domingo, 14 de novembro de 2010

OBRIGADO POR ESTE SORRISO

O melhor piloto do ano é o campeão do mundo. Apesar do ímpeto por vezes estabanado que resulta em acidentes ter-lhe outorgado o apelido de “crash kid”. Apesar de uma inacreditável série de infortúnios mecânicos que lhe roubou quase uma centena de pontos, incluindo uma perversa quebra de motor na Coreia, quando liderava com menos de dez voltas para o final. Apesar das críticas recebidas pela Red Bull por não praticar o odioso jogo de equipe a favor de Mark Webber e permitir que seus pilotos brigassem na pista livremente. Se tivesse feito isso em Interlagos, aliás, teriam perdido o título. Apesar da Ferrari fazer o contrário.

Quem lavou a alma no pódio em Abu Dhabi foi a própria Fórmula 1. O campeonato mais emocionante dos últimos quinze anos teve um fecho de ouro com o sorriso aberto do mais jovem campeão de todos os tempos. O nome dele é Sebastian Vettel. Um garoto de 23 anos da pequena cidade de Heppenheim, na Alemanha. Um sujeito bem-humorado, afável, pés-no-chão, sempre afeito a brincadeiras. Quando dá entrevistas, sempre solta uma risadinha antes de dizer uma coisa engraçada.

Quando coloca a balaclava, o capacete e a viseira, porém, Vettel se transforma. Que é diabolicamente rápido, suas dez pole positions e as doze vezes que largou na frente do companheiro em 19 corridas são um belo atestado. A corrida de ontem voltou a mostrar sua qualidade. A McLaren era uma sombra prateada ameaçadora em Abu Dhabi. E Lewis Hamilton já havia avisado que não tinha nada a perder na briga pelo título e que atacaria na largada.

Qual o que, Vettel manteve a ponta com autoridade e foi apenas controlando a vantagem para o piloto inglês. Este parou primeiro nos boxes e acabou perdendo tempo na volta com dois pilotos que estavam numa estratégia diferente, Kamui Kobayashi e Robert Kubica. O alemão aproveitou para sentar a bota para encontrar pista livre quando trocou os pneus de seu carro. Sua parte no dia estava feita.

Restava torcer para que Fernando Alonso não ficasse entre os quatro primeiros colocados. A Ferrari ajudou, naufragando justamente no dia da decisão. O time italiano se perdeu completamente depois que o companheiro de Vettel, o australiano Mark Webber, foi aos boxes na volta 11 com os pneus traseiros desgastados. A reação da turma de Maranello foi a de também mandar Felipe Massa e Alonso para trocar pneus nas voltas seguintes. Ficaram todos presos atrás de carros mais lentos, mas na mesma estratégia, e espanhol foi apenas o sétimo. Mau perdedor, reclamou com o russo Vitaly Petrov e se recusou a saudar o campeão no parque fechado. Foi feio.

Não poderia ser mais emblemática a presença do consultor da Red Bull Helmut Marko no pódio em Abu Dhabi. O austríaco recebeu muitas críticas ao longo do ano ao deixar transparecer uma suposta preferência por Sebastien Vettel em detrimento a Mark Webber dentro da equipe. O título mundial para o alemão provou que ele tinha razão.

A empatia entre chefe e piloto não é por causa de língua ou qualquer coisa do tipo. Marko foi o homem que viu num imberbe Sebastian Vettel o potencial para se tornar um campeão do mundo. Quando o alemão estreou na Fórmula BMW, a Red Bull já o apoiava. Dentro de dezenas de pilotos em diversas categorias, o consultor (que atuava na época como chefe do programa de jovens pilotos da marca) identificou as qualidades do alemão e foi lhe oferecendo cada vez mais espaço.

O sentimento de que Vettel era o nome a conduzir a Red Bull ao título prevaleceu mesmo nesta temporada em que houve muita pressão para que a equipe apoiasse a Webber, o piloto mais bem colocado na tabela. Mas o alemão parece ter conquistado a pequena dose de maturidade que faltava depois do GP da Bélgica, quando bateu na McLaren de Jenson Button e foi soterrado em uma avalanche de críticas. Desde então, jamais voltou a terminar uma corrida atrás do australiano.

