terça-feira, 2 de novembro de 2010

TV BLOGO - INTERLAGOS

Já para entrarmos no clima do GP do Brasil, vale este vídeo feito pelo piloto de testes da Virgin Luiz Razia apresentando o traçado de Interlagos no game “F1 2010”. Não tinha visto o jogo ainda, os gráficos realmente são muito bacanas. A quem já jogou, como é a física do carrinho? As dicas de pilotagem do Razia são ótimas, mas o melhor é a luva para usar com o volante G25. Porque eu não pensei nisso antes?

38 comentários:

Thiagowil disse...

Ico, a física dos carros no F1 2010 não me agradou totalmente, eu esperava bem mais. A parte de mecânica, desgaste de pneus, etc até vai. Mas não gostei da pilotagem em si, que é travada em 180°. Pra quem gosta de GTR, RFactor, etc, vale a dica experimentar o Ferrari Virtual Academy, que pra mim até agora foi o melhor em questão de física. Eu uso o Logitech Momo pra "brincar"..hehehe.

Abraço!

Rafael Lucas disse...

O jogo é legal, mas pra quem joga GPL o legal vai ser o gráfico mesmo.

Eduardo Cordeiro disse...

A física é "quase lá", Ico, de propósito. Ele perdoa mais do que outros simuladores, principalmente em acelerações bruscas, mesmo com controle de tração desligado.

É muito mais fácil do que a F2007 no Gran Turismo 5 Prologue, por exemplo, e também muito mais fácil do que os mods de F1 que eu já joguei no rFactor.

Acho que vale muito a pena porque as pistas estão muito bem feitas, e as corridas em si são muito detalhadas. As disputas por posição são muito boas, o engenheiro te dá dicas o tempo todo, o ambiente muda (chove, seca). É bem legal ver a pista emborrachando durante o fim de semana e os tempos baixando.

Tem ajustes da asa dianteira, mapa do motor, equilíbrio dos freios, e você tem que cuidar dos motores porque eles têm que durar várias corridas, e por aí vai.

A Codemasters já tá soltando o primeiro patch nessa semana, porque ele foi lançado com vários bugs (por exemplo, é bem comum os outros carros não pararem nos boxes durante uma corrida e não serem punidos, fazendo com que você perca posições).

blog da pos disse...

f-1 2010 da bugmasters é um jogo, não chamem aquilo de simulador, por favor. 1 abraço

Rafael disse...

Pra mim é o melhor jogo de f1 já feito.
O detalhamento do jogo, como já citaram, é incrivel.
Quando corrigirem os bugs ficará melhor ainda.
E há que se lembrar que é o primeiro f1 feito pela codemasters, a tendencia é só melhorar nos proximos anos.

Herik disse...

Como falta cuidado com as redações dessas Assessorias. Massa não ganhou a prova de 2007, mas sim a de 2006.

edson disse...

Jogo todos os tipos de simuladores e arcades (tenho um G25) e achei o F1 2010 excelente em gráficos, sons mas peca na "física". Até mesmo o GT5 Prologue se sai muito melhor nesse quesito.

Mas é sempre bom termos um jogo de F1 oficial em casa. Acredito que o grande problema encontrato pela Codemaster foi agradar dois públicos distintos : o que gosta de simrace e o que quer apenas brincar. Nesse meio termo ficou com uma física precária mas há títulos bons dela como o Dirt (Collin Mcrae).

E Barros

Felipe Portela disse...

Física deixa a desejar, os gráficos são bonitos mas eu já removi do PC. Hoje o simulador que tá bombando é o iRacing. O sistema dele é fantástico com carros licenciados como a Williams do ano passado (FW31) e vários outros como V8 Australiano, Os stocks da Nascar e as pistas são scanneadas a laser reproduzindo todas as imperfeições. Vários pilotos usam como o Tony Kanaan que falou essa semana na twitcam.

Paulo Cunha disse...

Também sou da turma do simulador e senti falta de uma física apurada... bem entendido, de quando o carro perde aderência quando se faz besteira e você sente no volante e na imagem e acaba rodando.

Comprei o F1 2010 sem ver o demo porque era da Codemaster. Jogo até hoje Colin McRae 2 e achei que não teria como eles errarem física. E eles erram. Fora isso, estou com problema com o LIVE da Microsoft que não me registra pelo Steam...

