Em cima do cancelamento do GP do Bahrein, perguntei aos meus seguidores no twitter que lugar eles gostariam de ver no calendário da F-1, numa escolha livre e informal. Foram várias sugestões e deu para ver que o pessoal tem uma nostalgia por muitos traçados que já passaram pela categoria. Mesmo assim, o primeiríssimo lugar é inédito na categoria. Vamos conferir o top 5 escolhido por vocês:
PORTIMÃO (10 citações)
O circuito no sul de Portugal é a primeira escolha da maioria. Não é para menos: a pista atende aos padrões exigidos pela FIA para a F-1, é moderna e tem um traçado muito interessante, com mudanças de nível, freadas em descida e, aparentemente, alguns pontos de ultrapassagens que sugerem uma corrida movimentada por lá. Sem falar que fica numa região maravilhosa. Um GP ali tinha tudo para ser um sucesso, desde que não se cobrasse uma taxa absurda para sua realização, permitindo ingressos a preços realistas. Quem sabe um dia, num futuro não muito distante...
ZELTWEG (6 citações)
Tá bom, eu “roubei” aqui, juntando quem citou o traçado antigo com os que falaram A1-Ring. Não importa. A pista que fica numa montanha sempre ofereceu corridas boas em qualquer variante, tem um elemento fantástico de “GP Rural” e um clima sempre imprevisível, com a chuva podendo chegar a qualquer momento por trás do cume dela. Tenho uma ligação sentimental com o lugar, obviamente, mas não por isso dá para dizer que é o lugar com mais chance de estar na (ou, voltar para) F-1 dentre o nosso top 5. Afinal, Zeltweg volta à ativa neste ano com o nome de Red Bull Ring. E se as latinhas do senhor Mateschitz continuarem a vender desse jeito, basta ele querer fazer “o seu GP” que ele faz.
ELKHART LAKE (5 citações)
É também uma pista que nunca esteve na Fórmula 1, mas com um traçado que não fica nada a dever para muitos dos circuitos “clássicos” da categoria: longo, seguindo naturalmente o curso de um terreno variável e com curvas de vários tipos. Enfim, um verdadeiro driver’s track que, com pequenas reformas em estrutura e áreas de escape, estaria apta para receber a categoria. Uma pena que jamais tenha sido considerada para a volta dela aos Estados Unidos.
ESTORIL (5 citações)
Vale citar que, além de Portimão e Estoril, duas pessoas colocaram apenas “Portugal”. O desejo da volta do país ao calendário é claro, uma pena que a realidade econômica de lá seja completamente incompatível com a irrealidade econômica da organização de um GP. Estoril foi palco de grandes momentos, como a primeira vitória de Ayrton Senna e uma ultrapassagem por fora de Jacques Villeneuve sobre Michael Schumacher. Certamente, um lugar que equipes e pilotos adorariam visitar de novo.
PAUL RICARD (5 citações)
O GP da França com sol a pino, abarrotado de gente nas arquibancadas e aquela interminável reta Mistral. Boas lembranças de um dia em que “La Grand Nation” ainda tinha seu evento e um punhado de pilotos e equipes no grid. Desapareceram todos, o que é uma pena. Paul Ricard foi comprada por Bernie Ecclestone e transformada num grande centro de testes, mas sem a estrutura ideal para receber uma corrida de GP. Nada que uma reforma não resolvesse, basta querer. Bernie não quer.
+++
Eu gostei das escolhas, e vocês? Mais sugestões?
(Fotos Williams e reprodução Internet)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
35 comentários:
Circuitos
Kayalami
Suzuka
antingo Jacarepaguá
@edsonblc
Todas boas sugestões. Eu só acrescentaria aí Imola, e com Tamburello, por favor.
Hermanos Rodríguez também seria uma boa.
Assim como o Mike: Imola!
Gostei das sugestões para Portugal. Mas um GP só virá para cá se o sr. Bernie Ecclestone mudar de ideias quanto ao pagamento para ter um GP. Ou isso, ou nunca vou ver F1 sem ser fora deste país.
Ico,
Também concordo com as sugestões.
Que tal uma enquete sobre as pistas que deveriam ser degoladas?
Eu cortaria o mal pela raiz, mandaria o Tilke para a Libia todo tatuado com a frase "Fica Kadafi"
abs
Por mim voltava Hockenheim, com suas interminàveis retas pela Floresta Negra.
Isso que está aí e que eles chamam de "Grande Prêmio da Alemanha" é, como diria o Boris Casoy, UMA VERGONHA.
Fuji.
Adelaide.
Paul Ricard.
Brands Hatch. Tinha esquecido de Brands Hatch...
Argentina.
Vou comprar mais Red Bulls para ajudar... :P
Laguna Seca.
Eu sempre gostei do traçado antigo de hockenhein.
Gostaria muito de ver a F1 no Autódromo de San Luis na Argentina.
