quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AS DIREÇÕES DO BLOG

O ano está acabando e mais uns dias a maioria de vocês estará desligando seus computadores para curtir um merecido descanso com os familiares e uma boa viagem de Ano Novo. Antes que isso aconteça, venho pedir a ajuda de vocês. Passei horas hoje olhando para o material produzido no blog e fiquei bem orgulhoso com o resultado final.

Sempre foi meu objetivo ter um espaço que fosse diferente e o objetivo foi atingido. Teve análise das notícias, mas teve notícia também, mesmo fatos em primeira mão. Teve muita música como convém mas teve também muitas horas de conversa e reflexão nas 19 edições do “Credencial”. Teve fotos exclusivas do blog, sem a qualidade dos incríveis papas do assunto no Brasil e no mundo, mas estamos aprendendo. Teve bastidores da cobertura e teve também de curiosidades culturais dos lugares em que estive.

Mas eu compartilho a visão das próprias equipes da Fórmula 1 de que é preciso sempre estar em desenvolvimento e que se acomodar significa ficar parado no tempo e no cronômetro. Por isso, peço que vocês usem e abusem dos comentários para me ajudar a saber em que direção a gente vai viajar juntos no ano que vem. Escrevam o que vocês gostam no blog e o que não gostam. O que acham imprescindível e o que está faltando.

Opinem sobre tudo: conteúdo, visual, sugiram plataformas, critiquem a falta de sessões mais ou menos fixas que sumiram, falem o que der na telha. Mesmo as pessoas que costumam passar aqui todos os dias e quase nunca comentam, peço que se manifestem para eu saber o que vocês pensam. Afinal, o que move a energia que eu emprego nesse espaço são e sempre foram quem o freqüenta.

Participe para deixarmos a casa mais ajeitada em 2011!

80 comentários:

Fernando disse...

Gosto bem do blog, não vejo muito o que sugerir como melhoria, mas falar um pouco mais da parte "Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual" seria interessante.

Abraços

ppaulo disse...

Tá de parabéns, Ico!
Se não mudar nada, já tá muito bom.

Léo disse...

Ico,parabéns pelo seu blog esse ano.
Acho que uma coisa que podia mudar é o fundo do Blog, voce poderia colocar igual ao que você coloca na sua pagina do Twitter, se eu não me engano é uma foto de uma largada da Formula 1 em Nürburgring, estou certo?
Um abraço e #tamojuntoem2011

Anderson Nascimento disse...

Assim como o Fernando gostaria de saber mais sobre essa sua "aventura" de piloto virtual. Também gostaria que você falasse mais sobre a cultura e sobre os países que fazem parte do calendário da F1. Do resto, só elogios. Abraços e boa sorte para 2011!

soɔɹɐɯ disse...

Eu acho ótimo Ico. Acho que o que você já faz de alguma forma mas poderia ainda melhorar é justamente a parte cultural. Falar um pouco mais sobre as culturas de onde viaja e entrevistar o público de F1 destes lugares. Ou de repente fazer um insight dentre de outros esportes. Mas se não mudar nada vai continuar ótimo do mesmo jeito. O salto de qualidade em 2010 foi gritante.

Abraços nevados de Purkersdorf

Unknown disse...

Ico, seu blog é ótimo!

É muito bom termos essa visão que vc nos proporciona em seus textos.

Concordo com a galera que seria bem legal vc apresentar ainda mais sobre a cultura dos lugares/pessoas dos locais que acontecem os GPs.

Talvez seria legal também, alguns posts mais técnicos, como exemplo, mostrar como funciona o "procedimento de largada de um F1", algo do tipo. Em muitos casos é coisa que o pessoal já sabe, mas pode sempre ter algum detalhezinho que ainda não sabíamos.

No geral, parabéns! Suas fotos estão cada vez melhores!

Grande abraço!

Thiago Wilvert (@thiagowil).

Luiz Affonso Junqueira Amarante disse...

Ico,queria em primeiro lugar dar os parabens,acompanho varios blogs sobre formula 1,blogs realmente mtos bons,mas o seu realmente é o melhor,suas analises são as melhores,vc fala o que realmente é,num especula,não provoca ninguem,não cria polemica etc,acho um trabalho muito correto o que vc tem feito.Eu na verdade acompanho seu blog faz quase 1 ano e te digo que a primeira coisa que faço quando ligo meu computador é entrar aqui...mas eu nunca comentei aqui,estou aproveitando para comentar agora ja que vc nos pediu gentilmente!!
Olha,ja que vc quer direções para o blog,em minha opinão o blog esta perfeito,eu sinceramente não tenho nenhuma critica negativa para fazer,adoro todas as sessões e pra mim o credencial é o melhor programa que existe sobre formula 1,vc trata do assunto e da a sua devida importancia,para quem gosta do assunto o seu blog realmente é recheado de informações,é divertido e nos permite aprender sempre sobre formula 1 atual e sobre a formula 1 de antigamente!!!
Queria só aqui desejar os parabens pra vc,desejar boas festas de final de ano e desejar que ano que vem seja ainda melhor para todos nós e para a formula 1,vou continuar aqui acompanhando o blog sempre!!!
Um abraço pra vc e obrigado!!!!

Francisco disse...

pra ser sincero não tenho muito saco pra ler os posts sobre os países, mas acho que é porque sou chato mesmo.
gostei muito das entrevistas com todos os envolvidos no circo, dá um ar de exclusividade, de diferencial no blog, enfim...
outra ideia que achei bacana foi a do mike vlcek de fazer a seção falando dificil, sem querer chupar a ideia do cara, logico, mas talvez fosse interessante se aprofundar mais nesses assuntos também.
sobre a plataforma, prefiro a da wordpress, mas isso vai de cada um.
no geral, ico, parabéns pelo teu blog, muito bom mesmo!

