Uma ondagigantesca de nostalgia tomou conta do paddock do circuito do Sakhir no início da tarde de ontem. A festa dos 60 anos da Fórmula 1 teve o mérito de reunir no Bahrein dezoito dos vintes campeões mundiais vivos. Só faltaram mesmo os queeu havia adiantado emprimeira mão aqui no blog. Kimi Räikkönen tinhaumteste marcado comseucarro do WRC e Nelson Piquet, peloscomentários no local, não quis enfrentar o inevitávelassédio dos jornalistasemcima do tema Cingapura. Foi uma grandepena, mas a constelaçãoeratãograndiosaque as ausênciasmal puderam ser sentidas. A festa começou comváriosnomes consagrados pilotando carroshistóricos. Nigel Mansell pegou o túnel do tempomaiscomprido e pilotou a Ferrari 375 Thin Wall Special de 1951 antes de assumir a F500 do anoseguinte – uma boa soluçãoparaencontrarcockpitsqueele coubesse, afinal. Mika Hakkinen não deixou pordentro e deu suasvoltas na Mercedes-Benz W196 de 1954. Desceu do carrocomumsorrisoenorme no rosto.
Masnão há comoigualar a emoção de testemunhar o reencontro de lendas e suasmáquinas. Quandoeupoderiaimaginarque veria John Surtees rasgar a reta numa Ferrari 1512, Jackie Stewart na Tyrrell 005 ou Mario Andretti na Lotus 79?
A emoção de umcenáriotãobrilhantenão ficou restrita apenas a fãs e jornalistas, mas se estendeu às estrelas do evento. “No sábado, estava pilotando quando encontrei no meio da volta o Jackie com a Matra MS80. Caramba, a últimavezqueeutinhavistoessecarroera na Corrida dos Campeões de 1969, em Brands Hatch, a primeira de F-1 queeu assisti depoisque cheguei na Inglaterra”, vibrou Emerson Fittipaldi. “Jamaispoderiaimaginarque estaria na categoria no anoseguinte, quantomaisfazerparte desta festamaravilhosaaqui. Foi comoentrar numa máquina do tempo”.
O apelo dos nomes foi quasetãograndequanto o das máquinas. Terminadas as voltas, quem esteve na pista se juntou a outroscampeõesquenão chegaram a pilotar. Liderados porum octagenário Jackie Brabham, além de Niki Lauda, Alan Jones, Alain Prost, Jacques Villeneuve e outros. “Black Jack” está obviamente com a saúdefrágil, e praticamente surdo, mas agüentou combravura o fortecalor do sol a pino na hora da fotooficial do evento – momento da única escorregada de uma grandefesta, depoisque Jean Todt colocou suanamorada Michelle Yeoh entre os fotografados, o quenão fazia nenhumsentido e pareceu uma baitafalta de tato do presidente da FIA.
Mesmoassim, já frisei e repito: foi umeventoespetacular e uma raraoportunidade de ver a própriaFórmula 1 reverenciando suahistória. Conversando comumcolegajornalista, o sul-africano Dieter Rencken, surgiu a idéia de ressuscitar a GP Masters, colocando-a no programa dos finais de semanaem algumas etapas da F-1. Tenho certezaqueumpunhado de ex-pilotos, campeõesounão, adoraria participar. E a resposta do público seria sensacional.
Provavelmente receberei umolharcético e uma resposta atravessada. Mas vou sugeririssopara o Bernie na próximacorrida!
Confira abaixo outras imagens do evento. Clique nelas para ampliar!
POrra, Ico! Que do cacete! Imagino a sua emoção e felicidade ao estar ao lado desses caras e desses carros. Você tirou uma foto com Jack Brabham! Caraca!
Isso aí que você viveu deve ter sido melhor que o "Dragster for Paradise", o conto do jornalista francês Johnny Rives sobre um encontro "post mortem" com todas as máquinas de corrida que fizeram a cabeça de um fã de automobilismo até 1975 (ano em que o texto foi escrito). Afinal, você não precisou morrer para passar por tudo isso!
Ico, que foda, cara! Não perdeu a oportunidade de uma fotinha com o Jack Brabham, ein! haha
Inclusive, por grande influência dos seus posts, fiz um top5 de carros históricos, gostaria que vc olhasse e, como sugestão, fizesse um top5 por aqui, com certeza muito mais embasado que o meu.