Já vi tudo!!!!Portimão seria ótimo,mas tem pontos de ultrapassagens,então está fora!Pois a nova filosofia da F1 é justamente correr em circuitos como os chatissímos Tilkodromos,em que a pseuda corrida é decidida quase que prioritáriamente na classificação,ou quando muito na largada ou trabalho de box,dai para frente é aquele desfile. Sê depender de mim ,nunca gastarei meu dinheirinho,para ver uma corrida ser decidida no box.Ainda mais com esses pilotinhos brasileiros que nunca honraram seus torcedores.
L.A.Ferreira
Bem lembrado, Coyote! Ver os carros da F1 descendo a Corkscrew em Laguna Seca seria muito interessante!
Portimão está prontinha, é a melhor escolha entre as sugestões que foram dadas.
Também gostaria de Elkhart Lake, mas teriam que refazer a pista inteira, piso antigo e irregular demais para a fragilidade dos F1 de hoje.
Laguna Seca com certeza.
Gostaria de rever o TI Circuit em Okayama, o belíssimo circuito de Adelaide e porque não o Nürburgring Nordschleife?
laguna seca.. fale sobre este circuito tb Ico!
Abraço!
Para tentar garantir uma nos USA:
Elkhart Lake
Road Atlanta
Daytona Misto
Virginia
Mosport
Fora isso de lá ficaria:
Navara na Espanha
Zeltweg
Portimão
Imola
Hermanos Rodriguez
Por aquilo que leio, há um enorme ansio pelo regresso a Portugal. Está mais do que certo, mas como sabem, o Tio Bernie está mais interessado em dinheiro.
Acho que trocar os circuitos asiáticos (Bahrein, Abu Dhabi, Coreia, Singapura e Turquia) por três europeus e dois americanos (Portimão, Zeltweg, Paul Ricard, Portero de los Funes e Laguna Seca) seria o ideal.
Mas desses cinco a entrarem no calendário? Só por cima do cadáver do Tio Bernie...
Apenas lamento que mais ninguém foi na minha escolha de Mt Panorama (Bathurst). A pista é enrolada, cheia de curvas estreitas e sem áreas de escape. Mas acho que daria uma corrida e tanto.
Mas concordo com o Fred. San Luis (Argentina) também seria fantástico.
Abs
Kohara
Podem esquecer Paul Ricard, Bernie é proprietário da pista, e, para organizar uma prova lá, ELE teria de pagar pelo direito de realizar a prova. Para quem fez anuncio de relógio depois de ter sido espancado...
Portimão é ótimo, mas, pelas cifras que a FOM cobra, inviável.
Laguna Seca é ótimo... para as provas da Motogp. A pista é curta e o traçado estreito. Seria impossível a princípio a F-1 competir lá.
Então espero que Didi Mateschitz exerça sua influência e leve de volta a Fórmula-1 a Áustria.
O antigo de Hockenheim, com certeza. Tinha ultrapassagens, pouca necessidade de downforce(coisa que agora só temos em Itália e Belgica) e toda aquela beleza de floresta.
O que fizeram com a pista foi um crime.
Sem dúvida portimão em primeiro lugar!
Pena que em Portugal, a realidade econômica não dê para encher o bolso do Bernie.
em 2º lugar... Donnington Park
Gustavo
Eu sempre quis ver os F1 fazendo a Corkscrew... Portanto voto em Laguna Seca.
É sempre simpático ver dois circuitos portugueses nos mais votados, mas também juntaria a essa lista Laguna Seca.
Autodromo de Potrero de los Funes , Argentina
Buenos Aires
Portimão
Elkhart Lake
Haamelinna (Finlândia)
Brands Hatch
E alguns finados:
Jacarepaguá (antigo)
Interlagos (antigo)
Kyalami (antigo)
Nürburgring (antigo)
Hockenheim (antigo)
Qualquer coisa é melhor que esta baba do Bahrein. Mas as sugestões são excelentes.
ico
eu fico com o antigo le castelet.
incluisve a foto q ilustra a pista foi tirada em 1971. é pedro rodrigues com brm. foi sua última corrida de f1. ele morreria na semana seguinte numa prova de esporte protótipos na alemanha.
Argentina... mas não Buenos Aires. POTRERO DE LOS FUNES! (aka San Luis)
Ah, e Hermanos Rodriguez, com a Peraltada intacta, por favor.
Adelaide, e com chuva, por favor.
Ah, pode circuito "que já morreu", é?
Então nem me darei ao trabalho de digitar que o Pandini já leu mesmo os meus pensamentos. É só dar Ctrl+C, Ctrl+V:
"E alguns finados:
Jacarepaguá (antigo)
Interlagos (antigo)
Kyalami (antigo)
Nürburgring (antigo)
Hockenheim (antigo)"
Eram lindos demais...
Para dar uma quebrada nos eventos típicos da F1, colocaria uma prova noturna no oval de Bristol USA.
Postar um comentário