A diferença das equipes novas para as estabelecidas é clara no cronômetro, mas sempre é interessante quando se pode ver isso com os próprios olhos. Em Mônaco, fiquei tirando algumas fotos dos carros na saída da primeira perna dos “esses” da piscina. É um dos pontos mais interessantes de observação. Os carros chegam em alta velocidade, os pilotos fazem a primeira zebra “limpa” e montam na segunda. As imagens acima são na saída dela. Repare como o carro da Renault está absolutamente equilibrado, com uma distância para o solo uniforme, pronto para carregar velocidade para a reta seguinte. Já o da Virgin (não sei dizer se é ou não o modelo revisado) está inteiramente alinhado à esquerda, como se quisesse ricochetear no guard-rail para ganhar impulso antes de avançar. Tudo isso acarreta em perda de tempo. Compare pelas imagens, que valem mesmo mais que mil palavras. Clique para ampliar!(Fotos Luis Fernando Ramos)
9 comentários:
Oi Ico,
Pela traseira, é o carro do Glock. A versão anterior não tem essa abertura no final da tampa do motor. E pela câmera onboard do Alonso, nos momentos em que ele estava atrás do Lucas, dava pra ver o quanto o VR-01 chacoalhava, principalmente dentro do túnel...
Abraço,
Isso, inclusive a falta de torque gerada pela torção da virgin que permitiu o Alonso fazer a ultrapassagem na saída de curva do túnel, as dua virgim perdiam muito tempo ali.
isso é problema de acerto de suspensão. se você não ajustar os fast dampers pra absorver o impacto na medida certa e os slow dampers pra não deixar o carro perder grip é isso que acontece.
cheira a falta de know how sobre setup do carro, o que seria resolvido com testes. barbeiragem da FIA não permitir testes pras novatas.
O santo antonio do carro da Virgin tá na cor vermelha, então é um carro que tem numeração impar.
Como o Di Grassi corre com o numero 25, o carro da foto é o dele.
O carro do Di Grassi tava totalmente desequilibrado. Para que acontecesse um acidente estava fácil.
Eu entendo perfeitamente porque o Alonso ficou irritado e apontava para o carro do Di Grassi.
Era de um risco tremendo o que o Lucas estava fazendo. Poderia acabar num acidente e o Alonso acabaria envolvido.
É o do Glock sim. O carro dele tem a T-Cam vermelha (assim como todos os primeiros pilotos).
Aquela imagem da tv da briga entre di Grassi e Alonso tbm mostrava a instabilidade tremenda do carro da Virgin. Tomara que melhorem logo!
Ico, sinceramente, não consegui visualizar a diferença, mas parabéns pela dica.
Obrigado pela foto Ico, ela é a prova mais material possível de que não podemos apontar o dedo para pilotos de equipes pequenas para julgarmos seus talentos. Guiar uma cadeira elétrica dessas que mal aponta para o lado que o volante manda, sim é um verdadeiro desafio de habilidade..
Fantástico o insight!!!
Dá pra ver a diferença, pouca, mas dá. Partindo do principio que as fotos foram tiradas com a mesmíssima distancia, dá pra ver uma diferença na largura também. Não é da cor, pq eu medi na imagem, hehehe, procede? Existe alguma possibilidade de realmente existir essa diferença, ou os carros tem de ter a mesma largura?
E fazendo coro ao colega de cima, além de bonita a disputa entre Alonso e di Grassi, a briga serviu pra mostrar duas coisas: 1- o carro da Virgin parece "INGUIÁVEL", o carro pipocava para todos os lados, e por mais de uma vez achei que Lucas fosse dar de cara no muro. 2- Que apesar de ser Mônaco, e Mônaco é bacana independente da largura da sua pista, não cabe, simplesmente não cabem 2 carros lado a lado. Alonso com um carro infinitamente melhor, di Grassi brigando pelo seu, e algumas voltas foram necessárias até que o espanhol achasse um espaço e saísse a frente. Alias, Trulli achou legal, e resolveu mostrar isso tb, e comprovar a lei que diz que dois corpos não podem de maneira alguma ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo...
beijos
Concordo com o Mauro, sobre o fato de se parecer um erro de acerto de suspensão. Além do acréscimo de décimos por curva, temos ainda a torção no próprio chassi e o desgaste de pneus, o que na temporada desse ano atrapalha mais ainda uma equipe que já não tem quase nada à seu favor...
Boa sacada Ico
Postar um comentário