sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VANTAGEM INCERTA

A Red Bull dominou as ações hoje em Interlagos, com Sebastian Vettel e Mark Webber nas duas primeiras posições tanto pela manhã quanto à tarde. A vantagem sobre os adversários no cronômetro foi flagrante e até surpreendente, mas ela esconde a verdade da distribuição de forças por aqui. A briga está muito mais acirrada que aparenta.

Afinal, que a Red Bull é a favorita para fazer a primeira fila do GP é algo que o paddock inteiro sabia. Mas olhando a folha de tempos das duas sessões e juntando com as informações colhidas por aqui, a Ferrari e até mesmo a McLaren ficam muito próximas dos carros azuis em ritmo de corrida.

Com os pneus médios (os mais resistentes neste final de semana), Vettel teve um certa soberania nos stints longos. Mas eles foram feitos principalmente pela manhã, quando o asfalto ainda estava ganhando aderência e quem não tinha um carro naturalmente equilibrado (ou seja, o resto do grid) se deu mal.

Na parte da tarde, o RB6 mostrou a habitual capacidade de extrair uma volta voadora excelente com a borracha nova. Mas nos long runs com os pneus extra-macios, a verdade é que Alonso manteve o mesmo ritmo dos bólidos de Adrian Newey.

Para complicar ainda mais, há uma grande probabilidade de chuva para a classificação do sábado. Neste momento, uma tempestade já se anuncia nos arredores de Interlagos. Vai ser uma sessão de conseguir ir para a pista no momento certo e não cometer nenhum erro, um quadro de incerteza que elimina a vantagem natural de Vettel e Webber.

Resumindo: os azuis estão na frente, mas tudo conspira para uma disputa muito aberta no domingo, partindo de um grid imprevisível.

(Foto Red Bull)

6 comentários:

Artur Cardoso disse...

Acompanho vários sites/blogs, e a tua análise é sempre a mais ponderada.

Parabéns...

Victor disse...

Ico, tenho me preocupado muito com o futuro do senna e do di grassi. Acho que a imprensa cobre pouco e desestimula o patrocínio maciço no esporte. Li suas linhas sobre di grassi e senna em 2011, mas gostaria de ler um comentario seu sobre o ano dos dois. Claro que o óbvio dos carros sabemos, mas a pilotagem de ambos acho que valeria algumas linhas a mais. O que vc acha?
Obrigado!

Marcelonso disse...

Ico,

A chuva na classificação pode trazer um tempero a mais para a corrida, sem ela ainda que exista um certo equilibrio a Red Bull sobra.

abs

fernando disse...

Será essa foto feita por Bruno Terena? Soube que ele está trabalhando também para a Red Bull.

ba disse...

Acho que ainda dá Red Bull. Por mais que chova na classificação, tudo bem que a confiança não é a mesma depois da Coreia, mas ano passado Webber só saiu em segundo porque Barrichello pôs duas gotas de gasolina.
Bom trabalho a toda a equipe RB!

PS: Ico, já que é corrida nossa, independentemente do horário, já pensou em fazer o Credencial em livechat? http://es.tinychat.com/

Nick Mason disse...

E aí, Ico... hoje pudemos observar ao vivo sua pergunta ao Rubinho numa transmissão da Globo com a Mariana Becker. rsrs

Abraço