Os treinos livres desta sexta-feira em Melbourne deixaram claro que o desenho do difusor de Williams, Brawn e Toyota realmente faz uma diferença brutal na performance em relação às outras. E o problema de quem não tem é muito maior do que simplesmente copiar a peça e sentir o ganho. O difusor deles ditou a filosofia de criação de toda a parte traseira do carro: um câmbio mais fino, uma suspensão com centro de gravidade baixo e por aí vai. Para mudar o desenho, equipes como Ferrari e Renault teria praticamente que jogar seus projetos fora e começar algo novo. Isto custa muito tempo e dinheiro – algo de que nenhum time do grid dispõe no momento.
O assunto desta semana (e, certamente, o das próximas) dominou todas as conversas no paddock. Alexander Wurz, consultor da Brawn GP, usou o caminho da competência para justificar a clara diferença entre os dois tipos de difusores. “Os projetistas das outras equipes não leram o regulamento direito e agora precisam se justificar com seus chefes de equipe. Porque, para que eles possam seguir nesta direção agora, terão de rever muita coisa, o que sairá muito caro”.
Mas um membro da equipe Red Bull explicou para meu colega Gerhard Kuntschik, do Salzburger Nachrichten, que a questão não é de filosofia, é de tratamento. Segundo ele, sua equipe havia levado para a FIA uma solução parecida para o difusor polêmico já em 2007, mas os técnicos da entidade afirmaram na época que e peça contrariava o regulamento. No ano passado, a Renault também teria questionado o Technical Working Group se poderia usar um difusor com aquele formato. Foi advertida que a idéia não era de acordo com as regras.
Isso justificaria o fato delas realmente terem seguido uma filosofia mais ao pé da letra na hora de criar seus carros. Quando bateram o olho nas construções de Williams, Toyota e Brawn GP, imediatamente reconheceram o espírito de seus projetos barrados. E se espantaram quando o diretor-técnico da FIA, desta vez, acho tudo dentro dos conformes. Dois pesos e duas medidas? Um ato político para ajudar equipes em necessidade (de patrocinadores e/ou vitórias)? Postura confusa na hora de aplicar as regras (vulgo incompetência)? Ou mero choro de quem está perdendo?
Coroando toda a confusão está a postura da McLaren, que se manteve alheia a tudo e não quis protestar contra as equipes que estão dominando a ação – mesmo na situação que se encontram. Mas sempre há um motivo por trás de um ato. A equipe estaria com um difusor já pronto naqueles moldes. E só estava esperando o esclarecimento da situação para colocá-lo em prática – aqui mesmo em Melbourne, quem sabe até no treino de classificação amanhã. Uma alternativa que Ferrari, BMW, Renault, Red Bull, Toro Rosso e Force Índia não possuem.
O treino classificatório deve nos trazer algumas respostas à estas intrigantes perguntas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Espero que esta história se mantenha como está. É bom a F1 dar uma renovada para criar novos vencedores e tornar o campeonato mais competitivo.
.......................................
A equipe(McLaren) estaria com um difusor já pronto naqueles moldes. E só estava esperando o esclarecimento da situação para colocá-lo em prática – aqui mesmo em Melbourne, quem sabe até no treino de classificação amanhã.
...................................................
Ico, é permitido fazer mudanças estruturais no carro depois da vistoria da quinta-feira?
Isso explica tudo, Ico.
3 equipes à beira do abismo que "descobrem a pólvora"?
Só a maFIA mesmo pra permitir.
Antes achava que era implicancia, mas agora, com o que vc comentou, acho que têm que rever esses difusores e as equipes afetadas devem brigar por alguma soluçao.
Pelo amor de Deus, o que é um difusor?
Que mudanças são essas e o que diz o regulamento?
Tá todo mundo falando grego e o latino aqui não entende nada!
vendo o treino livre esta madrugada, num dos close-ups na traseira da McLaren, vi um difusor com formato parecido com os em disputa. tem uma foto (não muito clara) aqui: http://images.gpupdate.net/large/120594.jpg
Se ocorreu mesmo essa tentativa da Renault e Red Bull de aprovar um desenho semelhante que não foi aprovado, eu vejo duas possibilidades:
1. Quem conversou com o pessoal da Renault e da Red Bull também não tinha uma ideia muito clara do regulamento - o que é fácil de entender porque o texto deixa margem a interpretações;
2. Essa questão técnica está sendo usada premeditadamente pela FIA como um trunfo político para tentar minar a união da FOTA.
De qualquer jeito, erro ou sacanagem, está deixando o grid muito divertido.
Sobre a McLaren, eles já estavam com um difusor novo na vistoria. Não acho que eles ainda ficariam blefando na hora de acertar o carro para a corrida.
Parece que os pneus estão dando um trabalhão para as equipes, o que vai tornar a corrida mais divertida ainda.
Palhaçada da FIA! Se essa informação procede... e realmente parece verídico... é uma palhaçada. Uma coisa é liberar o difusor da Brawn, Toyota e Williams e outra é barrar ainda ano passado o desenvolvimento da peça por outras equipes. Aí é muita sacanagem MESMO! se eu fosse diretor de uma equipe dessas e se o difusor for considerado legal, então eu boicotava o campeonato. Com que cara ficam os engenheiros que passa meses desenvolvendo um projeto inovador que é barrado e agora é liberado pra outra equipe? FIA tá pedindo pra sair! Tá na hora de surgir uma outra federação pra controlar esse tipo de coisa, porque a FIA só tá fazendo lambanças nesses últimos anos. Se essa história for realmente verídica... da licença né.
