A turbulentatemporada da Fórmula 1 teve pontosnegativos de sobra. Aqui a minhacompilação do quemais chamou a atenção nesse quesito. Infelizmente, os escândalos estiveram no topo de tudo e sobraram opçõespara uns quinze itens. Espero no anoque vem termais dificuldades para essa seleção.
10 – Adrian Sutilem Cingapura
Já cansei de veressetipo de manobra no Grand Prix Legends, masnão esperava isso na Fórmula 1. Depois de baterrodascom o errático Jaime Alguersuari e rodar, Adrian Sutil resolveu darumcavalo-de-pauparavoltarpara a pista – bem no meio do tráfego. Arrebentou o carro de Nick Heidfeld e o respeitoque os colegas tinham porele. Foi o “MomentoPaul Tracy” do ano. Da década, melhor dizendo.
9 – Coletiva de Lewis Hamilton na Malásia
Com a cara de umfilhoteexpulso da ninhada e a vozhesitante, Lewis Hamilton encarou os jornalistas da Fórmula 1 parapedirdesculpas públicas pelo chamado “escândalo da mentira”. Ummomento constrangedor de tentarexplicar o inexplicável. A mídia inglesa, paraquem a maneira de se comportar de umcampeão do mundo e tãooumaisimportanteque o feito, caiu de pau. Teria sido melhorficarquieto. Michael Schumacher nunca teve queexplicarporque transformou a Rascasse num estacionamento.
8 – Kazuki Nakajima
Se a Williams perdeu o sextolugar no Mundial de Construtores para a BMW Sauber na últimacorrida, a culpa foi de Kazuki Nakajima. Afinal, os 34 pontos e meio conquistados pelaequipeem 2009 vieram do outrolado da garagem, o do alemão Nico Rosberg. Comoumautênticozero à esquerda, o japonês chegou ao fim do anosemterseunome ligado a nenhuma equipe, mesmo o pessoal na finada Toyota havia perdido as esperanças nele. E, o pior, ninguém no ambientesemprecínico da Fórmula 1 perdeu tempo falando mal dele. Vai embora e ninguém vai percebersuaausência.
7 – Giancarlo Fisichella na Ferrari
Claro, Luca Badoer foi a catástrofe do ano: irremediavelmente lento, completamentefora do ritmo e semconfiança no equipamento. Trágico, sim, mas a posterior participação de Giancarlo Fisichella com a equipe de Maranello salvou a imagem do pobre Luca. Afinal, além de limitado, Badoer não disputava uma corrida há mais de dezanos e não teve contatocomum F-1 nesta configuraçãoaerodinâmica e compneus slicks antes da estréiaemValência. Eraumnaufrágio anunciado. Já Fisichella é umpilotomaiscompetente e chegou na Ferrari depois de umresultadoimpressionantecom a Force Índia. Suamissãoeraajudar a Ferrari a se manterem 3° lugarentre as equipes, somando alguns pontinhos. Falhou fragorosamente. Seusonho de pilotarpelaequipe virou umpesadelo – e uma das maioresdecepções da temporada.
6 – Romain Grosjean
Nãoprecisanemlevaremconta a confusãoque a decisão gerou: estava na caraque a chegada de Romain Grosjean na Renault era a troca de seispordemi-douzaine. Foi atépior, pois o desempenho do francês nas provasque disputou lembrou o Nelsinho Piquet do início de 2008: afoito, inseguro, commuitoserros, acidentes e nenhuma produtividade. Além de queimarseunomepara a categoria, as setecorridasque fez serviram paraconfirmarque as apostas de Flavio Briatore, na maioria das vezes, são furadas.
5 – BMW Sauber
Em 2008, a equipe bávaro-suíça abdicou do desenvolvimento de seucarro – e portabela de brigarpelotítulo da temporada – para se concentrar no modelo deste ano. Também foi o timequemais insistiu no uso do KERS, apostando que seria a armasecretaparadominar o ano. Doistiros n’água. O F1.09 foi umcarronatimorto: o dispositivonão funcionou a contento e foi logo descartado, depois do projetotodoter sido feitoemtorno dele. Depois do fracassoesportivo, veio o inesperadoanúncio de que a marca estava deixando a categoriadepois de apenasquatrotemporadascomoequipeprópria. Com o raboentre as pernas.