E. Souza disse...

O blog é otimo, adotei o teu blog como "meu blog oficial" sobre a F1, acho q a estetica do blog é otima, a plateforma do Blogger pe otima, simples e objetiva, oq importa é o conteudo nas as maquiagens, a ideia das imagens mudando a cada GP foi ótima, tenho duas sugestões que inclusive ja foram escritas aqui, falar um pouco mais sobre as corridas virtuais e seria legal vc entrevistar um anonimo em cada GP, como o cara que acompanhou a temporada toda em 2010, é claro q um achado desses nao acontece todo GP, mas derrepente o tio dos hot dogs, ou a grid girl, seria legal ver como a F1 mexe com as pessoas de cada pais por onde passa.

um abraço e que 2011 seja mais emocionante que 2010.

Dé Palmeira disse...

Esse blog é muito bacana, sou frequentador assíduo e sempre aprendo muito.

Se eu tivesse que dar uma sugestão seria: Vídeos Ico, imagens.

Faça um canal do seu blog no YouTube e poste imagens de entrevistas, das cidades, circuitos, etc etc etc... tudo o que vc vive durante uma temporada.

Nem precisa ter muita qualidade. Uma câmera fotográfica faz vídeos comprimidos e é pequena. Você vai arrasar!

Abs

Speeder76 disse...

Ico:

Como tu és um dos meus modelos (a par dos outros três que convidaste no outro dia, mais o Daniel Médici e o Ron Groo... OK, o Gomes também :)) direi que tu estás muito bem, e compreendo a tua ideia de melhorar o blog. Também eu tenho esse tipo de pensamentos e experiências.

Não creio que haja muito mais onde ires, a não ser que querias explorar um pouco mais algum dos ângulos que costumas explorar. As "estórias", as entrevistas, os "insides"... a única coisa que poderás fazer é melhorar nesses campos. E depois, tens algo que muitos de nós invejamos (eu pelo menos tenho essa inveja): estás no meio!

Talvez sinta falta dos teus "insigihts" sobre outras modalidades, como os Ralis, Dakar, Indy, etc... mas eu compreendo: não há muito tempo para ver essas coisas. Só espero que em 2011 as coisas continuem como estão agora, só que melhores.

Abraços e que 2011 seja uma grande temporada!

Marcelo (Cascavel) disse...

Olá Ico, sou um dos que passam todo dia mas que não comenta NADA. Lembro até hoje muito bem da sua aventura por causa do Vulcão, "sociedade do sei lá o que" gostaria que você trouxesse mais cultura local de cada país por onde anda, inclusive do nosso, locais a se visitar, hospitalidade do povo, como chegar, como sair, enfim, o que tiver de informação a fornecer.

Poderia trazer para nós também informações mais técnicas também, por exemplo: o que os botões do voltante fazem, como funciona o "escape turbina", como é ultizado um túnel e vento, ou seja, análises técnicas mesmo, engenharia mecanica pura! sei que talvez você não saiba tudo, mas tem muitos blogueiros que poderiam lhe ajudar (exclua eu dessa lista).

No mais é um dos melhores blogs sobre F1 do país.

Ah, e se puder falar de outras categorias, eu não acharia ruim.

Marcelo Busetti
Cascavel - PR

Jaques disse...

Parabéns Ico!
O blog está perfeito. As matérias e sons são primeiríssima!
Jaques, Blumenau-SC

João Carlos Viana disse...

Olá Ico, venho diariamente por aqui e não tem muito o que mudar. É sempre bom ouvir os bastidores da F1!
Abraços e, antes de mais nada, Feliz Natal e Próspero 2011!

Celso Vedovato disse...

Nem sei o que sugerir para um blog tão bom.
Apenas porque pede e gostei da ideia de visão da F1:
para a quantidade de interesses seus me parece que alguns novos formatos de blog que já vemos pela internet possa lhe ajudar a organizar melhor os assuntos e dar um caráter visual mais completo ao blog.
Vou tentar me lembrar qual blog vi nesse novo formato e posto aqui, mas acho que o pessoal mais internético saberá lhe informar de primeira, se o que eu comento é simples assim ou se na realidade estes formatos já são pequenos sites.
abraço, feliz 2011.

Rob disse...

Ico, o seu blog já é um dos melhores.

Mas vc poderia falar mais sobre as cidades para as quais viaja, com fotos das estradas, de como chegar aos autodromos,
Eu mesmo estou planejando uma viagem ano que vem praconferir o Gp de singapura in loco, de tanto vc falar dele..
Rsrsrs

Mas não esqueça de uma coisa, os seus leitores gostam tanto são de suas análises apuradas e profundas sobre o universo de assuntos que regem a Formula 1.
É esse o principal motivo pra passar aqui todo dia.

O credencial postado via Ituness seria da hora tb heim?

Unknown disse...

Olha Ico parabéns pelo Blog é muito bom! Minha sugestão é mais conteúdo técnico, essa é uma parte da f1 pouco explorada na minha opinião, sempre que possível passar dados técnicos junto com as notícias, sem essa de simplificar, como a Globo adora fazer. Você postou umas entrevistas com engenheiros de pilotos que foram muito boas mesmo, mas quem sabe entrevistas com engenheiros, mas tendo os engenheiros como foco e não os pilotos, afinal eles já recebem atenção de sobra! No mais parabéns, todo os dias dou uma bisolhada no blog já virou hábito! Feliz Natal e ano novo pra você.

Rafael Duarte disse...

