A últimatemporada de Jackie Stewart na equipe BRM foi muitodifícil, com o escocês terminando o mundial apenas na nonacolocação, colecionando abandonos ao longo do ano: foram nove, em onze provas disputadas. Suamelhorcorridaem 1967 foi o GP da Bélgica, uma grandeperformanceque o levou ao segundolugar no final.
Masbemquepoderiater sido uma vitória. Jim Clark liderou até a 12ª volta, quando passou a terproblemascom o motor Cosworth e foi várias vezes aos boxes. Stewart assumiu a ponta e controlava comsegurançasuavantagempara Dan Gurney, atéque o câmbio da BRM passou a falhar. O pilototinha de segurar a alavancacom uma mãoparaque as marchasnão saltassem, enquanto girava o volantecom a outra. O norte-americano se aproveitou paradescontar a vantagem e assumir a ponta na 21ª das 28 voltas da corrida, garantindo ao final a primeira e únicavitória da equipe Eagle na Fórmula 1.
Mas se a vitória ficou com o Gurney, então está bom. Dan Gurney é um dos caras que eu coloco na lista de grandes nomes da F1 sem título mundial - e Clark concordaria comigo.
Você colocou este post só para desfazer do Brm H16!!!
Ora ! O problema foi com o cambio!
Stewart com certeza desperdiçou uma grande oportunidade de vencer com esse esplêndido motor que venceu o GP dos EUA de 1966 nas mãos do grande Jim Clark!
Essas fotos historicas têm valor inestimável. Esta, por exemplo, revive o grande Stewart, "o vesgo", como era chamado no ambiente de F1. Ele deu muito trabalho ao Emerson em sua época, alguém se lembra disso? O Escocês não era mole, também andava forte e conhecia o "riscado".
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
4 comentários:
Mas se a vitória ficou com o Gurney, então está bom. Dan Gurney é um dos caras que eu coloco na lista de grandes nomes da F1 sem título mundial - e Clark concordaria comigo.
Acho que já deixei um comentário sobre a foto do dia. Mas deixo de novo. Essa tá demais de linda!
Sacanagem sua Ico!!
Você colocou este post só para desfazer do Brm H16!!!
Ora ! O problema foi com o cambio!
Stewart com certeza desperdiçou uma grande oportunidade de vencer com esse esplêndido motor que venceu o GP dos EUA de 1966 nas mãos do grande Jim Clark!
Jonny'O
Essas fotos historicas têm valor inestimável. Esta, por exemplo, revive o grande Stewart, "o vesgo", como era chamado no ambiente de F1. Ele deu muito trabalho ao Emerson em sua época, alguém se lembra disso? O Escocês não era mole, também andava forte e conhecia o "riscado".
Postar um comentário