sábado, 5 de junho de 2010

OS TRÊS PILOTOS DA HISTÓRIA DA FERRARI

Vocês escolheram e aqui está o resultado: um alemão (86%), um canadense (53%) e um austríaco (43%) são os principais pilotos da história de 800 grandes prêmios disputados pela Ferrari na Fórmula 1. Quase igual a minha escolha pessoal, que só teria Alberto Ascari no lugar de Niki Lauda. Mas a voz da maioria é a que conta, a escolha é subjetiva e os dois estão num nível muito alto de qualquer maneira. O fato é que o pódio histórico da equipe ficou de primeiríssima linha!

MICHAEL SCHUMACHER
(Corridas pela Ferrari: 181; Títulos: 5; Vitórias: 72; Poles: 58; Melhores voltas: 53)


Monza, 1995. A contratação de Michael Schumacher pela Ferrari já era pública, mas muitos tifosi não viam no alemão o espírito da equipe. Tanto que um grupo estendeu uma faixa no circuito: “Mais vale um Alesi hoje do que 1000 Schumachers amanhã”. Reverter esse conceito foi o primeiro passo do alemão na equipe. O sucesso veio mais tarde. Os números são tão impressionantes quanto a própria conquista de cinco títulos consecutivos. Claro que o piloto não venceu sozinho, ele era a ponta de uma organização eficiente que incluía Jean Todt, Ross Brawn e, para mim o mais importante de todos, Rory Byrne. Mas fez história e ficou, com sobras e méritos de sobra, no topo dessa lista.

GILLES VILLENEUVE
(Corridas pela Ferrari: 66; Títulos: 0; Vitórias: 6; Poles: 2; Melhores voltas: 8)


O piloto canadense é em muitos os sentidos o oposto de Michael Schumacher. O sucesso nas pistas foi tímido, mas nenhum piloto encarnou com tanta propriedade o espírito passional que sempre foi a marca da escuderia de Maranello. Largadas espetaculares, vitórias choradas ,voltas em três rodas, com o bico do carro torto: não havia limites para Gilles Villeneuve mostrar ao mundo o quanto era excepcional na arte de controlar um carro de corrida. Ganhou pouco, é verdade, mas virou um mito gigantesco mesmo assim. Isso diz tudo.

NIKI LAUDA
(Corridas pela Ferrari: 61; Títulos: 2; Vitórias: 15; Poles: 23; Melhores voltas: 12)


O espírito analítico e a personalidade forte de Niki Lauda muitas vezes entraram em choque com o sujeito também turrão como Enzo Ferrari. Mas o time jamais teria alcançado o sucesso obtido no meio dos anos 70 não fosse o trabalho eficiente feito pelo piloto no desenvolvimento dos modelos da série 312T. Lauda conquistou dois títulos mundiais pelo time. Mais do que isso, trapaceou a própria morte, quando o mundo e a própria equipe não acreditavam ser possível que ele voltasse a ser o mesmo depois do horrendo acidente de Nürburgring-76. Uma incrível história de superação, que gerou muito respeito e admiração em Maranello. E um merecido lugar neste pódio virtual na história da equipe.

(Fotos reprodução Internet)

9 comentários:

Ron Groo disse...

Justissímo.

tibone disse...

Eu devo ter sido o único que não votei no Schumacher, hehehe.

Mas não acho errado que ele esteja no topo deste pódio.

E que foto bacana do Gilles. Desktope-ei-la.

Unknown disse...

Acabei não votando na pesquisa, mas concordo totalmente.
Lauda me fez prestar atenção na Ferrari
Villeneuve me fez apaixonar pela Ferrari
e Schumacher fez um bem danado para a Ferrari e consequentemente para mim.

Abs

Helder

Unknown disse...

Ico, você disse que o Rory Byrne era o mais importante da organização Ferrari na era Schumacher. Por quê?

Abraços!

Junior disse...

Qual o ano/local da foto do Schumacher?

Jose Inacio Pilar disse...

Grandes inagnes, sabias palavras! Ainda nao consegui ouvir seu ultimo credencial, mas assim que voltar ao Brasil, ouvirei!

Abracos

PS: Se perceber um seguidor "novo" em algumas cidades do interior frances, sou eu!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Diego, acho o Byrne o mais importante por ter feito carros excelentes, alguns a anos-luz da concorrência, dando os instrumentos certos para a dominação da Ferrari. Não vamos esquecer que a McLaren tinha um certo Adrian Newey fazendo os carros dela, o que não é pouco...

Junior, desculpe, não tenho idéia.

Abs!

Dé Palmeira disse...

Não concordo com nada mas a foto é simplesmente linda!

Fabehr disse...

eu votei no Ascari ao invés do Giles em função dos resultados. Imaginem a festa na época pois o cara era Italiano.
abç