Ico
Aqui eh a tua casa, teu espaco. Somos privilegiados por voce deixar sempre a porta aberta para a gente. Teu blog e um dos que acesso diariamente, as vezes mais de uma vez por dia. E, se eu faco isso (e toda a galera anonima tambem) e porque adoramos esse teu espaco virtual.
Mantenha o otimo trabalho, obrigado mais uma vez pelo espaco e um otimo '11 pra voce!

Érico disse...

Primeiro, parabéns pelo excelente blog. É difícil encontrar outro que se equilibre tão habilmente entre o profissional e passional. Em geral, o que mais aprecio são suas análises, mas todo o conteúdo é muito bom. A única sugestão que posso dar para melhorar é criar uma categoria para rumores e coisas de bastidores, que só sabe quem está dentro do paddock.

Al Unser Jr. disse...

Ico, nunca é demais repetir, parabéns pelo blog.

Acho um pé-no-saco esse tal do tweetter, por mim quanto menos se envolver com ele melhor.

Se tiver algum layout mais atualizado na plataforma do Google, seria uma opção, mas não sair do Google (Blogger), pois, já vários casos em que outros blogueiros mudaram e ficou ruim, ou ficou intermitente.

Quanto mais fotos, tiradas por você, dos GPs e viagem melhor.

Tudo de bom e excelente 2011.

Cassiano Mariani disse...

Bem... Sempre é ótimo abrir esse blog! e como vendeu de coleada este ano, so faça as melhoras que acha que deve para o melhor "chassi e motor" continuar vencendo de lavada!
se quer sugestao: por que nao sortear um leitor ou convidar alguem para participar do credencial? seria uma deia que voce pode amadurecer nao?
Abraços daqui de Buenos Aires e tenha um otimo fim de ano! PARABÈNS MESMO ICO!

Unknown disse...

Acho que uma sessão "drops" seria legal. Um combinado de pequenas coisas que acontecem nos fins de semana que sozinhas não dariam um post. Sabe, aquelas pequenas opiniões, impressões, rumores..

Emerson Oliveira disse...

Parabéns pelo blog, continue nesse ritmo que esta muito bom, se mudar o visual pode melhorar um pouco, na minha opinião está muito branco!
Porem o conteúdo é ótimo!

Lucas disse...

Grande Ico,

Gosto muito do teu blog e do teu trabalho, não só aqui mas no Tazio e na BandNews FM também.

Quanto ao blog, acho que já está ótimo. Gostaria apenas de ver mais fotos ao longo do ano. Não é fácil achar fotos de alta resolução da Fórmula 1 in-loco por aí, e as suas são muito boas.

E ah, iria adorar se tivessemos um Credencial lá por fevereiro, pra colocar todas as notícias da pré-temporada em dia.

Valeu, boas festas e sucesso, que você merece!

danielwey disse...

Ico, te mandei um e-mail para blogdoico@gmx.net com uma sugestão sobre o blog, dá uma olhada lá.

Abraços,
Daniel Wey

Carlos Eduardo Sá Fortes disse...

ico, nao posto muito aqui porque leio quase que diariamente seu blog a noite e fecha quase sempre como chave de ouro os meus dias de luta. nao tenho idéia de melhoria, só dedico a voce muito sucesso!

Marcos Antonio disse...

Ico, seu blog pr amim é o melhor sobre F1, dificil dizer alguma coisa pra melhorar, você sempre é imparcial nas notícias, posta sempre boa música, e sobre os lugares visitados, sem conta rpelo espaço dado ao seu leitor no credencial, sempre fico muito feliz quando vc le minhas perguntas e as responde. Mas sou como você,não gosot de fica rme repetindo, sempre tento evoluir.

Fica somente uma pequena sugestão, mas gostaria de ver mais textos sobre F1 antiga como o que fez da Eagle, ou como aqueles que você fazia no GP Total que eu também gostava muito. Sei qu eo tempo é escasso, esses trabalhos requerem pesquisa, mas quando der,né?

Abraços e Boas festas!

Juliano GO disse...

Ico,
Você conseguiu ter, com o blog, um instrumento de extensão do seu trabalho. Nele você é o chefe e você acabou criando o padrão Blog do Ico de qualidade. Parabéns!
Você conseguiu trazer os bastidores da F1 muito próximo do leitor/ouvinte, tudo isso com toque pessoal e imparcial, o que fez com que a sua audiência expressasse suas opiniões. Além disso parece que estamos conversando como bons amigos, só faltou ser em uma mesa de bar com uma ótime cerveja!!
Um dos posts que mais gostei foi o passeio que deu em Spa. Foi de dar inveja e deu para sentir o clima do lugar.
O formato do Credencial, mesmo que em algumas situações tenha sido longo, não foi cansativo. Acredito que é um dos ponto mais fortes do Blog.
Os banners também ficaram ótimos e espero que essa novidade se mantenha no próximo ano.
Inovar é importante e acho que esse momento de escutar a sua audência é importante para ter novas idéias para o ano que vem.
A minha única preocupação é caso você deixe de cobrir a F1 e percamos essa ferramenta muito legal que você criou!

Tomás Motta disse...

Ico;

Sem dúvida o seu blog é o meu preferido dentro da áurea dos jornalistas.

Sempre com artigos sensatos sem alimentar boatos que a mídia adora inflamar, com as postagens dos lugares que você visita e as grandes análises que eu tanto admiro. A sua escrita é excelente, espero algum dia chegar a esse nível.

De melhorias eu não sei ao certo o que dizer, pois o blog é ótimo e talvez nem precise de melhorias. Mas algumas sugestões nos comentários acima são boas, recomendáveis.

