quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BRUNO SENNA VERSUS NICK HEIDFELD

A Renault anunciou há pouco sua programação para os testes desta semana em Jerez de la Frontera:

“Vitaly vai pilotar o R31 na quinta e na sexta, como planejado originalmente. No sábado e no domingo, daremos quilometragem para Bruno Senna e também vamos avaliar Nick Heidfeld, que é um potencial substituto para Robert Kubica. A ordem exata de pilotagem no final de semana será definida na sexta à noite”.

O curioso é que as ações para os dois pilotos parecem ter sido invertidas. Afinal, com tantos anos de Fórmula 1, a Renault não precisa avaliar Nick Heidfeld. Para isso, bastava telefonar para Peter Sauber para entender se a falta de familiaridade com o carro foi a única explicação para o fato dele ter andado atrás de Kamui Kobayashi nas últimas corridas do ano passado. Assim, dar quilometragem ao alemão seria o mais adequado.

Quem precisaria ser avaliado, neste caso, é o brasileiro Bruno Senna. Já disse mil vezes, o ano da Hispânia não serve como base para nada. Mas o brasileiro apresentou sinais positivos quando andou pela Honda. E sabe ter uma chance única nas mãos. Vai ser bem interessante saber que tipo de trabalho o time vai lhe dar e que tipo de expectativas colocarão em cima dele.

Para mim, a escolha da Renault é meio óbvia: pelo potencial do R31, o time vai precisar de alguém com experiência para desenvolver o carro. E a melhor opção disponível no mercado é mesmo Nick Heidfeld. Mas sabemos que o alemão não tem a força do carisma de Kubica para empurrar a equipe e também, ao contrário do polonês, não irá conseguir resultados acima do potencial do carro.

Enfim, acho que o ano da equipe foi irremediavelmente comprometido pelo ocorrido no último domingo. E, pensando assim, deixaria a vaga para Bruno Senna (ou, se eles preferirem, para Romain Grosjean, Fairuz Fauzy, Ho-Pin Tung ou Jan Charouz). Afinal, Nick Heidfeld (ou De la Rosa, Klien, etc) já teve oportunidades o suficiente na Fórmula 1. Seria bacana ver o time dando uma chance de ouro para gente nova, algo tão difícil no formato atual da categoria. Um ato que iria completamente ao encontro do discurso de Eric Boullier no lançamento do carro, quando anunciou aquele punhado de pilotos de teste.

Resumindo, eu iria de um garoto. Mas acho que eles vão de Heidfeld.

14 comentários:

Ron Groo disse...

Olha, por mais que eu queira ver Bruno andando em um time bom, neste caso eu não teria nem dúvida. Nem pestanejava em escolher o Heidfeld.
É muito mais piloto e muito mais experiente.
Não é um Kubica, mas é o que mais próximo (ainda que distante pacas) chega do polonês.

PrincessF1 disse...

Acredito na chance de ouro se o Bruno superar Heidfeld na pista. Braço conta nessa hora (ou não).

Anderson Nascimento disse...

Heidfeld é a melhor opção. Nas com ele dá pra se saber o que será da Lotus Renault neste ano: um time que sempre estará nos pontos, mas não brigará por vitórias. Já com Bruno senna existe um grande ponto de interrogação. Pode ser que ele surpreenda e brigue por pódios e mostre o talento escondido dentro de si. Mas pode ser que não, é uma aposta arriscada. Se fosse eu, iria de Heidfeld, se no lugar do Senna fosse o Di Grassi, escolheria o brasileiro. Abraços!

Rod disse...

Acho que esse procedimento todo é só pro Bruno não poder reclamar depois pelo fato do chefe do time ter dito numa semana que o Senna era o terceiro piloto com certeza, pra depois colocar o Heidfeld. A única chance do Senna é se ele colocar 3 décimos ou mais em cima do alemão, e der informações muito precisas pros engenheiros, enfim, surpreender muito os caras.

Mesmo assim tô torcendo pelo Bruno, ele (assim como o Kubica) é um cara com muito pé no chão e trabalhador, merece uma chance, coisa que o Heidfeld já teve de sobra.