4 – Heikki Kovalainen
A McLaren começou o anocomum dos piorescarros do grid, mas conseguiu virar o jogo a partir do meio da temporada e venceu duas corridascom Lewis Hamilton. Heikki Kovalainen? Bem, não subiu nenhuma vez ao pódio, umfeitoparticularmenteincrívelemValência, uma pistaondenão há pontos de ultrapassagem, quando largou da segundaposição e terminou emquartolugar. O finlandêsnão é nenhumnovato e teve a partir da Alemanha umequipamento competitivo emmãos. Mesmoassim, terminou com o mesmonúmero de pontosque Felipe Massa, quesó pôde disputarnovecorridas no ano. Umdesastretotal.
3 – FIAversusFOTA
A brigapelopoder na Fórmula 1 neste ano lembrou a de temposremotos, quandosó algumas letras eram diferentes: Fisa versusFoca. E foi o motor de todos os outrosescândalos do ano, tudomanobraspolíticas no complexotabuleiro da categoria, onde o bem-estar da mesmanão preocupou ninguém. O duelosónão ocupa o topo dessa listaporque (infelizmente) aindanão acabou. E a impressãoque fica é que “casualidades de guerra” como Max Mosley e Flavio Briatore farão de tudoparavoltar aos holofotesassimquepossível. Embrulha o estômagosó de imaginar...
2 – Falta de ultrapassagens
Novopacote aerodinâmico, asasmóveis, KERS. As novidades no regulamentotécnico da Fórmula 1 visavam apenasumobjetivo: melhorar as chances de ultrapassagem. Mas as corridas de 2009 foram, com raras exceções, uma procissão de monotoniacomapeloreservadopara os que se interessam ementenderquestões de estratégia. Se os difusoresduplos foram o instrumentopara o fracasso da idéia, a (proposital) indecisão da FIA na hora de esclarecer a regra manchou o início do campeonato e o trabalho de muitagente. Novasidéiaspara 2010, principalmente o fim do reabastecimento, podem causaralgumimpacto no problema. Resta ficarmos na torcidaparaque, desta vez, seja umimpactopositivo.
1 – Cingapura 2008
É mesmomuitograve a conspiração de causarumacidenteparafavorecerumoutropiloto da equipe e conseguirumresultadoque salvasse a pele de todos? É óbvioquesim. A Fórmula 1 já viveu suashistórias de espionagemindustrial e a flutuação de informaçõesque acompanha as transferências de engenheiros é inevitável e maisoumenos aceita. Assimcomopilotosque recebem ordensparacederposição ao companheiro de equipe. Mas naquela noite de setembro os já frágeis alicerces do esporte foram completamente ignorados, assimcomo a segurança do executor, de seuscolegas e também do público. Foi umgolpemuitobaixo, de gentesemescrúpulos e/ouforçamoral. E a motivação vingativacomque a históriaveio à tonamostramesmoque se trata de umconto de desclassificados, aindaque o efeitocolateral do episódio – a saída de Briatore do esporte – tenha sido positivo.
"...Mas naquela noite de setembro os já frágeis alicerces do esporte foram completamente ignorados, assim como a segurança do executor, de seus colegas e também do público. Foi um golpe muito baixo, de gente sem escrúpulos e/ou força moral..."
Não me atrevo a dizer mais nada... aonde é que assina?
Eu não consigo deixar de acreditar que Kubica tinha gransdes chances de faturar o mundial de 2008. Apesar da BMW ter abandonado o projeto do F1.08, Kubica conseguia ser regular e varias corridas, pontuando sempre. Ele chegou na penultima corrida do ano ainda com chances de brigar pelo campeonato. E isso com um carro já bem defasado. Imaginem se a BMW tivesse mantido a evolução do carro?? O proprio Kubica mostrou-se bem chateado com a decisão. Agora, investiram tanto no carro de 2009 pra ser esse fiasco que foi. Lutaram tanto pra conseguir os primeiros pontos, o primeiro podium, a primeira pole e a vitoria, mas quando se tratou de lutar pelo campeonato desistiram tão rapido. Que vergonha!!
No lugar da BMW, colocaria as montadoras desertoras-fracassadas.
E no lugar do Fisichella, que sempre foi isso aí, colocaria o acidente causado pelo Vettel na Austrália. Quem diria, o título provavelmente foi jogado no lixo ali.