No mais agradeço pelo bom trabalho desempenhado esse ano e sei que 2011 será ainda melhor.

Um abraço e tudo de bom, Tomás.

Danilo Fé disse...

Ico, esse blog é o melhor e todos, e com o Credencial incluído é um dos melhores sites de automobilismo que conheço no Brasil. Está de parabéns.

Fabrício Passos disse...

Penso em uma mudança mais na forma do que no conteúdo. Sugiro migrar do blogspot para o wordpress por causa dos recursos e possibilidades de templates. As mudanças feitas no Blog do Capelli é um bom exemplo das possibilidades dessa mudança, apesar de estar meio parado ultimamente.( http://www.blogdocapelli.com.br/ )
Nesse caso o Capelli utilizou um template gratuito e editou alguma coisa do código, além de usar um servidor próprio, mas com gerenciamento através do CMS do wordpress. Esse template tem alguns elementos de portal, como um grande banner com destaques dos últimos posts.
Não mudaria nada no conteúdo, talvez apenas essa questão de seções fixas. De qualquer forma, as informações e o conteúdo produzido, principalmente o Credencial, são incríveis, só falta melhorar o visual.

Alfeu Monzani disse...

Ico,

Sigo teu blog diariamente, virou referência pra mim. Adoro F1, acompanho vcs na Band em todas as corridas abaixando o volume da TV !
Acho que tá tudo ótimo, não muda nada não cara !

Boas festas a vc e a família !
Forte abraço,
Alfeu

Eduardo Casola Filho disse...

Siga desta forma Ico, está muito bom deste jeito!

Anônimo disse...

o melhor blog de f1 e com rock n roll, perfeito! Nao enche de lixo e viadagem nao que estraga!

Luiz disse...

Olá, Ico.
Seu blog é excelente, de verdade. É claro que quem produz está sempre procurando melhorar, o que é muito bom para nós, fãs.
Bom, então vou fazer minhas sugestões. Eu li vários comentários alheios e tenho que concordar com o Thiagowil, que pediu posts técnicos, também gostaria de ver alguma coisa nesse sentido. Outra coisa interessante seria um canal de vídeos, como já sugeriu a Dé Palmeira, ficaria bem legal mesmo.
E a minha principal sugestão (estava com ela na mente anteriormente) é a parte de entrevistas com o pessoal dos bastidores, principalmente os engenheiros. A entrevista do engenheiro do Rubens foi fantástica. Gostaria muito de ver outras dessa natureza.
É isso aí! Obrigado por tantos bons textos durante 2010! Boas festas!

Celso AM disse...

Ico,

Só tenho elogios ao seu blog, sempre com muita qualidade e alto nível.

O que gosto muito, e acho que poderia ter mais, são os textos referentes aos lugares que vc visita, mas talvez com mais fotos e imagens. A série sobre o Japão estava ótima.

Teve um tema que ficou no esquecimento: começou e acabou no Kobayashi - o que os pilotos curtem fora das pistas.

Outro tema muito interessante e que poderia ser mais explorado são as entrevistas com os engenheiros de pista dos pilotos - e não só dos brasileiros. Essas matérias são muito ricas, pois ajudam-nos a ver como cada piloto é tecnicamente falando.

Os Credenciais são realmente a cereja do bolo deste blog, pois trazem muita interatividade e informação ao mesmo tempo - assuntos que talvez não caberiam num texto ou outros que difícilmente estariam num, rs.

E, uma sugestão, um Credencial com vídeo. Algo um pouco mais formal(sem bocejos, por exemplo hehe).. mas seria legal ver a Pipoca de vez em quando, além de vídeos e fotos que ilustrassem alguns temas.
Talvez é querer demais, mas fica a idéia.

Isso além do mais que necessário Credencial de pré-temporada. Seria um bom piloto de programa com vídeo, não?

Abraço, boas festas e ótimo 2011!

Luciano disse...

Caro Ico,

Sou mais um dos frequentadores assíduos do blog que nunca tinham se manifestado até agora. Conheci seu trabalho pelo gptotal e também por suas participações no podcast do grandepremio. Nestes veículos, assim como no blog, sempre me fascinou a forma sensata, imparcial e ética como você apresenta as suas opiniões de "insider".

Considero um privilégio não só ter assistido às corridas desta incrível temporada pela tv mas também ter sido levado a todos os circuitos, ainda que virtualmente, através dos seus textos.

Para mim o blog é excelente e no momento não tenho sugestões para melhorá-lo.

Parabéns pelo trabalho impecável e pela façanha de produzir tanto material sem abrir mão da qualidade!

Unknown disse...

O blog é muito bom. Tão bom que não sei bem o que sugerir. Talvez mostrar mais seu lado guitarrista seja uma boa idéia. Além de apaixonado por automobilismo também sou músico, o que é mais um motivo para passar sempre por aqui.

Parabéns não só pelo blog, também pelos outros meios que você utiliza tão bem para trazer informação sobre este esporte que amo tanto.

Paulo Gouvêa Jr. disse...

O blog evoluiu muito nestes 2 anos desde acompanho... Sinto a falta das miniaturas e de um pouco do GPL... Seria interressante na fase européia da F1, que coincide com Le Mans, 24h de Nurburgring, alguns pitacos de quem está pertinho e domina bem o alemão como é o seu caso... mantenha a sessão viagens que é ótima tb...
abs

Eduardo Silva disse...

Parabéns!!! O blog é leitura obrigatória e frequente para caras que como eu adoram esporte a motor + ROCK do bom!!!!!!!!

abs!!!

Anônimo disse...

obrigado,
que o próximo ano seja igualmente bom
ótimo blog.