Outra coisa, essa Lotus vermelha-ouro q vc nomeu como 49B no arquivo, não seria a 72A (da primeira vitoria do Emmo em 70)? E a preta JPS do Emmerson/71 não é 72B?
Belíssimas fotos! Gostei bastante da foto do Surtees na 1512. Parabéns!
Gostei do espectáculo (só no Bahrein, não é?) Gostei de ver o velho "Black Jack", frágil do alto dos seus 83 anos, a aguentar o calor e a posar ao lado do Ico... LOL!
De resto, ver Sir Jackie, o John Surtees e outros campeões a rolarem a toda a velocidade naquele tilkódromo, foi belo. E foste testemunha disso. Parabéns!
“- Jamais poderia imaginar que estaria na categoria no ano seguinte, muito menos que seria patrocinado pelo grande Blog do Ico antes mesmo do nascimento da internet. (foto 9) É como entrar numa máquina do tempo!!!"
Já na foto 8, vamos ser sinceros. Alguns até esbanjaram um sorrisinho, mas de verdade, de verdade mesmo, só o Damon Hill.
A Lotus JPS do Fittipaldi é o carro mais bonito de todos os tempos da F1. Amo também a Lotus Gold Leaf do Hill Pai. A Williams Fly Saudia do Rosberg é outra coisa linda. Que emoção cara! Só de ver em fotos já arrepia, imagina estar lá e ouvir o ronco dessas super-máquinas! Sensacional ICO, vai postando mais fotos, por favor. Um grande abraço, cara. Admiro seu trabalho.
1) Pelos comentários acima, já confirmei que era você mesmo, com o Jack Brabham. 2) Quem foi o felizardo que guiou a Cooper T59 (e aparece numa foto com o 'Black Jack')? 3) O Jody Scheckter compareceu com o uniforme completo!! Capacete e macacão originais (?)... isso depois de, pelo menos, 30 anos!!
Duca!!! Parabens por ter tido esta oportunidade e obrigado por ir mostrando para a gente, aos poucos["uma pequena forçação de barra"]para nosso deleite. Sençacional as fotos o clima , imagino as conversas os bate-papos entre o "pessoal"- fantasticos excepcionais pilotos que marcaram, alguns mais do que outros, épocas, que com alegria e ótimas recordações me remetem até 1972, e ai vem vindo até hoje em dia. Valeu ! Abraços Jopa.
Emocionante isso. E sim, concordo com quem acha a Lotus do Emerson é o carro mais bonito da história da F1. Tinham que fazer um documentário disso e lançar em blu-ray para a gente sentir um pouco do gostinho de ver a perfeição desses carros em todos os detalhes. Além do que reunir todos esses gênios juntos, de gerações tão distintas, é algo que merece ser registrado para eternidade.
Puxa, Ico, sensacional! O papel de parede do meu computador é uma foto do Maurice Trintignant em Mônaco/57, seguido pela Cooper do Jack Brabham, salvo engano, a segunda corrida dele na F1. E você tirou uma foto junto com ele! Parabéns!!
Ico, Qualquer um que leia as gozações em mim, sabe do quamto sou apaixonado por MATRA, mas a foto do Damon Hill pilotando a Lotus 49, pra mim é a mais bacana, afinal a lembrança do pai é imediata, principalmente por usar o mesmo capacete...e o Lotus 49 é lindo.
- o sujeito ao lado do Jack Brabham com a Cooper é o dono do carro. Alguns como a T59 ou a McLaren M23 foram pilotados por seus proprietários. Nao sei quem sao ou o que fazem, mas estofo financeiro os caras têm.
- A Brabham de 83, assim como a McLaren de 88, nao foram para a pista em nenhum momento do final de semana.
- A Lotus 72 (mais a 25 e a 79) pertencem à "Classic Lotus", empresa do filho de Colin Chapman, Clive. As duas Williams (82 e 96) pertencem ao time ainda e ficam normalmente expostas no museu em Grove.
Para os apaixonados este evento parece ter sido o ápice da F1. Reunir estes pilotos e suas máquinas é de arrepiar, emocionar, comover os amantes do automobilismo, principalmente aqueles, como eu, que já passaram dos 50. As Lotus 49 e 72, mais a Matra MS80, além de belíssimas, me fazem sentir uma enorme saudade daquele tempo, com direito até a um nó no gogó. Leduard
Definitivamente, uma emoção única. Parabéns, amigo! Sem dúvida, rever os campeões, principalmente John Surtees, que é da "nossa" época (1966), foi especial
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
30 comentários:
POrra, Ico! Que do cacete! Imagino a sua emoção e felicidade ao estar ao lado desses caras e desses carros. Você tirou uma foto com Jack Brabham! Caraca!