Abraço e parabéns! Até o Barrichello aparece por aqui!!
"“Momento Paul Tracy” do ano" HAUHAUAUHAHUA RI MUITO.
Parabéns, ICO, pelo maravilhoso trabalho feito ao longo do ano: você produzo o MELHOR conteúdo de F-1 do mundo! E quando falo em conteúdo, refiro-me à justamente todas as informações especiais que nos passa, as entrevistas in loco disponiobilizadas via áudio, e obviamente o Credencial. Aguardo 2010 com ansiedade!
O dito escândalo da mentira do Hamilton foi literalmente 'blown out of proportion' pelo sangue nos olhos do Max e fome da imprensa por manchetes escandalosas. A McLaren meteu os pés pelas mãos o todo o resto do mundo entrou de sola para rachar as pernas.
Na minha lista, no lugar de Grosjean, estaria toda a Renault, inclusive um tal de Alonso. Onde estão os míticos 6 décimos que ele disse ter levado à McLaren? Será que deixou por lá nas temproadas 2008 e 2009. Sim, porque uma vez comprovada a farsa de Cingapura 2008, seus pontos e desempenho desde então precisam ser vistos sob outro olhar (desconfiado e cínico).
Vejamos se em 2010 ele justificará a fama de ser o homem que aposentou o Schumacher, ou se mais uma vez perderá cabeça e rumo frente a um companheuiro de equipe veloz e competitivo.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
6 comentários:
"...Mas naquela noite de setembro os já frágeis alicerces do esporte foram completamente ignorados, assim como a segurança do executor, de seus colegas e também do público. Foi um golpe muito baixo, de gente sem escrúpulos e/ou força moral..."
Não me atrevo a dizer mais nada... aonde é que assina?
Eu não consigo deixar de acreditar que Kubica tinha gransdes chances de faturar o mundial de 2008.
Apesar da BMW ter abandonado o projeto do F1.08, Kubica conseguia ser regular e varias corridas, pontuando sempre.
Ele chegou na penultima corrida do ano ainda com chances de brigar pelo campeonato. E isso com um carro já bem defasado.
Imaginem se a BMW tivesse mantido a evolução do carro??
O proprio Kubica mostrou-se bem chateado com a decisão.
Agora, investiram tanto no carro de 2009 pra ser esse fiasco que foi.
Lutaram tanto pra conseguir os primeiros pontos, o primeiro podium, a primeira pole e a vitoria, mas quando se tratou de lutar pelo campeonato desistiram tão rapido.
Que vergonha!!
No lugar da BMW, colocaria as montadoras desertoras-fracassadas.
E no lugar do Fisichella, que sempre foi isso aí, colocaria o acidente causado pelo Vettel na Austrália. Quem diria, o título provavelmente foi jogado no lixo ali.
Abraço e parabéns! Até o Barrichello aparece por aqui!!
Absolutamente perfeitas as observações.
"“Momento Paul Tracy” do ano"
HAUHAUAUHAHUA RI MUITO.
Parabéns, ICO, pelo maravilhoso trabalho feito ao longo do ano: você produzo o MELHOR conteúdo de F-1 do mundo! E quando falo em conteúdo, refiro-me à justamente todas as informações especiais que nos passa, as entrevistas in loco disponiobilizadas via áudio, e obviamente o Credencial. Aguardo 2010 com ansiedade!
O dito escândalo da mentira do Hamilton foi literalmente 'blown out of proportion' pelo sangue nos olhos do Max e fome da imprensa por manchetes escandalosas. A McLaren meteu os pés pelas mãos o todo o resto do mundo entrou de sola para rachar as pernas.
Na minha lista, no lugar de Grosjean, estaria toda a Renault, inclusive um tal de Alonso. Onde estão os míticos 6 décimos que ele disse ter levado à McLaren? Será que deixou por lá nas temproadas 2008 e 2009. Sim, porque uma vez comprovada a farsa de Cingapura 2008, seus pontos e desempenho desde então precisam ser vistos sob outro olhar (desconfiado e cínico).
Vejamos se em 2010 ele justificará a fama de ser o homem que aposentou o Schumacher, ou se mais uma vez perderá cabeça e rumo frente a um companheuiro de equipe veloz e competitivo.
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