Choro de quem está perdendo...
Só mais uma coisa: o grid está interessante? não tou achando nada interessante. Vai ter o pelotão do difusor - 3 equipes , e o pelotão sem difusor ... o restante das equipes. Então o que nego reclamava que ano passado só dava Ferrari ou McLaren, agora só mudou os nomes... e com essa história ainda eles só vão estar andando na frente por determinação da FIA. Não vejo nenhuma graça nisso. É a mesma coisa da Federação de Natação dar permissão do uso do macacão da NASA só pra um ou dois nadadores. Isso é justo? isso não é justo. As equipes do difusor não estão andando em um campeonato justo. Se a história procede, eles estão andando com carros ilegais, por motivos ainda desconhecidos ao público... político, financeiros... tentativa de manter tais equipes no grid... enfim. Cade o esporte nesse tipo de ato? foi pro brejo né.... Agente podia usar o mesmo recurso aqui no Brasil, na corrida de reis, a comissão poderia julgar os tenis dos africanos ilegais, e eles iam ter que correr a pé! Exemplos diferentes mas a mesma filosofia da FIA.
Na boa cara. Com tanta lambanças de regras, de julgamentos, estou perdendo a empolgação que eu tinha com a F1. Estou acompanhando mais outras categorias como a A1GP, GP2 , apesar de ser a mesma comissão julgadora - FIA e etc não teve tantas lambanças assim nos últimos anos e realmente os campeonatos estão sendo resolvidos onde tem que ser: na pista. "Choro de quem está perdendo?" tu não deve ter lido a matéria direito pra falar isso. Imagina você desenvolver uma solução inovadora. Ela é barrada. Aí seu concorrente acha a mesma solução e é aprovada. Choro de perdedor? não não.. não é esse o caso. Seria se as equipes não tivessem apresentado uma solução inovadora e sido barrados. Isso é uma puta sacanagem, isso sim.
Engraçado, muito engraçado mesmo...
Agora fazem esse rebu todo...
Mas até hoje ninguém falou nada do "assoalho flexível" e incontáveis outras tretas montadas pela Ferrari e compania ltda...
Certo tempo atrás eu comecei a escrever um "pequeno livro" sobre essas "tretas", mas acabei desistindo porque percebi que eu iria morrer sem ter escrito sobre sequer 10% delas... E que no final da história, todas equipes fazem uso delas... A questão é que algumas tem mais poder de reclamação, outras menos...
Sinceramente, isso já ta quase estragando o final de semana de corrida. Acho que se as equipes estão tão certas que é ilegal deveriam bater o pé e não correr.
Vai ser triste, mas se algum carro da Brawn ganhar com certeza vai ser apontada como uma vitória não merecida, coisa que vai manchar o campeonato por completo.
E só pra completar, acho choro de perdedor mesmo.
Abraço!
Sei lá... Em tantos anos que assito a F1 nunca vi milagres.
Ainda acho que tem algo mais errado.
De qualquer forma vamos aguardar os treinos pra valer.
concordo com o Wurz.
Nada como estar plantado no olho do furacão pra captar essas informações e boatos e, mais ainda, retransmiti-las em seu blog.
Cara, parece que as polêmicas não tem fim. O fato é que a Fórmula-1 promete demais esse ano, em todos os aspectos. Só espero que a turma da terceira idade não estrague tudo.
Estou tentando entender: no final do ano passado, antes da honda fechar (testes bruno senna versus di grassi), a honda 2009 era uma decepção e a mclaren a melhor e mais adiantada da nova era. De repente, sai da cartola um carro fantátisco sem testes de pistas
e ninguém cala esse chororôoooo. Pelo menos agora eu entendi por que é que o povo simplesmente não copia!
ô Klauss, difusor é
isso aqui
Ces não leram o mesmo texto que eu li não cara... qual vai ser a regra nova da FIA pro próximo ano pra privilegiar quem? NÃO EXISTE MAIS ESPORTE NA F1; SÓ POLÍTICA E DINHEIRO. Só isso.. vou é acompanhar o campeonato de Kart da minha cidade que é muito mais divertido... asando carne, tomando cerveja ao cheiro de borracha queimada, gasolina e ultrapassagens maneiras. Essa F1 aí pra mim... dá licença, não tá com nada. Eu gosto é de automobilismo, não dessa palhaçada ai! Abraços.
Klauss, nesse link você pode ver o que é um difusor:
http://f1around.wordpress.com/2009/03/26/diferenca-entre-difusores/
Olá Ico, deixo aqui um desafio pra você: O que vai ser do Barrichello se o Button for campeão?...hehehehe
Ico, tu tens que hospedar teu blog em algum portal. O firewall do meu serviço não deixa acessar endereços "blogspot" ou "blogger". Aliás, espero que meu chefe não seja um dos teus leitores.
Sei não... acho que esse difusor é só uma 'cortina de fumaça'; o pulo do gato deve ser outro...
Postar um comentário