Os ventos vindos de Brackley ganharam intensidade. Você leu aqui há doisdiasque faltava muitopoucopara o anúnciooficial da permanência da Honda na Fórmula 1. Hoje, o site Grand Prix publica a mesmainformação, afirmando tambémque Bruno Senna já assinou com a equipe. O brasileironega. Masseuotimismonão parece semrazão de ser.
Mascorrerpor uma equipequequase deixou de existir, cujocarronem foi para a pistaainda, seria uma boa parasuacarreira? Pode-se argumentarque é umriscomuitogrande, jáque teoricamente o time vai andar nas últimas colocações (como fez, aliás, nosúltimosdoisanos). Maseu acho justamente o contrário: por uma série de fatores, correr na ex-Honda é umgrandenegóciopara a carreira do pilotobrasileiro.
Emprimeirolugar, porter começado relativamentetarde no automobilismo, Bruno não é maistão novinho. Com 24 anos e 4 meses de idade, é maisvelhoquesete dos 18 pilotosjá confirmados para a temporada (incluindo gentebem estabelecida, como Hamilton, Kubica, Rosberg e Vettel). Porestefator, umano a mais na GP2, porexemplo, jácomeça a pesar o dobro. Giorgio Pantano que o diga.
Dito isso: as expectativasemtorno do timeserãomesmopequenas. A tarefabásica será a de sobreviver e tentargarantirseufuturodepois do chamado “management buy-out”. Assim, a tarefa do jovemnovato será unicamente a de andar o maispróximopossível de Jenson Button, superando-o de vezemquando.
É algobemmaisfácil, porexemplo, do que Nelsinho Piquet teve de enfrentaremseuano de estréia numa Renault quetinha Fernando Alonso e uma urgênciaabsoluta de resultados. Além de encararumoponente fora-de-série, o brasileirovia o time concentrando totalmenteseusesforços no espanhol – de maneiracorreta, diga-se, tendo emconta os objetivos de suadireção.
Ao contrário de dezembroúltimo, os contratos da maioria dos pilotos da Fórmula 1 se encerram no final deste ano. Incluindo o de lugares cobiçados, como os da dupla da BMW Sauber ou o de Heikki Kovalainen. Se o futuro da ex-Honda for mesmonebuloso e Bruno fizer o suficientepara se estabelecer na categoria, tem chances de ver uma destas portas se abrindo paraele.
No final das contas, parece que ele tinha duas opçõespara tentar seu futuro na F-1: enfrentarumgrid de jovensfamintos numa categoriadifícilondetodos correm comequipamentosiguais; ouduelarcom Jenson Button num ano de transição para uma equipecompreocupaçõesmaiores do quepressionarseuspilotosporgrandesresultados na pista - e já se habituando ao carro e acumulando experiência com toda a rotina de uma equipe e dos finais de semana de corrida. Qualvocê escolheria?
9 comentários:
Anônimo
disse...
Com certeza eu escolheria a F1, mesmo com o que sobrar da Honda. Até porque, sejamos francos, na GP2tem uns 5/6 pilotos bons, né. O resto só está lá por causa do "t$lento n$tur$l". Ico, só uma pergunta (que tb é um exercício de "futurologia"): o Santander patrocina o Bruno e a McLaren hoje. Porém, já ouvi dizer que o Santander iria para a Ferrari em 2010/2011, quando pode ser que chegue por lá o Alonso. Seria muita loucura (um só um pouco.. rsrs) imaginar a Ferrari em 2011 com Alonso e Senna? Claro, se o Bruno mostrar até lá a competência necessária. Abs
Ico a entrada na F1 por Bruno Senna num equipa como a Honda que parte sem a pressão de uma Renault ou Toyota pode ser o melhor que acontece a Bruno Senna porque a legitimidade da equipa para exigir resultados é muito menor, a pressão também e tudo o que vier a mais do que o esperado para a equipa e para o piloto será considerado lucro. Por ex. a corrida de Ayrton Senna em Mónaco 1984 não teria sido tão valorizada como foi se ele guiasse numa equipa com outro potencial , o mesmo se aplica á vitória de Vettel este ano = o carro é mau , a equipa não tem grandes objectivos o que vier será destacado.
Mas Ico,eu já li,não lembro onde, que se a Honda andar muito mal esse ano ela vai sair de vez da F1. E se isso acontecer e nenhum lugar (na BMW ou McLaren)vagar??? Qual será o fim do Senna nesse caso??
F1, lógico! Mesmo se o carro for muito ruim (e provavelmente será) Bruno tem que chegar lá e mostrar que é rápido, superar o fraco Button e depois tem que aparecer, fazer corridas malucas, ultrapassar carros melhores que o dele... como já fizeram outros pilotos em outros tempos, como o próprio tio na Toleman e o Alesi na Tyrrel.
