Esta é a perguntaqueeu faço, e tentoresponder, na minhacoluna desta sexta-feira no GP Total. Leia lá e coloque suaopiniãoaqui!
12 comentários:
Anônimo
disse...
Se for o Felipe Massa do Bahrein, Espanha e Turkia, incisivo, arrojado, concentrado, demolidor, já é campeão. Mas se for aquele da Hungria, tem que brigar pelo terceiro lugar, pois enquanto não errou, só nos deu alegria e colocou todos no chinelo. Temos Monza e Spa pela frente. Teoticamente favorece a Ferrari, mas um bom piloto quebra a tradição e confirma que é bom. E bom ele e muito. Forza Felipe
Penso que enquanto o Massa for qualificado como um piloto "da Turquia", "do Bahrein" e etc, será apenas um ótimo piloto com lampejos de genialidade. Schumacher era um piloto de todas as pistas. Senna, Piquet e outros, assim como agora é o Alonso, são pilotos de todas as pistas. As más atuações em corridas foram excessões. No casso de Massa, penso eu, as excessões são as grandes corridas. O mesmo acontecia com Barrichello.
Gostei da coluna Ico, o Massa é dos quatro o que chegou a categoria de forma mais bruta ,evoluiu muito ,isso deixa uma espectativa ,até quando vai essa evolução. Mas admito ,dá impressão realmente que é o menos completo dos três atualmente ,com duvida em relação ao Kimi,que no meu entender só andou bem este ano depois das modificações na Ferrari ,isso pode ser uma vantagem para o Massa. De qualquer forma ,nunca torci para um piloto só porque é o melhor ,ou odiar porque deixou a desejar. E é prazeroso até, ver uma temporada como esta ,com quatro supervelozes cada um com sua particularidade.
Mas está dificil,cada GP agora é decisivo para a Ferrari.
Sim, pr quem já foi mandado embora de tanto rodar e quebrar o carro, realmente evoliu de forma bruta...
Sinto, mas fora do Brasil o Massa não tem toda esta repercução. ele sofre do mesmo mal que a geração de Michael Schumacher demonstava a toda hora: Falta de desempenho máximo SEMPRE.
Mas sendo brasileiro, e com a Globo fazendo em termos de lavagem cerebral, seria até anti-patriótico não torcer por ele certo...? Me poupem, ainda bem que tenho mais que um passaporte.
Só que tem uma coisa que não podemos negar: o cara esá fazendo por merecer essa oportunidade de correr pela Ferrari em condições de vencer campeonatos. Nada a ver com a Era Barrichello.
José António, muito obrigado pela indicacao do meu blog! :-)
Legais os comentários, de fato existe o consenso de que ainda falta a Massa adquirir uma regularidade de boas performances (ou de maximizar os pontos nos dias ruins, como coloquei no texto).
O Mario citou um ponto interessante, este do ufanismo exacerbado global, que realmente é sem sentido nenhum e dá a impressao de constrangir as pessoas para torcer para piloto Y, vôlei de praia X, time Z, etc. O curioso é que muitos pilotos acabam influenciados por este tipo de pensamento (Barrichello e Massa entre eles) e se colocam uma pressao extra desnecessária. É só ver como os dois últimos campeoes do mundo, Schumacher e Alonso, têm uma relacao saudável com a própria nacionalidade (adoram ganhar a corrida de casa sim, mas isso nao é fundamental para a carreira deles, e sim os títulos).
Para encerrar, o tamanho da melhora do Massa pode ser medido no fato do mesmo homem que o demitiu em 2002 ter feito de tudo para que ele fosse para a BMW, e nao para a Ferrari, no final de 2005. Ninguém melhor para julgar isso que o próprio Peter Sauber.
Concordo com seu texto, Ico. Se, por um aspecto, Massa é o piloto mais frágil dos quatro, por outro é aquele que tem mais espaço para evolução.
Esta temporada foi a primeira em que ele esteve entre os candidatos ao título. Toda a experiência ganha ao longo do ano vai fazer a diferença no futuro.
Concordo com a matéria, Ico. O Massa ainda pode evoluir e se evoluir no sentido de cometer menos erros e administrar situações adversas, tem condições perfeitas de ser campeão. Não acredito no título esse ano, mas se ele tiver outra oportunidade de brigar pelo título com a melhor equipe, com certeza vai ser difícil tirar o caneco dele, exceto se surgir um gênio à la Schumacher pra ser companheiro dele.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
12 comentários:
Se for o Felipe Massa do Bahrein, Espanha e Turkia, incisivo, arrojado, concentrado, demolidor, já é campeão. Mas se for aquele da Hungria, tem que brigar pelo terceiro lugar, pois enquanto não errou, só nos deu alegria e colocou todos no chinelo.
