quinta-feira, 15 de abril de 2010

DESPEDIDA?

Chegando ao aeroporto de Pudong, encontro muitos fãs esperando os pilotos que também desembarcam dos vôos vindos da Europa. Algumas meninas que nem chegaram à maioridade levantam uma grande bandeira alemã na qual colaram umas letras de cartolina para fazer a palavra “Vettel”. Riem animadas com o gesto, um sorriso que certamente animará o simpático piloto da equipe Red Bull assim que ele se confrontar com a pequena homenagem.

Mas todos sabem que a empolgação dessa turma é apenas uma exceção à regra. A verdade é que o Grande Prêmio da China, no calendário desde 2004, jamais foi o sucesso de público que se esperava. Muito pelo contrário. O imponente circuito de Xangai sempre hospedou provas com baixíssimas atendências. E isto apesar dos organizadores, diante da tímida venda de ingressos, criarem o hábito de lotar alguns ônibus de última hora para colocar gratuitamente alguns torcedores nas tribunas, minizando o impacto visual dos assentos vazios.

A taxa anual que é paga para Bernie Ecclestone é uma das maiores da temporada: cerca de 50 milhões de dólares, pelo que se sabe – e o que se sabe dos contratos do manda-chuva da Fórmula 1 é sempre muito pouco. E a única maneira de um organizador equilibrar as contas é com a venda de ingressos que, sabemos, é irrisória, já que o preço dos mesmos é completamente fora da realidade local.

Diante dessa realidade, a prova chinesa chega agora a seu último ano de contrato vigente dando a forte impressão de que este não será renovado. O rombo nos cofres públicos de Xangai é grande demais para valer a pena o retorno de imagem que a prova gera. E o homem responsável por trazer a categoria para o país, Yu Zhifei, está preso desde janeiro de 2008 por corrupção.

Certamente o intenso terremoto de ontem na província de Qinghai serviu como um lembrete de que o país tem outras questões mais significativas para resolver. A cultura pode ser fantástica e as cidades, interessantes. Mas a China nunca combinou com a Fórmula 1, e vice-versa. As duas partes nunca estiveram tão perto de perceber e aceitar isso.

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Como o Blogger é um site bloqueado na China, estou contando com a ajuda inestimável de amigos para publicar algo nesse final de semana, como o texto acima, que está também na edição de hoje do Lance. Interagir nos comentários, porém, vai ser impossível. Mas fiquem tranqüilos, a partir de segunda, nos livraremos das amarras e voltaremos com a qualidade habitual!

14 comentários:

TW disse...

Já havia ouvido falar a respeito desse fracasso em relação ao público no GP da China, inclusive ano passado lembro dos comentários a respeito de levar estudantes para o circuito a fim de aproximá-los desse mundo. É um circuito maravilhoso o de Xangai que certamente estará fora do calnedário de 2011, uma pena mesmo! Parabéns pelo post!

Williams Gonçalves de Farias disse...

Carai véi, tenho pena dos chineses! Privar o acesso à informação em pleno século 22 demonstra que o ser humano ainda tem que evoluir muito cara... lamentável.

Eduardo Malheiros disse...

Depois de preso o nome dele passou de Yu Zhifei para "Yeu Zhiferrei". Hauahauh.

Sem graça, mas dá pra levantar o astral do pessoal. E se isso não funcionar, lembrem-se que amanhã já tem treino! Final de semana com GP é outra coisa... =)

Abraços meus amigos!

Talita disse...

Boa Tarde.

Uma pena ver uma corrida em ritmo de despedida. Tudo bem que o quesito investimento/retorno contam nessas horas, nada contra, mas o esporte e, principalmente o público perdem. E olha que nem precisa tantos chineses assim gostarem, só 1/3 de 1/4 já dava uma boa galerinha hein...
.
Permita-me uma sessão in memoria - 15 de abril, corrida nos próximos dias me lembram alguém especial. Ouvia dizer que em 1979, nesta data, o automobilismo brasileiro passava por um importante acontecimento.

Valeu!

:>)

Dé Palmeira disse...

É incrível, a China conseguiu virar uma grande potência econômica se fazendo valer ao mesmo tempo do pior do comunismo e do pior do capitalismo.
Sem contar com o seu descaso pelas questões ambientais.

E o mais grave é que isso se tornou modelo no mundo.

Victor disse...

E ainda teve o terremoto dessa semana, para acabar de vez com o (pouco) animo dos chineses.

Tohmé disse...

Eita regime político....
A F1 não deveria nem ter entrado aí.

Bruno A. disse...

Bem que a pista do Algarve poderia entrar no lugar, né. Aquilo é 10x mais pista que essa da china, e é na europa.

tibone disse...

Abaixo a censura, pô.

Mas enfim, a prova da China nunca teve muito a ver com a F-1. E adoraria ver uma pista mais tradicional (mesmo que européia) entrar no lugar do GP chinês, o problema é que se a China sair, é capaz do Bernie levar a prova para Koréia, ou algum lugar assim.

A categoria deveria voltar a Paul Ricard, ou Jerez.

Mas enfim.. boa sorte ai, Ico, mesmo que tu não vá ler aqui, hehe.

Ron Groo disse...

É... Olha ai que beleza... Ditaduras de direita, ditaduras de esquerda e sempre quem se dana é a liberdade de expressão...

O GP Chinês, penso eu, não vai deixar muitas saudades não.
Apesar da beleza do autódromo, claro.
É muito ruim ter de acordar as três e meia da matina, fazer um café forte e acompanhar a corrida. Como fanático eu não deixo de ver, mas com a idade chegando...

@celsovedovato disse...

Num instante a China faz uma F1 pirata, mais baratinha e divertem-se.

Mário Salustiano disse...

pois é, isso é consequencia da poliitca de seu Bernie de levar provas para onde pagam mais para ele, locais sem identidade com o "puro" automobilismo entraram no calendário e aos poucos vai se percebendo que não existe um comprometimento de longo prazo, enquanto isso seu Bernie continua pressionando, chantageando, os poucos locais que ainda tem a haver com o mais tradicional, mas comprometido com a categoria, a poucos dias por coincidencia ele voltou a dizer que quer fazer provas em Nova York e Moscou, querem saber duvido que essas cidades tenha real interesse, Nova York...ridiculo os americanos estão se lixando para a F1, mas é uma boa forma de pressionar quem não quer pagar 50 milhões de dolares para estar no calendário

Fernando Kesnault disse...

Outros circuitos não faltam (Jerez, Laguna Seca, Surfers Paradise - de rua, com o título GP Pacific), Paul Ricard, Road America, Kyalami, Osterreichring,etc). Mas encenando a questão da parte política, como é nojento e repugnante esta questão de proibir o acesso das pessoas à internet e notícias por um governo não?? Nem a questão de ser um ato cultural da civilização sínica consegue fundamentar algo horripilante.

Aderson disse...

Mas china está garantida para 2011.
Impressionante. Apesar de todos os contras, Eclestonne já guardou o lugar do GP da China no mundial 2011.

Pra assegurar um lugar pro GP do Canadá foi um sacrificio e muita conversação. A pista canadense tem um otimo traçado, muito publico, disputas emocionantes mas mesmo assim quase não entra neste mundial.