Umdiaeuainda vou dar muitas risadasquandomelembrar desse final de semana na China. E será interessante quandoestediachegar, porqueaté o momentotudoaquitinhatudoparaserumgrandepesadelo. Além das questões relativas ao uso da Internet, muitorestritivoaqui, eu e todo o paddock vivemos à sombra de uma enormenuvem de vulcão. A possibilidade de ficarmos “presos” aquipormais uns dias parece cadavezmaisreal. Uma idéiamuito boa foi a de adiantarparaagora as etapas de Cingapura e Japão, jogando Espanha e Mônaco para o final do calendário. Brincadeiras à parte, a verdade é que a organização do GP já agiliza os procedimentos para a extensão do visto de todomundo.
É uma situaçãoumtantoestranha, meioqueumdesamparoporestar envolvido num problema do qualninguém tem o menorcontrole. E é curiosovercomo essa tribo de nômadesque habita o paddock tentando se concentrar nas tarefas cotidianas massemprecomessepensamento no fundo da mente: “quandoeu vou conseguirvoltarparacasa?”
Apesar de tudo, é semprebomque a vidasemprenosreservasurpresas e nos lembra que o tamanho dos nossosproblemassempre é relativo e que o importante é colecionarbonsmomentos ao longo dela. Hoje, cansado e desanimado, fui jantar no restaurante do hotelcomalgunscolegas. Enquantoainda escolhia o prato, a tranqüilidade do lugar foi quebradapelavibração de uminglêsque viu o seu Manchester United fazer o gol da vitória no clássicolocalcontra o City nosdescontos do segundotempo.
Era o fotógrafo Keith Sutton, com mais de 400 GPs da Fórmula 1, que num arroubo de paixão pelo seu clube resolveu pagar uma rodada de cerveja para todos os presentes (uns trinta jornalistas, pelo menos). Achei curioso, nunca tinha conversado com ele antes e o via como mais um dos muitos ingleses frios da categoria. Recebemos a nossa da garçonete e resolvi ir até sua mesa para agradecer. Até brinquei: “Keith, por umas dez pints, eu até torço pela Inglaterra na Copa do Mundo”.
Ele riu e resolveu se juntar a nós. Seguiram-se três horas de relatos deliciosos de um homem que começou no automobilismo tirando fotos de Ayton Senna na Fórmula Ford, era um grande amigo pessoal e nutre uma enorme admiração até hoje por Roland Ratzenberger e que adora o Brasil. O tempo voou, tempo em que a nuvem vulcânica que pregou uma enorme interrogação em nossas cabeças se dissipou num passe de mágica. No final, ele disse está terminando o seu livro de memórias com a ajuda de um colega. Pela privilegiada amostra que tivemos hoje, recomendo a compra desde já!
11 comentários:
Anônimo
disse...
E sabe, estes trabalhos feitos com mais dificuldades são os mais lembrados depois. Sou Geomensor e trabalho com levantamentos topográficos, e com certeza os trabalhos que mais lembro são de medições em lugares de difícil acesso ou quando um equipamento digital, como um GPS, não funciona e temos que usar a velha trena para tirar aquela última medida que falta. No final é isso que fica, muita história para contar.
Entre os itens mais antigos da minha pequena biblioteca pessoal, eu guardo uma edição do livro de fotografias que ele fez sobre o Senna, cujos textos (além das fotografias) são inestimáveis.
Sem dúvida eu vou correr atrás desse livro de memórias, quando for lançado. Desde o menino que ia sempre a Oulton Park nos anos 70, até o respeitado fotógrafo de Fórmula 1, ele deve ter colecionado inúmeras boas histórias.
É, isto aqui pela Europa está mau está. Dizem que dos 22mil voos habituais de sábado só se poderão realizar cerca 6000. A nuvem está gigante e a qualquer altura pode estar a cobrir a China, pois vai a caminho da Rússia. E quanto ao mundial de futebol, eu cá sou português, portanto em Junho vamos ser um pouco de rivais. E já agora, parabéns pelo blog.
Para mim o trio Keith Sutton, Bernard Cahier e Rainer W. Schlegelmilch ( já visionaram a sua página na net ?) é um trio maravilha no que á foto de automobilismo diz respeito.