Enfim, bom arcade, falta como simulador, e evite comprar pelo Steam, tem a venda aqui no Brasil.

Mauro disse...

Um lixo, a física é horrível, o carro não responde arisco como um carro de corrida deve ser

aquilo não é um simulador, é um jogo pra crianças de 12 anos

o rfactor com o mod F1 RFT 2010 é mais fiel e mais impiedoso nas manobras. pelomenos no rfactor cada carro tem um volante diferente.

Arthur disse...

Não sei nunca joguei.

Os gráficos parecem ser bons e capricharam nas pistas.

Mas,por melhor que possa ser,nada vai superar o F1 World Grand Prix I de N64.

Lucas Domski disse...

Gente chata aqui e acolá que critica o jogo só por criticar. A Codemasters, produtora do jogo, deixou bem claro que pretendia fazer uma coisa que não fosse tão arcade nem tão simulador. É um jogo muito divertido, excelente de jogar, com gráficos muito bonitos e pistas e carros muito detalhados e bem-feitos. Como em todo jogo novo, há alguns bugs, mas nada que impeça o bom andamento das corridas. Os produtores se esmerilharam nos efeitos climáticos e nos detalhes, e é extremamente bacana ver o tempo mudando loucamente em Spa-Francorchamps (como de verdade), ou a pista emborrachando à medida que a corrida prossegue. Um jogo caprichado e muito bacana de jogar, que eu gostei muito. Cumpre o papel ao qual se propõe (que NÃO é ser completamente um simulador), e cumpre muito bem. Aos chatos e corneteiros de plantão, sempre à postos pra encher o saco, eu digo: querem realidade? Então comprem a Benetton-94 do Schumacher, quem sabe vocês se satisfaçam. Ou não, tendo em vista as exigências malucas de certas pessoas.

P.S.: Impressão minha ou o melhor tempo do Razia foi com uma Mclaren? Ele simplesmente não conseguia alcançar o carro-fantasma do melhor tempo, carro esse que parecia ser...prateado! =P

Eduardo disse...

Estava para te escrever sobre o jogo a algum tempo, quando saiu, e acabei me esquecendo. Acho que tem gente aqui sendo crítica demais, ou abusando do preconceito. É bem verdade que ele as vezes soa um pouco diferente de outros simuladores, mas não se pode esquecer que foi o jogo até hoje feito com o maior apoio possível das equipes, bem como tendo um piloto de testes de respeito considerável (o Anthony Davidson) como conselheiro do início ao fim de seu desenvolvimento. Quem não nos garante que, na realidade, era o que tínhamos até hoje que era um pouco exagerado? Vale lembrar ainda que as equipes pequenas estão usando ele como simulador para os pilotos e que o jogo vai além de um simples simulador de corridas garantindo uma maior imersão no ambiente da F1 do que acontecia anteriormente na medida em que te coloca em contato com agentes, engenheiros, repórteres, companheiro de equipe, motor home, enfím...
Algumas ressalvas que acho importantes no entanto dizem respeito a jogar sempre com um volante, na câmera do piloto (e não aquela onboard, do vídeo e muitos menos a traseiro), com todos os auxílios desligados e dificuldade máxima. Uma posição de pilotagem próxima a do cockpit (mais deitada do que o habitual) também ajuda em muito na experiência.

Uma boa análise pode ser vista em: http://www.youtube.com/watch?v=93mOUpvcnFU

Os caras são feras, entusiastas de simuladores e fanáticos pela jogabilidade, de forma independente da data que o jogo foi lançado, ou seus gráficos, motivo pelo qual valorizo a opinião positiva deles quanto ao F1 2010. Vale a pena assistir esse programa e já dar uma olhada em outros mais antigos ou mais novos que abordem simuladores ou hardwares que vocês também curtem!

Abraços!

tibone disse...

Esse video :
http://www.virtualr.net/rfactor-2-spa-francorchamps-1967-gameplay-video/

Parece MUITO mais interessante. 2 voltas em SPA 1967 no rFactor2, esse sim eu vou comprar quando sair... será que vai ser um novo GPL ?

Clark W. Griswold disse...

Ayrton Senna 1991... Massa... ué!!!! Só?

Depois as pessoas juram de pé junto que não há manipulação na produção de ídolos... OK, não queriam citar Jacarepaguá e as vitórias do Piquet... mas Pace e Emerson venceram onde?

