quarta-feira, 15 de abril de 2009

ACABOU

E até demorou demais para ser resolvido esse caso dos difusores. Assim, em 15 de abril, o Mundial de 2009 oficialmente começa igual para todos. Os que perderam a partida do trem, que lutem para sentar na janelinha. Está confirmada a nova ordem da Fórmula 1, com Brawn GP e Toyota determinando o ritmo da dança. Mas as ex-grandes Ferrari, McLaren e Renault vão trazer novas soluções rapidamente. O jogo vai ficar equilibrado.

E um Mundial que começou ótimo deve ficar mais interessante. Concordam?

17 comentários:

Henry disse...

ICO,
Eu acho que foi aberto um precedente para que se passe por cima das normas técnicas de maneira acintosa: você escreve REDUZIR DOWNFORCE e o cara faz algo que AUMENTA O DOWNFORCE.

Além do que, ficou provado que quem manda na F1 é o Bernie Ecclestone e o que ele decidir, está decidido.

Este ano é inglês e ninguém tasca...

DGF disse...

Concordo demais.

Acho que a temporada de 2009 já valeu inteira só pelo ressurgimento e performance acachapante da Brawn.

O que vier agora é lucro!

Ico, convido-lhe a conhecer meu blog e fazer seu comentário. Tb sou jornalista e entusiasta da F1.

http://splash-and-go.blogspot.com

Espero que curta e chancele.

O seu blog já está nos meus favoritos!

Abraços e continue seu excelente trabalho!

Luiz G disse...

Parabéns para a Brawn. Será campeã em seu primeiro ano.

Em Xangai, Barrichello lutará por seu promeiro título...se não vencer, é fim de campeonato, com Button campeão.

Acho que a Renault e a McLadra alcançarão a Brawn no meio da temporada, mas o título ainda fica na Brawn.

Luiz G disse...

Ico, você tem alguma notícia do Castroneves??

Fleetmaster disse...

BOm se faltava um motivo para as equipes ricas ligaram o tunel de vento, agora não falta mais ! Logo, logo alguém já vai aparecer com um difusor igual....

Filipe disse...

Henry, todo projetista que trabalha nos carros procura soluções para aumentar downforce. É da natureza do esporte. Pelo menos desde 94, o estados das coisas da F1 é a FIA baixar normas para reduzir a velocidade (entre outras coisas tentando controlar o downforce) enquanto os engenheiros lançam mão de soluções para ter efeito contrario.

Henry disse...

Sim,
Isso deve ser dito para quem escreveu o texto da FIA:
"Aerodynamics
Along with slick tyres, this is the biggest area of change for 2009. DOWNFORCE WILL BE DRAMATICALLY REDUCED and the cars’ bodywork will appear much cleaner..."

"Also at the back of the car, the diffuser has been moved rearwards, its leading edge now level with (rather than ahead of) the rear-wheel axle line. In addition, the diffuser has been made longer and higher, ALL CHANGES THAT WILL REDUCE ITS ABILITY TO GENERATE DOWNFORCE."

Ou seja, o que se escreve não se lê ...

A jurisprudência para que as equipes burlem o regulamento acintosamente está criada. Sem dúvida, isso dará mais emoção ao campeonato, mas, no final, ganha quem o Bernie quiser, mas será emocionante mesmo assim...

Mandruwa disse...

em número, genero e grau

Unknown disse...

Vai ficar muito bom

Filipe disse...

Henry, isto não é regulamento mas metas^(que foram cumpridas vale dizer já que mesmo os carros com os tais difusores tem bem menos downforce que os do ano passado). O que você esta dizendo seria o equivalente da FIFA resolver os problemas de media de gols no futebol com uma canetada que inclui na regra que as defesas seriam menos eficientes.

Henry disse...

Filipe,
As equipes que têm que correr atrás do prejuízo seguirão a proibição de testes, túneis de vento e a contenção de gastos?

Havia um acordo inclusive com relação aos buracos no assoalho.

Acho somente que deveriam procurar escrever regras passíveis de serem cumpridas.

Com relação ao campeonato, ficará mais disputado. Alguns pilotos já podem esquecer de lutar pelo título. Eu só estou constatando o poderio do Ecclestone e como ele tem mérito em conduzir o barco segundo seus interesses.

E la nave va

Ron Groo disse...

Espero mesmo que fique mais equilibrado, porque de nada adianta emergirem forças novas se não tiverem com quem brigar.

E eu já tinha me adiantado a decisão na crônica de ontem...
Tô vidente.

Willian Freitas disse...

Agora chega de choramingos e mão na massa pra tentar pegar a Brawn.

Raul Costa disse...

Ouvi falar que o difusor vai contra a filosofia do grupo de ultrapassagens.

(filosofia não é regra, eu sou a favor de seguir uma filosofia se todos concordaram que é a melhor para todos, mas nos jogos, as regras é que são as regras)

Ia ser BEM CHATO se os pilotos tivessem mais problemas para ultrapassar por causa dos difusores, não é mesmo?

Uma equipe pequena ganhar é sempre divertido, mas se chegarem no brasil fazendo comboio e com o button campeão 40 pontos na frente de todo mundo, não vai ter mais tanta graça, né?

Anônimo disse...

Oi Ico,
Adorei o veredito da FIA, as grandes que corram atras, se gastam de 2 a 3 vezes mais no orcamento, que facam valer a forca do seu dinheiro, o campeonato esta em aberto e logo,logo, Ferrari e McLaren estarao nos calcanhares da gang dos difusores.

1k2 disse...

Pelo que entendi desse novo regulamento, o aerofólio traseiro foi estreitado para diminuir a turbulência atrás do carro e o difusor não afeta em nada essa questão. Mas é engraçado o Ross Brawn passar recibo de burro para a Ferrari, Redbul e Renault com a FIA dando atestado. Parem de chorar, se leu e não entendeu o pau comeu. Se não guentam porque vieram? Viva 2009!

Anônimo disse...

"Adorei o veredito da FIA, as grandes que corram atras, se gastam de 2 a 3 vezes mais no orcamento, que facam valer a forca do seu dinheiro"
...a mim me parece que de pequena a Toyota e a Ex-Honda nao tinham nada, nem em orcamento, nem em estrutura, em 2008...o que tinhamos eram enormes equipes, sem resultados, perigosamente pertos de sairem(2 manufatureiras) da F1. Pequena so a Williams, unico dos garagistas que sobreviveu, e ela mesma com um motor Toyota.

Que a FIA-FOM tenha dado uma mao para evitar a saida nao e uma tese a descartar (...nao funcionou no caso da Honda mas nao elimina a analise.)RDV