José A. Matelli disse...

Que tal uma seção chamada "tutorial"? A idéia é pegar algum engenheiro de um time qualquer, numa corrida qualquer, para explicar o funcionamento de um componente, um sistema ou de um acerto do carro para uma determinada condição.

fidalgo disse...

já li aí em cima esta ideia, e queria apenas sublinhar

Um canal de video para mostrar mais do mundo da F1 (os autódromos, as cidades, o paddock)

de resto o blog é muito bom. eu não mexeria muito

parabéns

Leandro Martinuci disse...

Essa do 'tutorial' sugerido pelo Jose Matelli é bem legal. Esperamos que alguma boa alma te ajude com este tema, pois vá saber se conseguirá alguém disponível a isso nas corridas.

Ico, acho suas críticas e observações excelentes, muito acima da média por aí. Talvez o que pode ser feito é um número maior de postagens sobre o mundo político, porém com uma análise mais enxuta. Vc aumenta a quantidade (objetivo) e diminui a quantidade.

Fora isso, seu blog é realmente muito, mas muito bom mesmo.

Parabéns por tudo.

Anônimo disse...

Ico,

assim como um montão de gente já disse, não tenho sugestões para uma melhoria(?) do blog... pelo menos por enquanto, nada me vem à cabeça...

Seu blog é leitura obrigatória para todos nós que gostamos de F1 e, principalmente, para nós que gostamos de uma cobertura da F1 bem feita!

Admiro sua disposição de gravar o CREDENCIAL, depois da cobertura 'in loco' dos GPs, de viagens nem sempre confortáveis, etc, e ainda por cima responder a TODAS as nossas questões de forma bem atenciosa e respeitosa. Muito obrigado por isso!

Acho o blog muito bom como está, mas também entendo que não dá pra ficar parado no tempo...

Enfim, um abraço e, que venha um, de novo, bom ano em 2011!

Renato Breder

tibone disse...

Nem preciso dizer que sou fã do Credencial, né ?

Como melhoria, mais miniaturas, sempre é legal ver fotos delas, e tu sempre fazes uma ligação entre a foto e uma história.
E a parte do "guitarrista amador" muito me interessa.

Mas um dos teus textos que mais me marcou, foi o Uma Volta em Monza com o pé embaixo. Achei MUITO maneira como tu descreveu a volta, cada curva, cada pista. Adoraria ler essa volta virtual em outras pistas. Mesmo as que não tem ainda muita história, como Singapura ou Coréia.

Se precisares de uma mão na parte técnica, seja em edição de audio (que é minha área principal de hobby) como algo de video (que seria um "sub-hobby") tens meu contato.

E aproveita as férias, rapaz.
Só pq ficou famoso ao lado do Mick Jagger acha que não precisa? hehe.

Ah, um link para o meu myspace aqui no site, essa seria uma ÓTIMA melhoria, hehehe.

Abraços Ico, e desde já Feliz 2011.

Carlos R. Pressinatte disse...

Ico, eu sou um destes que passa aqui diariamente (mais de uma vez) e que quase nunca comenta nada.

Em minha opinião, não tem muito o que mudar no blog não, o formato está ótimo, assim como o conteúdo.

Mas, como sugestão, gostaria que você detalhasse mais o processo das viagens ao longo da temporada. Cara, foi fantástica aquela narrativa da viagem de volta da China este ano, um dos melhores posts do blog, com certeza. Gostaria muito de ler mais sobre suas viagens e o contato com os países visitados e as pessoas de diferentes culturas.

Parabéns pelo trabalho e muito obrigado pela atenção.

Abraços, Carlos R. Pressinatte.

Guilherme disse...

Caro Ico,

Primeiramente, quero que saiba que, após ter acompanhado vários blogs de fórmula 1, percebi que o seu é o melhor de todos! Cara, como curti quando vc, ao final do ano, escolheu 3 blogueiros “concorrentes” para postarem em seu blog – achei a idéia fenomenal, pois pudemos conhecer outras pessoas que escrevem com perfeição sobre o esporte à motor.
Sempre acompanho o seu blog, onde me arrepio quando leio suas análises, que considero técnicas e “cools”. Vale lembrar quando vc fez a análise da temporada de 2010, ou quando traduziu aquela matéria sobre a análise das pistas de 2010 que o Sutil deu à revista alemã Kicker.

São trabalhos como o seu que fazem nós, apaixonados por velocidade, continuar acompanhando e estudando o mundo da F1, apesar de termos de aturar o Sr. Bueno batendo papo durante as transmissões das corridas na TV aberta.

Por favor, jamais pare de destruir nossas curiosidades do mundo da F1 com suas informações altamente atualizadas e relevantes.

Quanto à mudanças, creio que poderia haver uma seção no blog para as dúvidas dos internautas sobre o mundo da F1, não apenas da temporada em andamento, mas detalhes mais profundos da modalidade.

Do resto, meu amigo, está tudo perfeito- quase como uma volta do Senna em Mônaco sob chuva!

Um forte abraço,

Guilherme

A.S. disse...

Luis Fernando Ramos

" Blog do Ico " está nos meus favoritos e é por mim visitado todos os dias há vários anos, embora não comente muito é um local que visito por gosto há vários anos, não sei dizer quantos, desde os primeiros tempos em que tudo isto era mais simples.
Dou os parabéns e sinto-me parte mas por isso mesmo deixo apenas uma sugestão : quando o blog foi criado ele apostava muito em falar do passado do automobilismo e com o passar dos anos acho que cada vez mais a quase totalidade é dedicada á F1 actual, entendo em função do seu trabalho mas não esqueça as histórias do automobilismo do passado, não esqueça o GPL , não esqueça o espirito dos anos 60 e 70 e que estava tão presente no automobilismo, nos traga mais histórias e fotos desse tempo e continue este trabalho...coisa para se orgulhar.

quantos anos são Ico ?