Anônimo disse...

Ico, definitivamente voce vai gostar muito mais desse (que o tibone já mostrou):

http://www.virtualr.net/rfactor-2-spa-francorchamps-1967-gameplay-video/

do que do F12010 heheheh

Quanto ao F12010, não é um simulador, e como jogo é até que divertido. Mas os bugs e algumas escolhas no funcionamento do jogo afetam demais a jogabilidade.

John White disse...

E ae chefe Ico!

É...aparentemente o jogo é bem bonito mesmo, tem o charme da comunicação com engenheiros, companheiros de equipe e imprensa (até dá pra conversar com o Ico...),mas no que tange a simulação. puff, sem chance alguma, tá mais pra need do que pra rfactor (que tb deixa a desejar em alguns sentidos...) a grande gráça de qualquer jogo de corrida é a realidade, bater sem quebrar não vale e vencer sem dificuldade tb não hahahaha. pra mim, mais um jogo de corridas bem bonito, mas bem chato tb...Como o nosso GPL não há nada igual...(e pra quem gosta dos charutinhos...na boa o mod F1 67, não dá pra comparar com o GPL ok? esperimentem! vai no forum: forum.gplbrasil.com
grande abraço chefe Ico, aguardamos novis e aquela breja com o Rica!

Renato disse...

Pra ti que é da turma do GPL esse F1 2010 da Codemasters é uma piada de mau gosto.Pra ter ideia, da pra correr na grama com o pé no fundo que nao acontece nada.

Recomendo a Williams que saiu no iRacing, melhor simulador da atualidade. Final do ano sai SPA scaneada a laser.

Anônimo disse...

@mauro
querer comparar um mod fundo de garagem com um jogo feito por profissionais eh uma piada, o f1rft 2010 n é grande coisa e as fisicas n são perfeitas, o f1 2010 da CM tb n é perfeito mas n me arrependo da compra, se os bugs forem corrigidos será um jogo melhor ainda.
E a prova que as fisicas n são tão realistas eh q eu fiz 1:08.853 em interlagos e o recorde do jogo eh 1:05.xxx, sendo q o recorde de 2004 eh 1:09.xxx

Daniel disse...

Fala Ico, eu dou uma nota 7 para este jogo, me agradou muito pois sendo um jogo para o "povão" pensei que ia ser uma droga... mas me surpreendeu... muito legal de jogar, não é simulador, mas até que se esforça. modos de jogo bons, online muito legal, dificuldade fraca pra quem ja corre de simulador.

porém vem uma boa notícia ai, as pistas que fizeram parecem ótimas... e fizeram uma conversão da pista de yeongam para Rfactor que usamos no nosso campeonato, e foi simplesmente sensacional... os tempos de volta muito parecidos com o mod LMT 2010.

Rafael disse...

Pelo conjunto da obra (jogabilidade, detalhes) considero o melhor jogo de f1 já feito.
E não comecei a jogar f1 ontem.
Como assim correr na grama de pe no fundo? Só se for no seu...
Odeio esse pessoal que joga rfactor e se acha piloto por causa disso. Acho o rfactor um lixo perto do f1 2010. JOgava rfactor sem controle de tração até no teclado...
O F1 2010 não é fácil. Pra ganhar uma corrida no level máximo vc tem que suar a camisa (aliás, nunca consegui ganhar uma). Os adversários não são idiotas, e nem muio doceis. Na medida certa pra oferecer competitividade. Isso é algo que não é muito comum nos jogos de f1. Vc tem qe ter muito cuidado nas racelerações (pra quem joga sem tc), porque é muito fácil rodar em certas curvas de certas pistas. Se vc não ficar 100% ligado, roda mesmo.

E esse é so o primeiro da codemasters. A tendencia é só melhorar...

abraços

Rafael disse...

Virou senso-comum falar que a fisica do jogo é horrível.
Aos que tem essa opinião, poderiam por favor enumerar os pontos que fazem a fisica do jogo ser horrível?

Grato.

Rafael Dias Santos disse...

Brinquedinho legal, mas eu ainda acho GPL mais estimulante e divertido.
E o cabeçalho especial para o Brasil está muito bonito!
Abraços

Renato disse...