O agora mais jovem campeão do mundo da história parece ter dado apenas o passo inicial para uma sucessão de títulos. Se a Red Bull tiver nos próximos anos um carro tão dominador quanto o que teve neste, pode ser o início de uma supremacia similar a de Michael Schumacher no início da década. De novo, um alemão. Mas um que esbanja humildade e simpatia. Obrigado por este sorriso, Sebastian!

Use o espaço dos comentários para participar do Crendencial!

(Foto Red Bull)

61 comentários:

Lutz disse...

Vamos lá.

Nos Emirados AU também usando aquele "suco" de frutas ne?

"Hulk" arruma uma vaga pro ano que vem?

A red Bull tem chances de ser dominante na temporada que vem?

Como fica o clima entre Webber e Vettel pra 2011??

Bem é isso!

Ron Groo disse...

Sem mais. Você falou tudo.

Para o credencial.
Será que esta foi a prova que pode manter Petrov na F1? Ou ele só segurou Alonso lá porque a pista é horrorível? (horroroso + horrível)

Seria muito pedir para você mandar um Chupa Alonso no progrma?

olavoito disse...

Poxa não tinha um piloto que estava torcendo para ser uma corrida chata, sem ultrapassagens? Quem era mesmo?

Agora, o moleque mereceu!

Léo disse...

O Ron Groo falou o que eu Pensei, chupa Alonso.
Uma pergunta, o Luiz Razia tem chances na Formula 1?
Um abraço e parabens por esse ano.

Paulo Cunha disse...

Ico, só para agradecer todos os credenciais, as conversas e comentários do ano. Foram excelentes. Os comentários do povo aqui igualmente bons e as respostas pacientes e bem amarradas mesmo no cansaço pós-corrida.

Ron, a pista é horrorível, mas Alonso não é Kobayashi. Petrov só não errou. Alonso, minha opnião, deveria no mínimo tentar várias vezes, quiçá bater se não desse mais.

Mas eu estou mesmo é bebemorando a vitória do Vettel!

Anônimo disse...

Valeu Ico por todo apoio que me deu para acompanhar e estar bem dentro da F1 este ano. Tenho 29 anos e desde 1988, que aacompanho o mundial e este sem dúvida eu tava por dentro.

Se Alonso tivesse esperado como button para trocar pneu, teria dado?

Será que Massa vai se recuperar em 2011?

abraço
Gustavo
Portugal

Leo disse...

Detalhe: nos últimos 5 anos, 5 campeões diferentes, por cinco equipes diferentes (Alonso/Renault-06, Raikkonen/Ferrari-07, Hamilton/McLaren-08, Button/BrawnGP-09 e Vettel/Red Bull-10)! A Fórmula-1 pós era Schumacher-Ferrari é super-equilibrada! Embora as corridas, em sua maioria, contunuem bem monótonas...

tibone disse...

Disse tudo Ico, Alonso fez cara feia, ergueu o dedo pro Petrov, mas não se garantiu na pista que foi justamente onde o titulo, felizmente, foi dedicido, sem trocas de posição vergonhosas, sem politicagens e tapetões.

Minha pergunta para o Credencial nada a ver tem com a decisão do titulo e sim com a Lotus.
Foi divulgado que a Lotus Cars vai comprar parte da atual Renault e se tornar Lotus Renault, e com isso Tony Fernandez passaria a usar o nome de 1Malaysia Racing, isso procede ?
E Senna estava negociando com a Lotus de Tony Fernandez ou com a Lotus Cars ?
E qual das Lotus que disse que vai usar a pintura preta e dourada ano que vem ?

Ainda estou tentando entender essa salada de nomes.

Valeu pela temporada Ico!
Foi fantástica.

Abraços e aproveita as férias!
tibone.

William disse...

Olá Ico!!! A torcida contra o Alonso funcionou e fomos presenteados com um campeão digno!! Para o Credencial:
1) Como fica a Ferrari nessa história? Ela mudaria suas atitudes esportivas depois do mundo exaltar os feitos da Red Bull? Eu sinceramente acho que vai piorar.... Nunca Montezemolo aceitaria ser segundo nas pista ou diria qq coisa parecida.