Isso aí que você viveu deve ter sido melhor que o "Dragster for Paradise", o conto do jornalista francês Johnny Rives sobre um encontro "post mortem" com todas as máquinas de corrida que fizeram a cabeça de um fã de automobilismo até 1975 (ano em que o texto foi escrito). Afinal, você não precisou morrer para passar por tudo isso!
Abração. (LAP)
Ico, que foda, cara! Não perdeu a oportunidade de uma fotinha com o Jack Brabham, ein! haha
Inclusive, por grande influência dos seus posts, fiz um top5 de carros históricos, gostaria que vc olhasse e, como sugestão, fizesse um top5 por aqui, com certeza muito mais embasado que o meu.
Outra coisa, essa Lotus vermelha-ouro q vc nomeu como 49B no arquivo, não seria a 72A (da primeira vitoria do Emmo em 70)? E a preta JPS do Emmerson/71 não é 72B?
Belíssimas fotos! Gostei bastante da foto do Surtees na 1512. Parabéns!
Abraço!
O melhor comentário que posso fazer :
sem palavras !!
abs
Gostei do espectáculo (só no Bahrein, não é?) Gostei de ver o velho "Black Jack", frágil do alto dos seus 83 anos, a aguentar o calor e a posar ao lado do Ico... LOL!
De resto, ver Sir Jackie, o John Surtees e outros campeões a rolarem a toda a velocidade naquele tilkódromo, foi belo. E foste testemunha disso. Parabéns!
Emerson Fittipaldi:
“- Jamais poderia imaginar que estaria na categoria no ano seguinte, muito menos que seria patrocinado pelo grande Blog do Ico antes mesmo do nascimento da internet. (foto 9) É como entrar numa máquina do tempo!!!"
Já na foto 8, vamos ser sinceros. Alguns até esbanjaram um sorrisinho, mas de verdade, de verdade mesmo, só o Damon Hill.
Horrível... Melhor para por aqui. Hehehe.
Abraços!
Caracas, Ico, foto com o Jacão foi pra acabar com tudo, parabéns!
Doravante, tu só pilota Brabham no nosso campeonatinho. :-)
Abração!
A Lotus JPS do Fittipaldi é o carro mais bonito de todos os tempos da F1. Amo também a Lotus Gold Leaf do Hill Pai. A Williams Fly Saudia do Rosberg é outra coisa linda.
Que emoção cara! Só de ver em fotos já arrepia, imagina estar lá e ouvir o ronco dessas super-máquinas! Sensacional ICO, vai postando mais fotos, por favor.
Um grande abraço, cara. Admiro seu trabalho.
Uma foto com o Black Jack foi mesmo o máximo, Ico!! Só falta uma com o Gurney, não é mesmo?
FANTÁSTICO, FANTÁSTICO, FANTÁSTICO!!
Parabéns, Ico!! (putz, que "inveja"!!)
Três observações:
1) Pelos comentários acima, já confirmei que era você mesmo, com o Jack Brabham.
2) Quem foi o felizardo que guiou a Cooper T59 (e aparece numa foto com o 'Black Jack')?
3) O Jody Scheckter compareceu com o uniforme completo!! Capacete e macacão originais (?)... isso depois de, pelo menos, 30 anos!!
novamente, Fantásticas as fotos...
um abraço,
Renato
Ico, Vc ainda aproveitou para um momento de tietagem né ????
Acho que este vai ser melhor post do ano, pois foi sensacional ver isto. Piltos e máquinas do passado reunidas.
FOi foi um proviligiado de ver isto in loco !
[]´s
MUITO FODA!!
Desculpe Ico, mas não dá pra não dizer um palavrão vendo o Fitipaldi na sua Lotus John Player Special!!
Incrível que esses carros ainda andem e juntá-los todos foi uma idéia brilhantel.
isso precisava ser feito em Interlagos.
Se bem que… não, deixa prá lá!!
Duca!!!
Parabens por ter tido esta oportunidade e obrigado por ir mostrando para a gente, aos poucos["uma pequena forçação de barra"]para nosso deleite. Sençacional as fotos o clima , imagino as conversas os bate-papos entre o "pessoal"- fantasticos excepcionais pilotos que marcaram, alguns mais do que outros, épocas, que com alegria e ótimas recordações me remetem até 1972, e ai vem vindo até hoje em dia. Valeu ! Abraços Jopa.