A fisica é horrivel e ponto, eu viro interlagos a 1:06,totalmente fora da realidade, da pra atacar as zebras com pé no fundo e virando o volante. Foi feito pra ser facil pro povão conseguir jogar, mal aí se você se inclui nessa Rafael. E reafirmo, da pra andar na grama acelerando sem a perda de grip que deveria ter.

Daniel Gomes disse...

Hahaha! Adoro como todo mundo que critica o jogo aqui parece já ter horas e horas ao volante de um F1 real.

Vão andar de skate, galera! É mais produtivo e faz bem pra saúde!

É cada uma...

Rafael disse...

Se fizessem um jogo de f1 real, 95% não conseguiria nem sair do lugar...
Infelizmentr não me incluo no povão, Renato, porque acho o jogo dificil. Ao menos com meu volante, sem nenhuma assistencia, no level extreme.
É impossível dar 100% de aceleração em várias curvas de várias pistas. Quem consegue isso, joga no easy, com todas as assistencias ligadas. Mal aí.

Rafaek disse...

Ainda aguardo os pontos que fazem da fisica do jogo "horrível". :P

Eu aacho engraçado que em algum momento da vida ja fui viciado m gp3, gp4, f1 challenge, rfactor...Queria saber que misterioso "simulador" perfeito é esse, que os criticos adoram usar como base pra falar mal do f1 2010. Porque desses aí que citei nenhum é tão melhor assim que o f1 2010 - alias, considero o f1 2010 o melhor deles.

Talvez o simulador perfeito seja o f1 legends, que é o único que nunca joguei (porque não era compativel com meus windows).


E acho mais engraçado esse pessoal que espera encontrar num JOGO, sentado numa cadeira dentro do quarto, exatamente as mesmas condições que um f1 real teria. Eu morro de rir disso. Chega a ser inocente.

Fabio de Deus disse...

Eu, estou bem contente com o desafio proposto pelo jogo, nunca joguei o tão falado RFactor, e mesmo assim acredito que o mesmo é supervalorizado, e quem poderia dizer que um jogo é um simulador fiel seria mesmo um piloto de F1 de verdade e não estes pseudo-pilotos que jogam joguinhos virtuais e se acham os melhores pilotos do mundo...

Rafael disse...

Perfeito, Fábio.
Acho o rfactor extremamente supervalorizado.
Antes de eu jogar ele sempre ouvia os pseudo-pilotos dizendo: "o setup dele é muito complexo, é impóssível jogar no teclado".
Cara, o acerto de carro do f1 challenge é trezentas mil vezes mais complexo que do rfactor. O numero de variaveis do setuop do f1 challenge é uma coisa de louco. E quanto a ser impossível jogar no teclado, eu jogava sem TC, fácil fácil.

A internet popularizou muito a f1. Hoje todo mundo quer entenderde corridas e se achar piloto se simulador. E entre esses populares se criou a mistica que o rfactor é o melhor. Eu já joguei todos os f1 possiveis (tirando o f1 legends) e nunca entendi essa babação exagerada em cima do rfactor.

Lucas Domski disse...

Apoiado, Rafael, apoiado! O cara dizer que dá pra passar na grama sem perder grip é o cúmulo do absurdo... ¬¬'
Sem dúvida ele tá jogando no easy, com meio mundo de assistências ligadas. Já perdi a conta de quantas vezes perdi voltas na classificação só por dar uma pisadinha na brita. O pneu fica todo sujo e o carro perde enormemente a aderência. A impressão que me fica é que esses que se fazem de espertões nem ao menos jogaram o jogo.
E volto a dizer: querem realidade? A Benetton do Schumacher está à venda, que tal?

Renato disse...

Mesmo sem ajuda nenhuma ainda tem controle de tração, ponto final. Pra vocês noobs conseguirem dar uma volta ao redor da pista. Bota esses caras pra andar no GPL, não completam uma volta sequer.

Ponto na fisica irreal? virar 1:05 é super realista né. Mas enfim, fica brincando no seu joguinho aí, pelo menos mantem a sua auto-estima alta.

Anônimo disse...

www.ferrarivirtualacademy.com

www.iracing.com

rafael disse...

Cara, tempo de volta não diz nada sobre a jogabilidade do jogo. E cara, isso é um joogo! Não é realidade.

