sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

McLAREN MP4-26

Dia corrido hoje como são os dias de viagem. No momento estou no aeroporto de Zurique, onde cheguei num avião lotado de membros da equipe Sauber e com um tranquilo Adrian Sutil que veio no meio do povão da econômica, foi atencioso com os pedidos para fotos e autógrafos e se disse “muito satisfeito” com o teste de ontem com a Force Índia do ano passado.

Sua equipe, aliás, anunciou hoje a renovação dos laços técnicos com a McLaren. E é o time prateado que ocupa as manchetes sobre a categoria hoje com o lançamento do MP4-26. Difícil buscar uma análise detalhada de um modelo que, o time mesmo admite, tem alguns segredos guardados. Soluções diferentes pro escapamento? Veremos.

Mas as entradas de ar laterais em forma de “L” e a outra que fica na carenagem logo em cima do motor mostra que o time resolveu inovar para atender ao “Santo Graal” dos projetistas neste inverno: gerar mais aderência na parte de trás - que ficou comprometida depois da proibição do difusor de fundo duplo.

A solução deles foi canalizar para o parte inferior da asa traseira o maior volume possível de ar. A sofisticação destes caminhos nos faz imaginar o quanto de tempo foi investido no túnel de vento, mesmo com as restrições impostas pela FIA. Nessas horas aparece a vantagem ter uma equipe com grande estrutura para colocar um time trabalhando por muito tempo num carro novo enquanto o resto desenvolvia o da temporada em disputa.

“Inovar” também foi a palavra de ordem na Williams, com uma caixa de câmbio baixa e compacta, e na Renault-Lotus, com os escapadores “para a frente”. O tempo (e os dados dos computadores) vão dizer qual delas chegará mais rapidamente ao mesmo nível do ano passado quanto a pressão aerodinâmica na traseira. Curiosamente, a Red Bull e a Ferrari trouxeram mais uma evolução do que uma revolução na traseira de seus carros em relação aos modelos anteriores. Ainda assim, as duas saíram de Valência até mais satisfeitas do que imaginavam em relação a seus carros novos, que nasceram muito bem.

O ano mal começou e a guerra de engenharia já está no seu ápice. Para quem se interessa por isso, a F-1 é um prato cheio!

9 comentários:

Érico disse...

Há um boato nos fóruns de atlasf1.com que a Ferrai não está satisfeita e já projeta estar a 0,5 segundos da Red Bull. Pare que a fonte é o amus.

Há verdade nisso?

Alex Couri disse...

q carro lindo!

Marcelonso disse...

Ico,

O grande barato é assistir a apresentação de modelos que procuram fugir do lugar comum.

A McLaren já faz tempo que procura estar na vanguarda!

abs

Dé Palmeira disse...

É o carro mais bonito até agora na minha opinião.
Mas como dizia o Enzo Ferrari, carro bonito é o que vence corridas.

olavoito disse...

Olhando no modelo 3D:

http://mclaren.com/2011revealed/

(é só instalar o plugin e rodar)

não se deu para perceber, mas exite um plano que segue abaixo do bico. Começa atrás do suporte do aerofólio dianteiro e segue até o fim do bico já perto da suspensão. Mais um apetrecho novo escondido.

[]s
Olavo

olavoito disse...

Examinando melhor o bico do carro, parece que o “queixo” tem duas funções:
A primeira é criar uma zona de baixa pressão debaixo do bico e direcionar o fluxo de ar para o vale do L.

[]s
Olavo

Anselmo Coyote disse...

Ico,

Perdoe-me a ignorância. Mas, canalizar para debaixo da asa traseira vai é diminuir o downforce, não?

Abs.

Elmo disse...

Putz. O Ico era a minha derradeira esperança. Pelo visto, nenhum dos jornalistas que eu acompanho publicou algo ainda sobre o acidente do Kubica. Abraço!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Anselmo, a ideia é canalizar o ar para a lâmina inferior da asa traseira. Não ficou muito claro no texto, sorry.
Abs