quinta-feira, 28 de agosto de 2008

FOTO DO DIA – GP DA BÉLGICA DE 1967

A última temporada de Jackie Stewart na equipe BRM foi muito difícil, com o escocês terminando o mundial apenas na nona colocação, colecionando abandonos ao longo do ano: foram nove, em onze provas disputadas. Sua melhor corrida em 1967 foi o GP da Bélgica, uma grande performance que o levou ao segundo lugar no final.


Mas bem que poderia ter sido uma vitória. Jim Clark liderou até a 12ª volta, quando passou a ter problemas com o motor Cosworth e foi várias vezes aos boxes. Stewart assumiu a ponta e controlava com segurança sua vantagem para Dan Gurney, até que o câmbio da BRM passou a falhar. O piloto tinha de segurar a alavanca com uma mão para que as marchas não saltassem, enquanto girava o volante com a outra. O norte-americano se aproveitou para descontar a vantagem e assumir a ponta na 21ª das 28 voltas da corrida, garantindo ao final a primeira e única vitória da equipe Eagle na Fórmula 1.

4 comentários:

Daniel Médici disse...

Mas se a vitória ficou com o Gurney, então está bom. Dan Gurney é um dos caras que eu coloco na lista de grandes nomes da F1 sem título mundial - e Clark concordaria comigo.

Gustavo disse...

Acho que já deixei um comentário sobre a foto do dia. Mas deixo de novo. Essa tá demais de linda!

Anônimo disse...

Sacanagem sua Ico!!

Você colocou este post só para desfazer do Brm H16!!!

Ora ! O problema foi com o cambio!

Stewart com certeza desperdiçou uma grande oportunidade de vencer com esse esplêndido motor que venceu o GP dos EUA de 1966 nas mãos do grande Jim Clark!


Jonny'O

Zani disse...

Essas fotos historicas têm valor inestimável. Esta, por exemplo, revive o grande Stewart, "o vesgo", como era chamado no ambiente de F1. Ele deu muito trabalho ao Emerson em sua época, alguém se lembra disso? O Escocês não era mole, também andava forte e conhecia o "riscado".