sexta-feira, 27 de março de 2009

PROBLEMA É DE TRATAMENTO, NÃO DE FILOSOFIA

Os treinos livres desta sexta-feira em Melbourne deixaram claro que o desenho do difusor de Williams, Brawn e Toyota realmente faz uma diferença brutal na performance em relação às outras. E o problema de quem não tem é muito maior do que simplesmente copiar a peça e sentir o ganho. O difusor deles ditou a filosofia de criação de toda a parte traseira do carro: um câmbio mais fino, uma suspensão com centro de gravidade baixo e por aí vai. Para mudar o desenho, equipes como Ferrari e Renault teria praticamente que jogar seus projetos fora e começar algo novo. Isto custa muito tempo e dinheiro – algo de que nenhum time do grid dispõe no momento.

O assunto desta semana (e, certamente, o das próximas) dominou todas as conversas no paddock. Alexander Wurz, consultor da Brawn GP, usou o caminho da competência para justificar a clara diferença entre os dois tipos de difusores. “Os projetistas das outras equipes não leram o regulamento direito e agora precisam se justificar com seus chefes de equipe. Porque, para que eles possam seguir nesta direção agora, terão de rever muita coisa, o que sairá muito caro”.

Mas um membro da equipe Red Bull explicou para meu colega Gerhard Kuntschik, do Salzburger Nachrichten, que a questão não é de filosofia, é de tratamento. Segundo ele, sua equipe havia levado para a FIA uma solução parecida para o difusor polêmico já em 2007, mas os técnicos da entidade afirmaram na época que e peça contrariava o regulamento. No ano passado, a Renault também teria questionado o Technical Working Group se poderia usar um difusor com aquele formato. Foi advertida que a idéia não era de acordo com as regras.

Isso justificaria o fato delas realmente terem seguido uma filosofia mais ao pé da letra na hora de criar seus carros. Quando bateram o olho nas construções de Williams, Toyota e Brawn GP, imediatamente reconheceram o espírito de seus projetos barrados. E se espantaram quando o diretor-técnico da FIA, desta vez, acho tudo dentro dos conformes. Dois pesos e duas medidas? Um ato político para ajudar equipes em necessidade (de patrocinadores e/ou vitórias)? Postura confusa na hora de aplicar as regras (vulgo incompetência)? Ou mero choro de quem está perdendo?

Coroando toda a confusão está a postura da McLaren, que se manteve alheia a tudo e não quis protestar contra as equipes que estão dominando a ação – mesmo na situação que se encontram. Mas sempre há um motivo por trás de um ato. A equipe estaria com um difusor já pronto naqueles moldes. E só estava esperando o esclarecimento da situação para colocá-lo em prática – aqui mesmo em Melbourne, quem sabe até no treino de classificação amanhã. Uma alternativa que Ferrari, BMW, Renault, Red Bull, Toro Rosso e Force Índia não possuem.

O treino classificatório deve nos trazer algumas respostas à estas intrigantes perguntas!

22 comentários:

Anônimo disse...

Espero que esta história se mantenha como está. É bom a F1 dar uma renovada para criar novos vencedores e tornar o campeonato mais competitivo.

Delta Alfa disse...

.......................................
A equipe(McLaren) estaria com um difusor já pronto naqueles moldes. E só estava esperando o esclarecimento da situação para colocá-lo em prática – aqui mesmo em Melbourne, quem sabe até no treino de classificação amanhã.
...................................................

Ico, é permitido fazer mudanças estruturais no carro depois da vistoria da quinta-feira?

Anônimo disse...

Isso explica tudo, Ico.

3 equipes à beira do abismo que "descobrem a pólvora"?

Só a maFIA mesmo pra permitir.

Antes achava que era implicancia, mas agora, com o que vc comentou, acho que têm que rever esses difusores e as equipes afetadas devem brigar por alguma soluçao.

Klauss disse...

Pelo amor de Deus, o que é um difusor?

Que mudanças são essas e o que diz o regulamento?

Tá todo mundo falando grego e o latino aqui não entende nada!

Anônimo disse...

vendo o treino livre esta madrugada, num dos close-ups na traseira da McLaren, vi um difusor com formato parecido com os em disputa. tem uma foto (não muito clara) aqui: http://images.gpupdate.net/large/120594.jpg

Anônimo disse...

Se ocorreu mesmo essa tentativa da Renault e Red Bull de aprovar um desenho semelhante que não foi aprovado, eu vejo duas possibilidades:

1. Quem conversou com o pessoal da Renault e da Red Bull também não tinha uma ideia muito clara do regulamento - o que é fácil de entender porque o texto deixa margem a interpretações;

2. Essa questão técnica está sendo usada premeditadamente pela FIA como um trunfo político para tentar minar a união da FOTA.

De qualquer jeito, erro ou sacanagem, está deixando o grid muito divertido.

Sobre a McLaren, eles já estavam com um difusor novo na vistoria. Não acho que eles ainda ficariam blefando na hora de acertar o carro para a corrida.

Parece que os pneus estão dando um trabalhão para as equipes, o que vai tornar a corrida mais divertida ainda.

Williams Gonçalves de Farias disse...

Palhaçada da FIA! Se essa informação procede... e realmente parece verídico... é uma palhaçada. Uma coisa é liberar o difusor da Brawn, Toyota e Williams e outra é barrar ainda ano passado o desenvolvimento da peça por outras equipes. Aí é muita sacanagem MESMO! se eu fosse diretor de uma equipe dessas e se o difusor for considerado legal, então eu boicotava o campeonato. Com que cara ficam os engenheiros que passa meses desenvolvendo um projeto inovador que é barrado e agora é liberado pra outra equipe? FIA tá pedindo pra sair! Tá na hora de surgir uma outra federação pra controlar esse tipo de coisa, porque a FIA só tá fazendo lambanças nesses últimos anos. Se essa história for realmente verídica... da licença né.

