Há muitoemcomumentre Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso: sãotrêstalentosexcepcionais, foram campeões do mundo e, desdehoje, juraram encerrarsuascarreiras na Ferrari. Temos o alemão ostentando a estrela da Mercedes-Benz emseucapacete; o finlandês de contrato assinado com a Red Bull e, ao quetudo indica, vai se divertirumano no WRC antes de assumir o cockpit de Mark Webber; e o futuro do espanhol, como o de todosnós, é incerto.
Eurealmentenão sei porque os pilotos (e tambémjogadores de futebol) insistem emfazeressetipo de promessa. Deve serporsubestimar o fogo da competição que corre no sangue. Isto permanece. Umcontrato, ouumambiente de trabalhoharmonioso, não. Acho que Alonso não deveria pensarquejá esta na últimaestação da suacarreira. Deveria siminsistir no outrolado do seudiscurso de hoje, na motivação emter uma trajetóriavitoriosa na equipeque defenderá a partir desse ano. O torcedorfanático do Real Madrid até usou o slogan do rival Barcelona, se referindo ao time italiano como “mais do que uma equipe”.
Para a idéia de encerrar a carreiraemvermelhodarcerto, o sucesso terá de virlogo. Pilotostãoexcepcionais e talentososcomo o espanhol toparam o desafio de reerguer a Ferrari e chegaram emmeio à muitafesta, mas a falta de resultados comprometeu a relaçãocom a imprensa e os tifosi. O finalabrupto da relação foi inevitável. Mas, se chegar vencendo, Alonso tem tudopara se tornarumverdadeiro “Toro Rosso” e escrever uma história de sucesso parecida com a de Michael Schumacher. Seuobjetivo, claro, é esse.
Paraisso, vai precisar de umbomcarro. Nas conversas de bastidores do Wrooom, sinto que a expectativa é porumbólido competitivo, mas sinto tambémmuitapreocupaçãoemrelação ao consumo de combustível. Com o novoregulamento, quemconseguiraliarpotência e economia terá uma vantagemsignificativa. E a Ferrari parece correratrás do prejuízo nesse quesito. Valeconferir.
Talvezporisso, Alonso tratou de baixar as expectativas e deixou claroque dificilmente vai chegar vencendo logo na estréia. “Vou precisar de umas trêsouquatrocorridasparameadaptar ao carro e à rotina da equipe”, falou. E explicitou também a importânciaque será trabalharemconjuntocom Felipe Massa neste início, jáque o brasileiro está indo parasuaquintatemporadaem Maranello e conhece muitobemcomo funciona a rotinaali.
A primeira coletiva de Fernando Alonso vestindo o uniforme da Ferrari mostrou um piloto confiante e faminto pelo sucesso, como se imaginava. Mas muito ciente do tamanho da tarefa que vai enfrentar neste e nos próximos anos, e arrumando uma maneira de ganhar tempo para crescer naturalmente dentro da equipe. Porque as cicatrizes de 2007 lhe ensinaram que não adianta chegar tentando se impor.
a economia de combustível nunca foi o forte da ferrari, e agora vai ser dificil corrigir esse defeito. eu espero até 2011 pra ver Alonso dar verdadeiros resultados ao mando de um vermelinho.
Se bem me lembro, o Alonso mesmo antes de ganhar seu primeiro título dizia que queria parar cedo na F1, almejava não mais do que três títulos e nem pensava em sair tentando bater os recordes estratosféricos do Schumacher.
Acho que os pilotos dizem que querem terminar a carreira na Ferrari para mostrar devoção e compromisso com o time.
Alonso também disse que seu sonho era correr pela McLaren.
Schumacher foi, realmente, fiel na Ferrari. Ficou no time nas vitórias e nas derrotas e reergueu um time com 20 anos de derrotas. Um verdadeiro Ferrarrista que agora veio inventar moda.
Se Schumacher não for campeão na mercedez, terá manchado a toa seu compromisso Ferrarrista.
Alonso tem que terminar na Ferrari, pois não tem mais pra onde correr.
Nessa época do ano, é difícil distinguir entre o que dizem se é verdade, encenação ou se eles pensam que é verdade e dizem sem muita certeza.
Mas se o Alonso disse que pretende se adaptar ao carro nas primeiras provas, é bom o Massa já começar dando o pulo do gato. O problema é que o retrospecto dele na Austrália e na Malásia não é dos melhores.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
10 comentários:
Será que o motor Mercedes vai sair na frente no quesito economia aliada a potencia??
Se não me engano, na última temporada, os motores Renault pareciam ser os mais econômicos.
o motor renault era muito economico e muito pouco potente tb
o motor ferrari é mais potente q o motor mercedes, então a ferrari pode optar por perder um pouco mais de potencia para maximizar a economia...
Ahh como eu torço para que ele afunde...como sempre digo, piloto-pagante é totalmente descartavél na F1.
O que dira, então, de um bi-campeao pagante?
Que afunde Alonso.
a economia de combustível nunca foi o forte da ferrari, e agora vai ser dificil corrigir esse defeito. eu espero até 2011 pra ver Alonso dar verdadeiros resultados ao mando de um vermelinho.
Ico, só dá ALONSO na imprensa, mas o menino de Botucatu vai comer pelas beiradas.
Avança FELIPE.
Se bem me lembro, o Alonso mesmo antes de ganhar seu primeiro título dizia que queria parar cedo na F1, almejava não mais do que três títulos e nem pensava em sair tentando bater os recordes estratosféricos do Schumacher.
Acho que os pilotos dizem que querem terminar a carreira na Ferrari para mostrar devoção e compromisso com o time.
Alonso também disse que seu sonho era correr pela McLaren.
Schumacher foi, realmente, fiel na Ferrari. Ficou no time nas vitórias e nas derrotas e reergueu um time com 20 anos de derrotas.
Um verdadeiro Ferrarrista que agora veio inventar moda.
Se Schumacher não for campeão na mercedez, terá manchado a toa seu compromisso Ferrarrista.
Alonso tem que terminar na Ferrari, pois não tem mais pra onde correr.
Também lembro de Alonso dizer que queria ser tri-campeão e já poderia parar.
Mas esses caras amam demais isso. Acho que querem parar e não conseguem.
Abraços
Nessa época do ano, é difícil distinguir entre o que dizem se é verdade, encenação ou se eles pensam que é verdade e dizem sem muita certeza.
Mas se o Alonso disse que pretende se adaptar ao carro nas primeiras provas, é bom o Massa já começar dando o pulo do gato. O problema é que o retrospecto dele na Austrália e na Malásia não é dos melhores.
Postar um comentário