Rapaz... sem comentários. Só as fotos já arrepiam! Ouvindo aquela "Faster" do G. Harrison, então... nossa... é de ficar sem palavras, mesmo, meu caro.
Parabéns pela cobertura! Você, pelo trabalho que desenvolve, no Tazio, na RB ou aqui no blog, mereceu participar desse momento!
Abraço!
PS: eles teceram algum comentário sobre a F-1 atual?
Concordo com o Raphael: "A Lotus JPS do Fittipaldi é o carro mais bonito de todos os tempos da F1."
ICO,
Muito obrigado por esse material fantástico!
Emocionante isso. E sim, concordo com quem acha a Lotus do Emerson é o carro mais bonito da história da F1. Tinham que fazer um documentário disso e lançar em blu-ray para a gente sentir um pouco do gostinho de ver a perfeição desses carros em todos os detalhes. Além do que reunir todos esses gênios juntos, de gerações tão distintas, é algo que merece ser registrado para eternidade.
Fantástico Ico!
Demais!!!!
Ico, alguém pilotou a Brabham de 83?
Tem alguma foto da Lotus 79?
[ ]'s
Harerton
que inveja. que foda de inveja!! posta mais fotos então pra gente curtir!
ô felizardo...
abç´
foca
que mal pergunte, sabe quem é o proprietário da lotus do emerson?
que fotos maravilhosas. aquela do lotus 72 em pista é simplestmente fantástica, já é o meu fundo de tela
e ainda tem foto com black jack! que inveja!
Puxa, Ico, sensacional! O papel de parede do meu computador é uma foto do Maurice Trintignant em Mônaco/57, seguido pela Cooper do Jack Brabham, salvo engano, a segunda corrida dele na F1. E você tirou uma foto junto com ele! Parabéns!!
Ico,
Qualquer um que leia as gozações em mim, sabe do quamto sou apaixonado por MATRA, mas a foto do Damon Hill pilotando a Lotus 49, pra mim é a mais bacana, afinal a lembrança do pai é imediata, principalmente por usar o mesmo capacete...e o Lotus 49 é lindo.
Cara, nem sei o que comentar! Que loucura!!! hahahahaha!
Parabéns pelo teu ótimo trabalho e por essa oportunidade que vc teve!
Abraço!
Pessoal, respondendo à algumas dúvidas:
- o sujeito ao lado do Jack Brabham com a Cooper é o dono do carro. Alguns como a T59 ou a McLaren M23 foram pilotados por seus proprietários. Nao sei quem sao ou o que fazem, mas estofo financeiro os caras têm.
- A Brabham de 83, assim como a McLaren de 88, nao foram para a pista em nenhum momento do final de semana.
- A Lotus 72 (mais a 25 e a 79) pertencem à "Classic Lotus", empresa do filho de Colin Chapman, Clive. As duas Williams (82 e 96) pertencem ao time ainda e ficam normalmente expostas no museu em Grove.
Abs!
John Surtees, depois de tudo que ele passou, estar aí de cabeça erguida. É de arrepiar.
O Damon prestando homenagem ao Pai também.
Ico você presenciou a história!
Falar o q né, falta palavras p descrever, apenas de q adoraria estar lá, és realmente um felizardo por poder acompanar tudo de perto,
tem vaguinha de assistente sobrando nao?!
Brabham,Surtees,Fittipaldi,Andretti,
Stewart,falar o q né...
E os carros então, são de fazer chorar qquer fã do automobilismo!
Lotus,Brabhams,Ferraris,Coopers,Mercedes...sem mais comentários!
Para os apaixonados este evento parece ter sido o ápice da F1. Reunir estes pilotos e suas máquinas é de arrepiar, emocionar, comover os amantes do automobilismo, principalmente aqueles, como eu, que já passaram dos 50. As Lotus 49 e 72, mais a Matra MS80, além de belíssimas, me fazem sentir uma enorme saudade daquele tempo, com direito até a um nó no gogó.
Leduard
Comovente...
Que coisa linda Ico !!
Você é um sortudo por ter presenciado essa reunião fantástica.
Abrax !
Ricardo Talarico
Definitivamente, uma emoção única. Parabéns, amigo!
Sem dúvida, rever os campeões, principalmente John Surtees, que é da "nossa" época (1966), foi especial
Postar um comentário