisivo da disputa pelo título.

Mas eu temo que as notícias de ontem tenham sido apenas o início de um dramalhão mexicano com toques orientais. Embora a maquiagem tenha sido feita, os defeitos certamente vão aparecer na prática. Ao que consta, todo o acabamento das instalações ainda não foi finalizado. Cenas de equipes ou jornalistas sofrendo com a falta de tomadas devem ser uma constante no final de semana do dia 24.

Ainda pior é a questão do asfalto. A última camada foi colocada a menos de uma semana e, como tem chovido na região, é difícil imaginar que ele ganhe a aderência necessária para receber os carros da Fórmula 1 nesse tempo. Tudo bem, não seria a primeira vez que a categoria faria uma prova com o asfalto se desmanchando, vide os GPs de Dallas, em 1984, e o do Canadá, em 2008.

Só dará para ter certeza da qualidade do piso nos treinos livres da sexta. Caso ele segure a onda, um outro fenômeno pode transformar a disputa esportiva numa farsa. Não é incomum que um asfalto novo acabe “suando” piche. Isso deixa a superfície mais lisa que sabão e pode transformar toda a atividade do final de semana numa prova de sobrevivência. Chegar ao final será o único objetivo.

Quem mais perde com o absoluto improviso que se transformou a prova inaugural da Coréia na F-1 foi a Red Bull, favorita natural à vitória em qualquer corrida. Como a vantagem técnica vai ser suplantada pelo imponderável, a zebra pode aparecer. É mais ou menos como um jogo entre um timaço e um de várzea num campo completamente encharcado.

Melhor para a Ferrari de Fernando Alonso e para a dupla da McLaren, que precisa mais do que nunca de um resultado fora do comum para reviver suas chances de título. O time prateado vai jogar todas suas fichas na próxima etapa.

(Foto KIC)

14 comentários:

fidalgo disse...

http://www.motorsport-total.com/f1/bilder/zoom.php?c=10yeongamlok4&d=&b=1286802350&sort=1

será que acabam isso em uma semana?

speed.king.thrasher disse...

Se essa corrida fosse na América do sul, ou até mesmo na Europa já teriam cancelado faz tempo.

É quase certo q teremos um GP de estrutura atípica... ruim pelo lado da esportividade, mas bom pelo lado do circo romano, rs.

ABS!

Speeder76 disse...

Cada vez mais me convenço que estes tipos da FOM e da FIA estão a brincar com as nossas caras, sabem? Para quem acompanhou as obras de Portimão, ver isto e saber que vai receber a Formula 1 dali a dez dias é um insulto às nossas inteligências.

Mas enfim, o Gagá Bernie é que manda...

Dé disse...

Que palhaçada esse GP coreano! É um total contra senso uma categoria que vangloria em fazer uso da mais alta tecnologia, promover uma prova num canteiro de obras!

Só espero que pelo menos não prejudiquem muito a disputa do campeonato.

Seria ótimo vermos uma equipe média vencendo a prova, e/ou uma das pequenas alcançando os primeiros pontos.

Anônimo disse...

Ico, o hamilton teve problemas com o cambio e foi dito q o problema era sanável, mas a Mclaren disse tbm que as regras permitem outra troca de cambio nessa próxima corrida...
Mas se eles colocaram um cambio novo no japão, tal cambio ñ deveria ser usado até o fim do campeonato? De onde surgiu a regra q ñ punirá eles por tal troca?

ba disse...

É, e assim como um jogo de futiba, a pista é ruim pra todo mundo. A gente gosta de chuva desde que haja áreas de segurança. A gente gosta daquela diferença de pneus desde que não ponha em risco os pilotos. Por que não gostar de uma pista chumbrega (porque chato, o traçado é -e muito!)?

Ron Groo disse...

Eu estou curioso para ver como os carros se comportatão nesta pista.
Aliás, o desenho não lembra um ovo frito?

Celso AM disse...

Ico e Rica Ramos,

Só uma observação: o layout da pista coreana do banner está invertido..

Abraços!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Obrigado Celso, corrigimos aqui!

Abs

Pedro Araújo disse...

É o que o Speed-King-Trasher pontuou bem: 2 pesos e duas medidas. Porque outro dia estava o Bernie reclamando e ameçando acontinuidade de Interlagos receber o GP do Brasil.

Mas essa coisa de 2 pesos e 2 medidas é uma constante em todas as áreas hoje em dia. Como o que está acontecendo aqui com essas eleições.

Agora, uma coisa é certa: esse título do post merece o troféu "Trocadalho do Carilho", hein?

Dando uma de Homer Simpson:

hehehe... Pintando as Zebras...

Leone disse...

Ico,

Gostei da pista, andei com o MOD(RFactor) 1975 com o carro do Brambilla.
Achei bem seletiva, pois existem freadas de aproximação, ja estando na curva(Não sei sei se me expliquei bem). O que me deixou um pouco chateado, é que a curva de entrada da reta do Box, é de media/baixa... Acho que isso vai prejudicar a aproximação do carro de tras, para pegar o vácuo(como na da Hungria)e prejudicar a ultrapassagem pois o cara não vai poder entrar "embutido" no carro da frente.
Sei lá, espero que eu esteja enganado.
Abraços.

Klauss disse...

Ico,

levando em consideração esse trecho do seu post: "Caso ele segure a onda, um outro fenômeno pode transformar a disputa esportiva numa farsa. Não é incomum que um asfalto novo acabe “suando” piche. Isso deixa a superfície mais lisa que sabão e pode transformar toda a atividade do final de semana numa prova de sobrevivência. Chegar ao final será o único objetivo." -- deduz-se que a coisa está mais para o Button então, não?

ABraços!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Leone, se com a March a corrida foi bacana e com um F-1 moderno for chata, já temos a pista para indicar ao technical working group da F-1. ;-)

Klaus, tb acho q o Button é o rei das zebras, mas faz um tempinho q ele tá devendo. Pro campeonato, seria ótimo se ele vencesse.

Aliás, todo mundo conferiu a entrevista com o Button q eu fiz no último final de semana?

Leone disse...

Ico,

Por favor, nos faça essa gentileza... Diga aos caras deixarem os carros como antigamente.
Tudo bem, eles podem deixar o cambio(aletas) e os freios, o resto bota tudo como era antigamente.

Puts, como seria divertido.

P.S: Muito boa a entrevista.