A questão dos motores vai acompanhar Fernando Alonso como uma sombra nas próximas duas corridas. O espanhol estreou sua última unidade “zero” em Monza e, no momento, tem apenas dois motores que fizeram duas corridas - todas as outras unidades que tem à disposição estão com três provas percorridas - e relativamente perto do limite de sua vida útil.
Conversando com gente que entende do assunto, deu para descobrir qual a filosofia do uso destas unidades. Em Interlagos, Alonso vai usar o mais rodado dos motores que fizeram duas corridas. A altitude de São Paulo atua como aliada, já que a menor pressão atmosférica causa um desgaste menor na unidade.
Já em Abu Dhabi, a unidade com menor quilometragem entra em jogo, já que o stress a que os motores são submetidos é maior ali. Além de estar no nível do mar, a baixa umidade afeta muito o funcionamento de todas as partes móveis, como pistão e afins. Normalmente, poupando os motores ao máximo, cada um deles faria essa prova a mais sem problemas. Mas é o momento de decisão de um campeonato e não dá muito para poupar giros e ver os adversários conquistarem melhores resultados. É uma equação complicada e a tensão vai aumentar com esse fator de incerteza na durabilidade, especialmente em Abu Dhabi.
Para se ter uma idéia, o motor de Vettel explodiu na Coreia com 1600 quilômetros, mesmo com vida útil estimada em 2500. E não vai faltar gente zicando as unidades de Alonso. “A gente torce para que ele também tenha uma quebra. Não é possível que todo o azar do mundo fique reservado para nós” disse Helmut Marko à rádio Ö3 depois da prova na Coreia.
(Foto Luis Fernando Ramos)
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9 comentários:
Não poderia a Ferrari fazer os testes de sexta com motores mais velhos para poupar o de corrida, ou o regulamento não permite que se troque de motor no fim-de-semana de GP?
Nas sextas se usam motores velhos mesmo. O motor da corrida é o que é colocado no carro a partir do primeiro treino livre do sábado, e que fará também a classificação e a prova. É assim por regulamento.
Abs!
Se Alonso não estivesse no sufoco por causa dos motores, eu diria que ele teria grandes chances de faturar esse mundial.
Mas as coisas devem ficar bem tensas para ele nessa corrida do Brasil.
Por mais que a pressão atmosferica dê uma ajudinha, acho dificil que esse motor segure as pontas.
Forza Alonso!
Alonso para o Massa, via Datena: Me ajuda ai! Oh! Eu espero que pelo menos isso o Massinha faça, ajudar o Alonso e a Ferrari conquistarem o titulo, visto que ele anda muito aqui!
Avanti!
Ico,
Eu vejo a participacao do Massa crucial nesse GP, se ele nao roubar pontos da RedBull teremos o final do campeonato na ultima corrida.
Mudando de assunto, que pena que vc nao seguiu as materias com os engenheiros dos pilotos, hj leio uma noticia no Tazio que a Mercedes torcara os dois engenheiros de pista dos seus pilotos.
Vc sabe o porque ?
Que pena que soh eu acho esse tema interessante.
Abracos e boa sorte na cobertura com os MALAS da Band.
Fernando Piccione
Ico, sabe dizer quantos motores "funcionando" o Alonso ainda tem ?
ps. Te mandei um e-mail pelo endereço que está aqui no blog, quando puderes dar uma olhada.
Essa é a regra mais chata, confusa e absurda da F1.
Ico teu texto e mesmo diferenciado. Da prazer em ler. Fala papo de paddock baby. Abraco
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