Bem, simplificando muito, equivale a dizer que é melhor jogar a serie A num time que fatalmente vai cair para a B novamente do que ter que ficar mais um ano se quebrando todo para tentar subir num time de ponta da série B. A ida do Bruno para a equipe nicômica é muito bem vinda, tanto pra ele quanto para a Honda. Afinal é um dos sobrenomes mais poderosos do esporte né? E acho que finalmente vou poder tirar a prova e ver com meus proprios olhos se ele é bom ou só faz marola.
Acho que pro Bruno Senna vale a pena correr em qualquer equipe. Tá sem vaga na GP2 e um ano parado vai acabar com sua carreira. www.motorizado.wordpress.com
São dois lados complicados. Não ter pressão é uma boa (basta pensar por exemplo na temporada 2007 do Sutil ou de como Alonso e o Webber se destacaram na Minardi), por outro lado os resultados devem ser ruins e a plataforma não é das melhores para conseguir uma vaga num carro bom (e o Bruno não tem curriculo para arranjar uma vaga num carro realmente bom sem algum resultado dirigindo um Formula 1). Bom mesmo é que a não ser que ele ganhe fama por se envolver em acidentes, se queimar não vai.
Agora ele tem mesmo que aproveitar a chance até porque só um titulo da GP2 ia ajudar ele por lá.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
9 comentários:
Com certeza eu escolheria a F1, mesmo com o que sobrar da Honda. Até porque, sejamos francos, na GP2tem uns 5/6 pilotos bons, né. O resto só está lá por causa do "t$lento n$tur$l".
Ico, só uma pergunta (que tb é um exercício de "futurologia"):
o Santander patrocina o Bruno e a McLaren hoje.
Porém, já ouvi dizer que o Santander iria para a Ferrari em 2010/2011, quando pode ser que chegue por lá o Alonso.
Seria muita loucura (um só um pouco.. rsrs) imaginar a Ferrari em 2011 com Alonso e Senna? Claro, se o Bruno mostrar até lá a competência necessária.
Abs
Adriano Arthuzo - São Paulo/SP
Ico a entrada na F1 por Bruno Senna num equipa como a Honda que parte sem a pressão de uma Renault ou Toyota pode ser o melhor que acontece a Bruno Senna porque a legitimidade da equipa para exigir resultados é muito menor, a pressão também e tudo o que vier a mais do que o esperado para a equipa e para o piloto será considerado lucro.
Por ex. a corrida de Ayrton Senna em Mónaco 1984 não teria sido tão valorizada como foi se ele guiasse numa equipa com outro potencial , o mesmo se aplica á vitória de Vettel este ano = o carro é mau , a equipa não tem grandes objectivos o que vier será destacado.
Cumprimentos
Ico, você pode estar certo.
A F1,Sem duvida.
Mas Ico,eu já li,não lembro onde, que se a Honda andar muito mal esse ano ela vai sair de vez da F1.
E se isso acontecer e nenhum lugar (na BMW ou McLaren)vagar???
Qual será o fim do Senna nesse caso??
É uma situação complicada...
F1, lógico! Mesmo se o carro for muito ruim (e provavelmente será) Bruno tem que chegar lá e mostrar que é rápido, superar o fraco Button e depois tem que aparecer, fazer corridas malucas, ultrapassar carros melhores que o dele... como já fizeram outros pilotos em outros tempos, como o próprio tio na Toleman e o Alesi na Tyrrel.
Bem, simplificando muito, equivale a dizer que é melhor jogar a serie A num time que fatalmente vai cair para a B novamente do que ter que ficar mais um ano se quebrando todo para tentar subir num time de ponta da série B.
A ida do Bruno para a equipe nicômica é muito bem vinda, tanto pra ele quanto para a Honda. Afinal é um dos sobrenomes mais poderosos do esporte né?
E acho que finalmente vou poder tirar a prova e ver com meus proprios olhos se ele é bom ou só faz marola.
Tá certo que a Honda é uma draga, mas, pôxa, ainda tem o Ross Brown por lá... será que não dá pra sair um caldinho daí não??
Acho que pro Bruno Senna vale a pena correr em qualquer equipe. Tá sem vaga na GP2 e um ano parado vai acabar com sua carreira.
www.motorizado.wordpress.com
São dois lados complicados. Não ter pressão é uma boa (basta pensar por exemplo na temporada 2007 do Sutil ou de como Alonso e o Webber se destacaram na Minardi), por outro lado os resultados devem ser ruins e a plataforma não é das melhores para conseguir uma vaga num carro bom (e o Bruno não tem curriculo para arranjar uma vaga num carro realmente bom sem algum resultado dirigindo um Formula 1). Bom mesmo é que a não ser que ele ganhe fama por se envolver em acidentes, se queimar não vai.
Agora ele tem mesmo que aproveitar a chance até porque só um titulo da GP2 ia ajudar ele por lá.
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