Temos Monza e Spa pela frente. Teoticamente favorece a Ferrari, mas um bom piloto quebra a tradição e confirma que é bom. E bom ele e muito.
Forza Felipe
Nunca da pra esquecer a motivação extra que ele terá em interlagos, eu ainda acho que ele fica com o vice desse ano, quem leva pra mim é o Negão....
Boa tarde.
Como fui desafiado para elaborar uma lista de cinco blogs da minha preferência neste Dia Mundial do Blog resolvi colocar na lista o seu blog.
http://4rodinhas.blogspot.com/2007/08/off-topic-blog-day.html
Cumprimentos
Penso que enquanto o Massa for qualificado como um piloto "da Turquia", "do Bahrein" e etc, será apenas um ótimo piloto com lampejos de genialidade.
Schumacher era um piloto de todas as pistas. Senna, Piquet e outros, assim como agora é o Alonso, são pilotos de todas as pistas. As más atuações em corridas foram excessões. No casso de Massa, penso eu, as excessões são as grandes corridas. O mesmo acontecia com Barrichello.
Gostei da coluna Ico, o Massa é dos quatro o que chegou a categoria de forma mais bruta ,evoluiu muito ,isso deixa uma espectativa ,até quando vai essa evolução.
Mas admito ,dá impressão realmente que é o menos completo dos três atualmente ,com duvida em relação ao Kimi,que no meu entender só andou bem este ano depois das modificações na Ferrari ,isso pode ser uma vantagem para o Massa.
De qualquer forma ,nunca torci para um piloto só porque é o melhor ,ou odiar porque deixou a desejar.
E é prazeroso até, ver uma temporada como esta ,com quatro supervelozes cada um com sua particularidade.
Mas está dificil,cada GP agora é decisivo para a Ferrari.
Jonny'O
Infelizmente ele tbm depende de infortúnio dos pilotos da Mclaren. Acredito que ele pode ser campeão do mundo.
Sim, pr quem já foi mandado embora de tanto rodar e quebrar o carro, realmente evoliu de forma bruta...
Sinto, mas fora do Brasil o Massa não tem toda esta repercução. ele sofre do mesmo mal que a geração de Michael Schumacher demonstava a toda hora: Falta de desempenho máximo SEMPRE.
Mas sendo brasileiro, e com a Globo fazendo em termos de lavagem cerebral, seria até anti-patriótico não torcer por ele certo...? Me poupem, ainda bem que tenho mais que um passaporte.
Só que tem uma coisa que não podemos negar: o cara esá fazendo por merecer essa oportunidade de correr pela Ferrari em condições de vencer campeonatos. Nada a ver com a Era Barrichello.
Lauda
José António, muito obrigado pela indicacao do meu blog! :-)
Legais os comentários, de fato existe o consenso de que ainda falta a Massa adquirir uma regularidade de boas performances (ou de maximizar os pontos nos dias ruins, como coloquei no texto).
O Mario citou um ponto interessante, este do ufanismo exacerbado global, que realmente é sem sentido nenhum e dá a impressao de constrangir as pessoas para torcer para piloto Y, vôlei de praia X, time Z, etc. O curioso é que muitos pilotos acabam influenciados por este tipo de pensamento (Barrichello e Massa entre eles) e se colocam uma pressao extra desnecessária. É só ver como os dois últimos campeoes do mundo, Schumacher e Alonso, têm uma relacao saudável com a própria nacionalidade (adoram ganhar a corrida de casa sim, mas isso nao é fundamental para a carreira deles, e sim os títulos).
Para encerrar, o tamanho da melhora do Massa pode ser medido no fato do mesmo homem que o demitiu em 2002 ter feito de tudo para que ele fosse para a BMW, e nao para a Ferrari, no final de 2005. Ninguém melhor para julgar isso que o próprio Peter Sauber.
Concordo com seu texto, Ico. Se, por um aspecto, Massa é o piloto mais frágil dos quatro, por outro é aquele que tem mais espaço para evolução.
Esta temporada foi a primeira em que ele esteve entre os candidatos ao título. Toda a experiência ganha ao longo do ano vai fazer a diferença no futuro.
Vamos esperar para ver.
Grande abraço!
boa tarde Ico.
Li a mat�ria, e concordo em g�nero n�mero e grau.
Grande Abra�o.
Carlos Malfitani.
Concordo com a matéria, Ico. O Massa ainda pode evoluir e se evoluir no sentido de cometer menos erros e administrar situações adversas, tem condições perfeitas de ser campeão. Não acredito no título esse ano, mas se ele tiver outra oportunidade de brigar pelo título com a melhor equipe, com certeza vai ser difícil tirar o caneco dele, exceto se surgir um gênio à la Schumacher pra ser companheiro dele.
Postar um comentário