Cumprimentos de Portugal

ba disse...

Só tenho um pedido: não se venda a nenhum portal. Sei que muita gente faz do blog um ganha-pão, mas essa "muita gente" também tem que assinar contrato vetando isso, vetando aquilo, etc. etc. etc.

O blog está excelente e só temos que te agradecer por fazer um trabalho desse nível!!!

Grande abraço e boas festas!

PS: ponha mais a Pipoca pra participar do Credencial!!! É legal, sério!

Paulinho disse...

Acompanho diariamente seu Blog, e espero que continue com a mesma qualidade em 2011! Abraço!

Alexandre Reis disse...

Caro Ico,

Todos os frequentadores deste espaço sabem que você é um jornalista diferenciado. Este seu pedido de sugestões para a melhoria do espaço é mais uma prova disso.

Uma coisa que gostei no blog e que acho que seria legal se fosse feito mais vezes, dentro das possibilidades, seria a escolha de perguntas dos leitores do blog para algum piloto, nos moldes da entrevista exclusiva com o Kubica.

Mas não tenha dúvida que o blog é parada obrigatória para os apaixonados por F-1.

Grande Abraço!

Alexandre Reis / Goiânia-GO

Sílvio disse...

Ico,

Tenho muita curiosidade de saber como funciona a logistica das equipes, principalmente quando temos corridas em finais de semana consecutivos. Gosto muito também quando você trata das culturas locais.

Sílvio

Unknown disse...

Acho o blog perfeito como esta. A mistura de "nerdisse" com outros assuntos e o ponto forte. Tambem gostei da colaboracao com outros blogs.

Uma sugestao e de diminuir o comprimento do credencial. Talvez utilizando um sistema de votacao como o Google Moderator. Por exemplo: http://www.google.com/moderator/#16/e=335cd

Keep up the great work!

Gustavo Wien disse...

Ico,
O blog e o Credencial estão muito bons. Parabéns!

Gosto muito da forma como o Credencial é feito, sem pressa, analítico e abrangente. Mantenha!

Do blog, além é claro das notícias de dentro do circo, as pitadas musicais são excelentes.

Como sugestões, incluiria o seguinte:

1. No blog, mais dicas culturais dos locais por onde você passa.
2. No Credencial, entrevistas dos pilotos e insiders selecionados após os GPs.

Abraços e keep up your good work!

John White disse...

Ico, acho o seu blog incrível!
Eu não mecheria muito, mas se me permitir, gostei muito quando narrou as suas peripécias e aventuras lá na china...a terra do futmassage...esses tipos de estórias pra mim são fundamentais...cômicas e nos aproxima mais de você, assim passamos a acreditar que você é um ser humano normal...(difícil de crer)hehehehehe pra mim é isso...e só

Marcelonso disse...

Salve Ico,

O pessoal se manifestou mesmo hein!

A sua página é bem interessante, sempre com material de qualidade e com muita propriedade sobre o assunto e ainda por cima com imparcialidade. Quanto a isso não penso que deva mudar.

Mas no formato, talvez fosse preciso, buscando deixar o blog mais dinâmico, onde pudessemos achar as materias um pouco mais antigo com mais velocidade.

Por exemplo, na época das corridas uma aba,com as sonoras,fotos da corrida em questão, do local, etc.

No mais, a casa aqui é de primeira linha.
Grande abraço,Boas Festas .

Dá uma passada lá meu se puder.

Ricardo Cosme disse...

Olá Ico, acompanho seu blog desde o ano passado e visito ele todos os dias aqui do trabalho na hora do almoço, e nem sempre dá tempo de ler tudo mas vejo em casa depois.

Uma das matérias mais interessantes que gosto muito de ler são sobre os aspectos técnicos da formula 1 em geral, vou dar algumas sugestões de pauta: como funciona isso aquilo etc, tipo quanto tempo dura uma pastilha do freio (a do meu kadett dura meses kkkk!!!), como funciona a largada, como é preparado o pace car, como será o turbo novo do motor 4 cilindros, o combustivel usado na formula 1 e liquidos em geral são os mesmos que uso no meu kadettão??, o que os pilotos comem antes de ir a prova, e se eles precisarem ir no banheiro como faz???? o que o pessoal do box tanto vê naquele bando de monitores na frente deles, o que são as dezenas de botões na barraquinha do pit de cada equipe, quem são os brasileiros no backstage da formula 1 e o que fazem e como chegaram lá, como funciona a telemetria e que parâmetros elas informam, como os mecânicos conseguem deixar o box sem um pingo de óleo no chão, quais são as ferramentas que só existem num box de formula 1, e eu tenho mais umas duzentas sugestões, se você quiser posso ir te mandando por e-mail, pra qual eu mando? um forte abraço, admiro muito seu trabalho (e tenho uma pontinha de inveja também ahahah) e me faça o favor de não deixar nenhum dia sem matéria nova no blog, pq corrida só em março!!!

Unknown disse...