Cevada Buster TM disse...

Choro de quem está perdendo...

Williams Gonçalves de Farias disse...

Só mais uma coisa: o grid está interessante? não tou achando nada interessante. Vai ter o pelotão do difusor - 3 equipes , e o pelotão sem difusor ... o restante das equipes. Então o que nego reclamava que ano passado só dava Ferrari ou McLaren, agora só mudou os nomes... e com essa história ainda eles só vão estar andando na frente por determinação da FIA. Não vejo nenhuma graça nisso. É a mesma coisa da Federação de Natação dar permissão do uso do macacão da NASA só pra um ou dois nadadores. Isso é justo? isso não é justo. As equipes do difusor não estão andando em um campeonato justo. Se a história procede, eles estão andando com carros ilegais, por motivos ainda desconhecidos ao público... político, financeiros... tentativa de manter tais equipes no grid... enfim. Cade o esporte nesse tipo de ato? foi pro brejo né.... Agente podia usar o mesmo recurso aqui no Brasil, na corrida de reis, a comissão poderia julgar os tenis dos africanos ilegais, e eles iam ter que correr a pé! Exemplos diferentes mas a mesma filosofia da FIA.

Anônimo disse...

Na boa cara. Com tanta lambanças de regras, de julgamentos, estou perdendo a empolgação que eu tinha com a F1. Estou acompanhando mais outras categorias como a A1GP, GP2 , apesar de ser a mesma comissão julgadora - FIA e etc não teve tantas lambanças assim nos últimos anos e realmente os campeonatos estão sendo resolvidos onde tem que ser: na pista. "Choro de quem está perdendo?" tu não deve ter lido a matéria direito pra falar isso. Imagina você desenvolver uma solução inovadora. Ela é barrada. Aí seu concorrente acha a mesma solução e é aprovada. Choro de perdedor? não não.. não é esse o caso. Seria se as equipes não tivessem apresentado uma solução inovadora e sido barrados. Isso é uma puta sacanagem, isso sim.

Anônimo disse...

Engraçado, muito engraçado mesmo...
Agora fazem esse rebu todo...
Mas até hoje ninguém falou nada do "assoalho flexível" e incontáveis outras tretas montadas pela Ferrari e compania ltda...
Certo tempo atrás eu comecei a escrever um "pequeno livro" sobre essas "tretas", mas acabei desistindo porque percebi que eu iria morrer sem ter escrito sobre sequer 10% delas... E que no final da história, todas equipes fazem uso delas... A questão é que algumas tem mais poder de reclamação, outras menos...

Anônimo disse...

Sinceramente, isso já ta quase estragando o final de semana de corrida. Acho que se as equipes estão tão certas que é ilegal deveriam bater o pé e não correr.

Vai ser triste, mas se algum carro da Brawn ganhar com certeza vai ser apontada como uma vitória não merecida, coisa que vai manchar o campeonato por completo.

E só pra completar, acho choro de perdedor mesmo.

Abraço!

Ron Groo disse...

Sei lá... Em tantos anos que assito a F1 nunca vi milagres.
Ainda acho que tem algo mais errado.
De qualquer forma vamos aguardar os treinos pra valer.

Marcos Antonio disse...

concordo com o Wurz.

Anônimo disse...

Nada como estar plantado no olho do furacão pra captar essas informações e boatos e, mais ainda, retransmiti-las em seu blog.

Cara, parece que as polêmicas não tem fim. O fato é que a Fórmula-1 promete demais esse ano, em todos os aspectos. Só espero que a turma da terceira idade não estrague tudo.

Anônimo disse...

Estou tentando entender: no final do ano passado, antes da honda fechar (testes bruno senna versus di grassi), a honda 2009 era uma decepção e a mclaren a melhor e mais adiantada da nova era. De repente, sai da cartola um carro fantátisco sem testes de pistas

Unknown disse...

e ninguém cala esse chororôoooo. Pelo menos agora eu entendi por que é que o povo simplesmente não copia!
ô Klauss, difusor é
isso aqui

Williams Gonçalves de Farias disse...

Ces não leram o mesmo texto que eu li não cara... qual vai ser a regra nova da FIA pro próximo ano pra privilegiar quem? NÃO EXISTE MAIS ESPORTE NA F1; SÓ POLÍTICA E DINHEIRO. Só isso.. vou é acompanhar o campeonato de Kart da minha cidade que é muito mais divertido... asando carne, tomando cerveja ao cheiro de borracha queimada, gasolina e ultrapassagens maneiras. Essa F1 aí pra mim... dá licença, não tá com nada. Eu gosto é de automobilismo, não dessa palhaçada ai! Abraços.

Anônimo disse...

Klauss, nesse link você pode ver o que é um difusor:
http://f1around.wordpress.com/2009/03/26/diferenca-entre-difusores/

Anônimo disse...

Olá Ico, deixo aqui um desafio pra você: O que vai ser do Barrichello se o Button for campeão?...hehehehe

Leo disse...

Ico, tu tens que hospedar teu blog em algum portal. O firewall do meu serviço não deixa acessar endereços "blogspot" ou "blogger". Aliás, espero que meu chefe não seja um dos teus leitores.

Ituano Voador disse...

Sei não... acho que esse difusor é só uma 'cortina de fumaça'; o pulo do gato deve ser outro...