Aliás, muito bonito o banner em homenagem ao Kubica. Estamos todos na torcida pra ele voltar a pilotar ainda nesse ano, ele é um futuro campeão.

Ricardo disse...

E o Kimi? Não teria chances?

Anônimo disse...

Nao teria nem duvida Heidfeld com certeza!!! Bruno vc vai me desculpar mas vc ainda nao ta pronto para um carro como esse!!!

Bruno e muito chorao so colocarao ele nessa lista p nao ter q ouvir ele choramingando na midia o ano inteiro.

O Heidfeld nao deve ta nem de cabeca quente,ja sabe que esse lugar e seu!

alex disse...

ta dando pinta q vai dar bruno nisso ai..seria legal pacas..

Fernando Kesnault disse...

Ora, ora Ico...escolher esse braço duro do B.Senna é apostar no jacare contra o Tarzan.....ele é muito ruim, não merecia estar por aí...mas como tem sobrenome famoso...por isso que a f-1 tá uma merda...com desfile em fila indiana...

Victor disse...

A experiencia do Heidfeld com os pneus dessa temporada já coloca o Heidfeld com um pé e meio dentro do cockpit...só um milagre sennistico pra que aconteça o contrario

Marcelo Urânia disse...

será q é tão caro tirar o mito kobayashi da sauber? heidfeld não fede nem cheira, prefiro o Senna. Ou melhor, prefiro o Di Grassi, mas ele nunca está nos lugares certos hehe

Rodrigo disse...

Marcelo, o di Grassi seria mesmo uma opção interessante, ele é inexperiente mas entende muito de engenharia e desenvolvimento de carro, uma boa mistura

Barata disse...

O Bruno está tendo a oportunidade que jamais esperou ter. Agora ele que faça por merecer e coloque alguns décimos de vantagem em cima do Heidfeld. A carga de sorte já foi gasta, agora é hora de mostrar competência e agarrar uma oportunidade que caiu do céu.
E é claro, torço para que ele demonstre essa competência.

Billy disse...

Pelas declarações de hoje de Eric Boullier, me parece infelizmente que este teste já está de cartas marcadas. Disse ele que, se a equipe estiver satisfeita com o trabalho do alemão, vai contratá-lo. Heidfeld não vai comprometer, é bom piloto e tem um boa sensibilidade para avaliar os pontos fortes e fracos do carro. Só perderá a vaga se fizer uma besteira enorme e, se Bruno e ele andarem com a mesma quantidade de gasolina, tomar um segundo do brasileiro, por exemplo. Eu apostaria em Bruno, não por ser brasileiro, mas simplesmente para fugir da mesmice, testar o rapaz para, quem sabe, ter uma agradável surpresa. De Heidfeld, sabemos o que esperar.

Pode parecer besteira, mas outro dia estava fazendo uma prova de inglês e um texto falava sobre um homem que tomava importantes decisões jogando um dado. Se o número caísse ímpar, ele nada fazia. Se fosse par, ele arriscava. Fazia isso porque estava cansado de tomar decisões "seguras" e "aborrecentes". Segundo o texto, muitas coisas deram errado, mas foi assim que ele tomou coragem para conversar pela primeira vez com a mulher que seria sua esposa.

Às vezes, é isso que falta a nós, a mim inclusive!

Vinicius disse...

Para mim, se o lugar disponivel em questão fosse o do Petrov, não tinha nenhuma duvida que o Bruno já tinha sido escolhido, mas como o lugar em questão é o do piloto top da equipe, o Kubica, é claro que eles não iriam se arriscar com um piloto instavel como Petrov e outro cujo talento ainda precisa de provação como Bruno Senna, nesse caso a possivel escolha de Heidfeld , seria da fato a mais adequada, apesar de toda a torcida em contrario do Ico.

Claro que Heidfeld não tem o mesmo carisma e velocidade do polonês, mas pode tocar o barco sem maiores problemas.

Quanto ao Bruno, acredito que ele ainda correrá neste ano, mesmo que perca o duelo com Heidfeld, depende apenas de Petrov...