Grande Ico:
A cada ano, nota-se a melhoria contínua da qualidade, seja no mérito das análises técnicas, seja na alma que v. coloca nos comentários e nos assuntos "correlatos", especialmente a visão candente que nos traz dos locais visitados. E isso provoca uma aproximação aconchegante a nós, leitores contumazes, fazendo do blog um bate-papo numa sala amiga, faltando apenas uma boa cerveja ou um bom vinho para acompanhar. O Ico pessoa, com a Pipoca, com o relato das aventuras e das venturas pelas trilhas da F1, com as miniaturas que sei de suas estantes domésticas, nos transportam a um mundo onde muitos de nós gostaríamos de estar, vivendo, a seu lado, as emoções da presença "in loco" que v. transmite tão bem em sua voz e na escrita correta e bem equilibrada.
Li muitas sugestões de seus outros leitores. Eles oferecem uma gama muito ampla de eventuais caminhos a seguir, mas enfatizam que o que já existe é excelente! Talvez v. possa construir algum novo experimento, testando um incremento nas matérias visuais, possivelmente com um link específico. A meu ver, entrevistas com o pessoal dos bastidores e com os anônimos que compõem o cenário das corridas são sugestões a serem consideradas.
Mas continue com essa visão onde o técnico, o humano e a paixão formam um equilíbrio sensato e fascinante, percebidos por todos neste "blog-do-ico".
Parabéns (mais uma vez) de um pai orgulhoso!

Unknown disse...

Olá Ico, sou leitor assíduo de seu blog, às vezes faço alguma pergunta para ouvir sua opinião no Credencial, mas em geral não costumo fazer comentários.
Seu blog é excelente, mas se por ventura for acrescentar alguma coisa, o que sinto falta é das informações in loco das corridas, por exemplo, uma matéria comentando os treinos e listando a classificação dos pilotos, tipo as informações que a gente houve no pole position da rádio bandeirantes, pois não é sempre que temos a oportunidade de ouvir o programa.
Um grande abraço e parabéns pelo blog.

Ron Groo disse...

Tem nada para mudar não, apenas manter.
Sei que o foco é automobilismo, mas pouca gente fala de música ou posta as mesmas com tanta classe.
Tá certo que temos gosto parecido no assunto, mas...

Vida longa ao blog.

Gabriel Souza disse...

Fala, Ico, tudo bem?

Há algum tempo não apareço por aqui...

Bom, melhorar?? Difícil hein. Cara, gosto de tudo por aqui. Os textos, os sons, todos são muito bacanas.

O que eu acho imprescindível são as matérias sobre a parte técnica da F1, algo que não se vê por aí. O Credencial nem se fala...

E continue com as fotos, por favor!

Grande abraço e um ótimo final de ano!!

Anselmo Coyote disse...

Oi, Ico.
Seu blog é mto bom e melhorar é tarefa meio hercúlea, mas é possível, claro.
Credencial com vídeo seria genial. Mas, se não der, pelo menos tente gravar com volume mais alto, para ser ouvido tbém em laptops sem o uso de fones de ouvido.
Grande abraço.
Anselmo Coyote.

Pedro Araújo disse...

Ico, não consegui pensar em nenhuma sugestão, mas tenho um pedido: mantenha o podcast!

Abraços a todos

Anônimo disse...

Algumas sugestões:
1. Fotos em alta resolução;
2. Detalhes tecnicos (como funcionam) das novidades dos F1, eu por exemplo fiquei um tempão boiando e não compreendia como funcionava o duto da McLaren;
3. Musica sempre!
4. Fotos dos capacetes dos pilotos;
5. e sempre que puder relembrar fatos da F1 dos anos 60, 70, 80...

Abraços

Jorge Ortiz

Fabrizio Salina disse...

Caríssimo,
Tudo está muito bem colocado.
Acho que o credencial às vezes fica muito longo... poderia ser divido, por tópicos, assuntos.
As gravações tb podem melhorar a qualidade do som. Algumas ficaram péssimas de se ouvir!
No mais, um post com o resumo de cada mês, com links para os posts referentes aos assuntos.
ABS

Barata disse...

Ico, minha rotina no trabalho é: ligar o computador, acessar o seu blog, ler os principais jornais do mundo e começar a trabalhar. Nessa ordem. E isso já diz muita coisa sobre a importância do que você posta aqui, não é? ;)

De conteúdo você não preciso mudar uma vírgula.

Minha sugestão fica pro credencial. Talvez valha a pena você pensar em alguma forma de indexá-lo. Ele já tá quase um programa de rádio mesmo! É porque é difícil escutar todo de uma vez e é muita informação para prestar atenção sem perdas. Nossa atenção auditiva é bem menor que a visual, não é mesmo.

É isso. E só isso. Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho.

Jean disse...

Olá Ico,
Além do melhor do Brasil, teu blog é um dos melhores da net.
Há dois blogs que não deixo de ler, o do Ico e o do Saward, os outros a gente percorre, pega uma coisa em um, outra em uma pagina diferente.
Gostei muito de você abrir espaço para outros blogeiros, sempre procurou um ponto de vista novo, o blog da Juliana: ‘faster F1’, foi uma descoberta.
A minha sugestão,como de muitos nesses comentários, e de postar sobre a parte técnica, para entender porque um carro é melhor que outro, há uma disputa de inteligência ali, que é fascinante, mas á qual não temos acesso. Não fico satisfeito com a explicação-chavão que tal time tem mais dinheiro.
Poderia ser 'a posteriori', durante a temporada os caras não vão explicar seus segredos, mas depois, deve haver mais facilidade de mostrar porque a RB foi melhor mecanicamente, como o duto da Mac Laren, consegue ser mais eficiente....... esse tipo de coisas. Não sei se você tem tempo para tudo isso, mas procuro um blog que tem essa abertura.
No mais, parabéns pela sua dedicação, e boas festas.

Harerton disse...

Ico,

Tá tudo ótimo. Através da leitura dos seus textos dá pra se sentir circulando dentro do paddock.

Keep up the good work!