Qual jogo de f1 tem os tempos de volta exatos com o da realidade? Eu nunca vi.

Alias, é vc que ta mandando e-mail pra transmissão do sportv dizendo que da pra fazer 1.09 em interlagos porque no joguinho de computador conseguiu fazer esse tempo?

eu não aguento essas coisas, huahau

Felipe disse...

Aviso a alguns navegantes: vc's não são pilotos, meus filhos! Acordem pra realidade!

Rafael disse...

Como já falaram, só de encostar a roda fora da pista o carro a sujeira que isso tras pros pneus é uma coisa séria. Sempre que vc escapa numa curva, a chance de escapar na seguinte é enorme, porque sujam os pneus, muda temperatura...etc
Outra coisa interessante desse jogo: a temperatura dos pneus faz muita diferença!

E outra coisa, que espécie de piloto fica andando na grama pra testar aderencia? Isso é coisa de povão...rs

Lucas Domski disse...

Cara ridículo e arrogante. Em todos os posts escreve "e ponto final", ainda por cima xingando os outros. Ponto final é o C******, amigão. Se há discussão acerca do jogo, então o ponto final é só na sua cabeça. Fala como se fosse uma autoridade máxima no assunto, um Deus dos jogos (e mesmo que fosse...alguém se achar o bonzão só porque joga no computador é ridículo demais...). É brincadeira esses provincianos retardados que usam computador há uma semana e ficam dando uma de sabichões, viu? Maldita inclusão digital!

Rafael disse...

O que eu acho engraçado é que pra algumas pessoas não basta só não gostar do jogo(o que é normal, ada um gosta do que quiser), elas tentam esculachar o negócio, como se fossem pagas pra isso.

Vamos ao que eu acho: o cara que diz que mesmo sem ajuda nenhuma ainda tem controle de tração nunca jogou o jogo na vida, sinceramente. Porque tem determinadas curvas de determinadas pistas, que mesmo depois de horas de treino, vc ainda fica com o ** na mão na hora da aceleração, porque é muito fácil rodar. Bobeou, acelerou um pouco além da conta, rodou. Quem joga sem assistencia sabe do que falo.

Segundo, não dúvido nada que alguem tenha feito 1.5 em interlagos. Mas não vou nem perguntar, já vou afirmar: vc fez esse tempo no time trial, usando controle de tração. No time trial o carro fica uma flecha, pronto pra voar mesmo, como se estivesse com zero de gasolina o tempo todo. E usar controle de tração em Interlagos faz uma enorme diferença. Ter controle de tração naquele miolo salva tudo.
Te desafio a fazer esse tempo numa sessão de treino do fim de semana de corrida, sem nenhuma assistencia. Afirmo que é impossível fazer esse tempo.

Já joguei muito o jogo e já vi na pratica que é impossível repetir num fds de corrida o mesmo tempo que vc consegue no time-trial. Alias, pode até conseguir, mas é muito díficil.

Ico, joga esse jogo e nos dê sua opinião.

A cada vez que eu jogo me convenço que é o melhor f1 já feito. Esse é o primeiro jogo de f1 da minha vida( e já joguei todos os possíveis) que eu sinto a necessidade de ir todos os treinos livres do fds. Porque por mais que vc conheça a pista, só com horas de treino vc aprende as nuances de cada curva, o tanto que pode acelerar pra não rodar. E mesmo assim vc ainda sente uma insegurança na hora da corrida. Se não ficar ligado o tempo todo, adeus meu amigo.

E jogando no level extreme, sem assistencia, se vc não mexer no acerto do carro não consegue chegar nas primeiras posições nem a pau.

Segundo, é primeiro jogo que a temperatura de pneus e freios faz uma diferença absurda no desempenho do carro. Se vc sair do box acelerando com tudo, a chance de rodar é enorme. Tem uma hora que o engenheiro te fala pelo rádio: "os pneus e freios estão na temperatura ideal. Tente mater assim". Nessa hora, da temperatura ideal, é brutante a diferença que vc sente no carro em relação aos pneus frios.

Cara, esse jogo é fenomenal. Cada dia me apaixono mais. Pena de quem assinou contrato com a concorrencia e só pode falar mal. Vcs não sabem o que estão perdendo.

Rafael disse...

OLha o realismo desse treco:
http://www.youtube.com/watch?v=7iZ3ISRqdRY