Ico - a loira da Renault continua a ser apresentada como mãe do Petrov na Globo! Podia fazer uma entrevista com ela com ela dizendo o que é realmente dele...rs
aproveitando a deixa acho que os jornalistas brasileiros pouco escreveram esses anos, evidente que acho a qualidade fantastica, mas temos muito pouco considerando a rica história dos nossos brazucas esses anos todos, espero que voce escreva um bom livro sobre as histórias que voce vai colecionar ao longo dos anos, trabalho viajando muito e já vão mais de 20 anos sei o que é passar tanto tempo longe de casa e da familia mas mesmo assim vale a pena pelo monte de coisas boas que vemos, aproveite bem e bom trabalho
Bom dia. Excelente corrida...quem viu a corrida não precisou de reforços noturnos, já quem não viu, perdeu... . De primeira, foi um tal de entra no box, coloca pneu intermidiário,garoa, sem garoa, volta ao box, pneu liso....e aquele que não trocou conseguiu manter o tempo em cima dos outros...E Hamilton enquanto isso, junto da sua equipe trabalhou direitinho, dentro e fora da pista.Ultrapassagens de gente grande o moleque.Mostrou hormônios aflorados, foi ousado, e teve sorte, claro, pois chegou ( quase) sem problemas até o final. . O Vettel, poxa...avisa o menino ( e sua equipe) que depois da pole, a brincadeira continua, é pra valer, se possível pode tentar vencer a corrida oras!
A Ferrari nada fez de bom, e o Alonso queimando qui,Massa recuando ali...tststs
Ouvi no carro ainda, a parte da loira do Petrov...Pensei, cacilda,imagina vc trabalhar na F1 com sua mãe? Tudo certo, é empresária.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
11 comentários:
E sabe, estes trabalhos feitos com mais dificuldades são os mais lembrados depois. Sou Geomensor e trabalho com levantamentos topográficos, e com certeza os trabalhos que mais lembro são de medições em lugares de difícil acesso ou quando um equipamento digital, como um GPS, não funciona e temos que usar a velha trena para tirar aquela última medida que falta.
No final é isso que fica, muita história para contar.
Parabéns pela cobertura, está ótima!
Abraço
Diego Camargo - Floripa/SC
Entre os itens mais antigos da minha pequena biblioteca pessoal, eu guardo uma edição do livro de fotografias que ele fez sobre o Senna, cujos textos (além das fotografias) são inestimáveis.
Sem dúvida eu vou correr atrás desse livro de memórias, quando for lançado. Desde o menino que ia sempre a Oulton Park nos anos 70, até o respeitado fotógrafo de Fórmula 1, ele deve ter colecionado inúmeras boas histórias.
É, isto aqui pela Europa está mau está. Dizem que dos 22mil voos habituais de sábado só se poderão realizar cerca 6000. A nuvem está gigante e a qualquer altura pode estar a cobrir a China, pois vai a caminho da Rússia. E quanto ao mundial de futebol, eu cá sou português, portanto em Junho vamos ser um pouco de rivais. E já agora, parabéns pelo blog.
Grande Keith, me arrisco em dizer que é o melhor fotógrafo que a Fórmula 1 já viu.
Sutton Images arrebenta!!
Ê vontade de trabalhar na F1...
Para mim o trio Keith Sutton, Bernard Cahier e Rainer W. Schlegelmilch ( já visionaram a sua página na net ?) é um trio maravilha no que á foto de automobilismo diz respeito.
Ico - a loira da Renault continua a ser apresentada como mãe do Petrov na Globo! Podia fazer uma entrevista com ela com ela dizendo o que é realmente dele...rs
oi Ico
aproveitando a deixa acho que os jornalistas brasileiros pouco escreveram esses anos, evidente que acho a qualidade fantastica, mas temos muito pouco considerando a rica história dos nossos brazucas esses anos todos, espero que voce escreva um bom livro sobre as histórias que voce vai colecionar ao longo dos anos, trabalho viajando muito e já vão mais de 20 anos sei o que é passar tanto tempo longe de casa e da familia mas mesmo assim vale a pena pelo monte de coisas boas que vemos, aproveite bem e bom trabalho
Espero que o livro saia também, traduzido para o português
Bom dia.
Excelente corrida...quem viu a corrida não precisou de reforços noturnos, já quem não viu, perdeu...
.
De primeira, foi um tal de entra no box, coloca pneu intermidiário,garoa, sem garoa, volta ao box, pneu liso....e aquele que não trocou conseguiu manter o tempo em cima dos outros...E Hamilton enquanto isso, junto da sua equipe trabalhou direitinho, dentro e fora da pista.Ultrapassagens de gente grande o moleque.Mostrou hormônios aflorados, foi ousado, e teve sorte, claro, pois chegou ( quase) sem problemas até o final.
.
O Vettel, poxa...avisa o menino ( e sua equipe) que depois da pole, a brincadeira continua, é pra valer, se possível pode tentar vencer a corrida oras!
A Ferrari nada fez de bom, e o Alonso queimando qui,Massa recuando ali...tststs
Ouvi no carro ainda, a parte da loira do Petrov...Pensei, cacilda,imagina vc trabalhar na F1 com sua mãe? Tudo certo, é empresária.
Bom Domingo a todos
o nome do vulcão islandês é Eyjafjalla.
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