Feliz natal e um 2011 cheio das bençãos de Deus.

[ ]'s

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Gente, obrigado demais pelas sugestões e pela maciça participação! Muitas das ideias que vcs deram já estavam alinhadas para o ano que vem, mas outras eu realmente não havia pensado e são realmente excelentes. Legal, a base para mais um ano bacana do blog está criada.

Grande abs à todos!

Kohara disse...

Chegando atrasado (parece um mantra de vida meu. =OP)

Quanto ao blog, é uma das paradas obrigatórias da internet pra quem gosta de F-1. Só tenho uma sugestão para o Credencial. Você poderia fazer uma ou duas edições na inter-temporada. Afora isso... Keep pushing. Parabéns pelo trabalho.

Boas festas e ótimo ano de 2011 pra vc.

Kohara

Dennis disse...

Ico, o seu blog já é muito bom, muito provavelmente o melhor sobre F1. Uma sugestão, embora acho que seja dificil para vc colocar em prática, seria uma maior assiduidade de posts analiticos sobre a classificação pois notei que durante alguns GPs esta análise não apareceu e também um post rápido no dia do GP falando das expectativas para a corrida, provavelmente vc não teve tempo para isso, mas é a única coisa que posso dizer que faltou no seu blog.

Antonio A. Moro Jr. disse...

Ico, acompanho noticias da F1 diariamente, inclusive seu blog, que acho o melhor no assunto. Adoro quando tem um texto novo, a leitura é meu lazer! Acho que tudo que é veiculado aqui é muito bom.
O que eu gostaria, a mais, e talvez seja um pouco difícil de conseguir, é análises de onde a equipe trabalhou o carro para melhorar (explicar, por exemplo, qual foi a modificação no carro e como essa modificação funciona, melhorando o desempenho).

De outro vértice, sou um apaixonado por miniaturas F1, porém, acho que são muito caras, portanto, como sei que isso também lhe é um hobby, e como viaja bastante, gostaria de dicas de onde conseguir as miniaturas de forma barata. Poderia, por exemplo, quando postar as fotos de miniatura dar dicas de lojas e de onde se consegue com preços acessíveis

Ricardo disse...

Ico, o blog é perfeito. Provavelmente, é o espaço mais preciso da internet, não aumentando notícias, nem caindo no fosso das discussões inúteis. Pelo contrário; sempre nos provê de uma análise fria e certeira. Realmente não tenho sugestões, fato que esse blog supre todos os eventuais conselhos que poderia dar. Enfim, está de parabéns. E a sua relação com o público é admirável, instigando o mesmo a refletir sobre tais assuntos, e convidando-o a analisar o esporte de uma forma muito mais complexa e plena que habitualmente faria.

zamborlini disse...

ico
sou leitor diário do blog e te escrevi poucas vezes. numa delas, te sugeri falar um pouco sobre a culinária dos locais que visita durante o ano. acho que a dica continua valendo. gosto de tudo no blog e a reclamação seria mais posts.
abraços
e boas festas
zamborlini

DGF disse...

Ico,

Pra mim, é óbvio que o seu grande diferencial é estar lá dentro em contato direto com os pilotos e quem monta o circo da F1.

O que gostaria de ler mais e mais (e busco sempre isso em outros blogs tb) são entrevistas com pessoas-chave nas equipes falando sobre características técnicas, tanto do carro quanto do piloto.

Um exemplo é sua série de entrevistas com os engenheiros dos pilotos brasileiros. Adoro saber no que a maneira de um ou outro pilotar influi no comportamento do carro e como os engenheiros fazem para compensar um ou outro tipo de pilotagem.

Acho isso a coisa mais sensacional da F1 e é algo muito pouco explorado pela maioria dos blogs.

Um exemplo clássico é a história do Rubinho com os freios da Brawn ano passado. Esse aspecto da temporada do Barrichello é largamente desconsiderado pela maioria ou, quando tratado, não o é feito em detalhes.

Acho que todo piloto e equipe tem uma história dessas e esse "raio-x" da F1 só quem está lá dentro pode ter.

Acho que buscar esses detalhes seria algo sensacional e enriqueceria seu blog para além do quão extraordinário ele já é.

No mais, seu blog é excelente.

Abraços!

Unknown disse...

Compartilho da opinião do Marcelo (cascavel), gostaria de ver mais informações técnicas. No mais, acesso o Blog todos os dias, acho que isso já diz tudo.

Abs, e Boas Festas a todos!!!!

Unknown disse...

Cara, gosto mto das músicas, dos rankings q faz e das excelentes coberturas. Com certeza seu blog é um dos mais completos e mais imparciais sobre F1 no Brasil. Antigamente lia somente o do Seixas, depois passei a ler o do Flavio Gomes e depois o seu. E posso dizer que quando quero alguma informação in loco e em primeira vão, é aqui que venho primeiro. Visito quase todos os dias e tenho cada vez mais me surpreendido com o que vejo.
Continue assim...

fabehr disse...

Ico
seu blog é o melhor!
Se conseguir incrementar, parabéns antecipadamente.

como sugestão, q tal videos semanais?
novos, antigos... tantufaz
abç

Anônimo disse...

Ico,

Acompanho o blog há bastante tempo. O principal motivo que encontro para sempre voltar e checar as novidades é seu ponto de vista particular. Você não se limita a mostrar e contar como foi determinada corrida, você nos fala sobre o hotel, sobre a cultura local, sobre as dificuldades, sobre a comida, etc, etc.

Esse diferencial só encontro aqui e valorizo isso muito. Eu me sinto como se estivesse vendo com seus olhos e isso é legal.

Espero ter contribuido.

Paulo