domingo, 13 de fevereiro de 2011

UM PASSO À FRENTE

Bruno Senna tem todos os motivos do mundo para ficar muito satisfeito com seu desempenho no teste de hoje em Jerez. Não adianta acreditarmos na validade da visão fria da folha de tempos e apontar que ele “foi um segundo mais lento que Nick Heidfeld”. Até porque, dentro dessa lógica, Bruno também foi um segundo mais rápido que Vitaly Petrov.

Mas ele, o russo, o alemão, a equipe e nós sabemos que estes tempos são pouco relevantes. O que conta neste momento para os times é o trabalho dentro dos boxes e a consistência na hora de provar as mudanças na pista. Afinal, o que nós não sabemos é a configuração de cada carro no momento em que o melhor tempo de cada um foi registrado.

Pelas informações que chegam, a Renault ficou satisfeita com o fato do brasileiro ter ficado a menos de dois décimos de segundo do tempo de Heidfeld com pneus novos. Comparando o volta a volta de cada, o alemão mostrou uma consistência melhor, o que é normal e esperado. Mas o brasileiro agradou bastante na conversa com os engenheiros.

Estou muito satisfeito com o dia. Peguei rápido o jeito de trabalhar com o KERS e com a asa. Mas o principal era passar bem as informações para a equipe e sinto que consegui isso. Para mim, sempre foi fácil reportar o comportamento de um carro e acho que eles ficaram contentes com o retorno que eu dei. As sensações básicas que eu passei sobre o comportamento dos pneus foram bem de encontro com o que diziam a telemetria e também os outros pilotos da equipe”, analisou ele falando aos jornalistas presentes lá em Jerez.

Ouvindo a gravação que a colega Karin Sturm me enviou, deu para sentir o piloto extremamente tranquilo e animado. Pelo que ela me passou, ele realmente não viu a oportunidade surgida inesperadamente como uma chance de lutar contra Heidfeld pela vaga deixada por Robert Kubica. Eric Boullier já havia deixado claro que o alemão seria o escolhido se não decepcionasse no sábado - e ele foi muito bem. O “duelo” que a gente achava que aconteceria acabou ali.

Inteligente, Bruno aproveitou para também deixar seu cartão de visitas para a equipe. E parece ter conseguido mostrar que tem potencial para se integrar bem e contribuir para o crescimento de uma equipe de grande estrutura. Algo que, orçamento à parte, muita gente duvida que Vitaly Petrov consiga.

No saldo final, o brasileiro deu um passo pequeno, mas importante, no seu projeto de voltar à F-1 como titular. Se o russo for irregular neste ano como foi em 2010 - e se a segurança econômica do time permitir - a Renault deve promover uma mudança no seu segundo cockpit no ano que vem. No papel de piloto reserva, aproveitar as chances que aparecem para mostrar seu potencial é o máximo que Bruno Senna pode fazer. E foi o que fez hoje.

(Foto Renault)

10 comentários:

Dé Palmeira disse...

Bacana que ele tenha se saído bem.
pelo menos mostrou que é bom profissional e tem potencial pra ser titular algum dia.

Marcelonso disse...

Ico,

Bruno fez o que se esperava, não fez bobagem,e foi razoável.

Para a "primeira vez de verdade",diria que foi um bom começo.

abs

Rafael Dias Santos disse...

Belo texto, Ico.

Eduardo Casola Filho disse...

A diferença de tempos se deu porque o Heidfeld conseguiu um stint de 8 voltas rápidas onde conseguiu um bom tempo com condições ideais. No dia seguinte no mesmo período onde o Bruno poderia tirar um bom tempo, choveu e a comparação ficou inviável, mas em igualdade de condições, fizeram tempos muito próximos. Até acredito que o Petrov é o mais fraco dos três, mas é o que tem mais poderio financeiro. Mas o Bruno fez um bom trabalho sim. Isso é que conta!

Celso AM disse...

Ico, olha como são as coisas..
Lembro que no ano passado o Heidfeld foi o piloto que mais vezes criticou o Petrov, tanto por este ser pagante como por sua "deficiencia" técnica...
E agora são companheiros de equipe...
Quero ver o que ele vai falar do russo agora...hehe

Abraço! Ótimas análises..

Anselmo Coyote disse...

Gostei também.
Tomara que se surgir a oportunidade ideal a Renault não c.gue na retranca com ele.
Abs.

Anônimo disse...

Ico, duas perguntas pa vc responder com a excelente visao q vc tem de bastidores...orçamento à parte, se o Heidfeld mandar bem durante a temporada, nao seria ele o potencial candidato a assumir a vaga do Petrov para 2012 (ou mesmo em 2011 caso o Kubica ainda volte esse ano)? Ou vc acha que o Kubica poderia veta-lo??

Glailson disse...

Acho que o Petrov deve começar a ficar preocupado.

Anselmo Coyote disse...

O Petrov comprou e pagou a vaga.

Fernando Kesnault disse...

Noooosssa...qdo. vão enxergar que o B.Senna é só um piloto razoavel??? Chega de pachequismo, gente...só tá lá em função do sobrenome nada mais ou nada menos....e ele sabe que é ruim e fraco tecnicamente e então aproveitou a oportunidade de andar ..apenas isso..