2) Como está a Aústria nesse momento? Deve ser o maior feito esportivo dos últimos tempos para eles!!!!
Tem uma pontinha de inveja, bem que o Brasil poderia ter uma equipe tb.....

3) E não é que choveu no deserto? rsrsrsrsrsr! No Credencial passado fiz a pergunta se a Bridgestone levava esses compostos para a corrida! Foi um anúncio de um milagre na sexta-feira!!!

Ótimas férias, muito obrigado pelo espaço!! Só peço um Credencial pré-temporada 2011!!! Valeu!!

Anônimo disse...

Ico, sobre a Williams em 2011, será que a equipe terá uma evolução ainda maior do que a que houve este ano com Barrichello comandando a equipe?

E o Hugo Chav... ops, Pastor Maldonado? Será que o Tio Frank vai emprestá-lo mesmo para a Hispania?

E o Felipe Massa? PAra mim ele acabou sendo o grande vencedor desse ano, pois se o Alonso ganhasse, a situação dele dentro da Ferrari seria bastante complicada em 2011 e como o espanhol não ganhou o campeonato, eles ficarão no "zero a zero" em 2011, hehehe.

Outra pergunta que eu iria fazer era sobre esse imbrólio sobre Lotus, 1Malaysia e Renault, mas já foi feita.

E, antes de mais nada, embora eu nunca tenha comentado em seu blog, o venho acompanhando a bastante tempo e aproveitando o Credencial após as corridas. PArabéns por esse blog maravilhoso sobre automobilismo e boa música.

De seu seguidor fiel,
Erick Santos, Recife - Pernambuco - Brasil

Luis disse...

Queria aproveitar o espaço para deixar uma pergunta pro Credencial: Depois deste título, é grande as chances de o Webber sair da Fórmula 1 antes da temporada de 2011? Diferente das disputas Piquet x Mansell e Alonso x Hamilton, desta vez o rival companheiro de equipe foi o campeão, assim como Prost x Senna.

Anônimo disse...

Vc disse tudo, Ico!
Felizmente, venceu o Esporte! :)
Abs,
Ange

Unknown disse...

Parabéns a Vettel!! Agora o Alonso reclamar com Petrov... Parece motoboy, queria que dava passagem? uahuahuah

Ico! Não é vc aqui nessa foto? (no blog do Snell)
http://www.getjealous.com/getjealous.php?action=showimage&image_id=7804626&go=alexjsnell

uahauh

Abraço

Marcos Antonio disse...

Ico parabéns pela ótima cobertura, aqui no blog, no Lance! e na radio bandeirantes, precisa e cirurgica. Minha pergunta é sobre a Lotus. Ano que vem ela passará a se chamar one Malasya? Tony Fernandes perdeu os direitos de usar o nome Lotus?

abraços!

Celso AM disse...

Ico,

E a F1 2010 acaba com um final feliz.. ainda bem!! (Na sua enquete, fui um dos 26 que achavam que o Vettel seria campeão...)

E não é que isso foi possível em grande parte por causa desta pista horrível que não permite ultrapassagem de jeito nenhum?

Neste quesito, ela consegue ser pior que Monaco, Hungria, e Valencia.. seria esta a pior pista de todo o campeonato?

Aliás, terminado o ano, gostaria que vc fizesse um balanço geral:

- Melhor corrida? (minha opinião: Canadá)

- Melhor piloto ? (pra mim, Vettel. Mas Hamilton tb fez um campeonato muito bom, extraindo tudo e mais um pouco do carro)

- Revelação? (voto no Kobayashi, mas ele é revelação deste ano ou de 2009?)

- E qual foi a pior corrida, pior piloto e pior novato?

E o Alonso foi um grande 'Loser'..
http://charitymile.com/blog/wp-content/uploads/2009/08/loser.jpg

Gostaria que vc fizesse tb aquela avaliação de todos os pilotos e equipes, num post talvez, aquele top 10 do ano... balanços e mais balanços...

Parabéns pelo seu trabalho e até o Credencial pré-temporada!! Boa hibernação!

Abraço!!

Celso AM disse...

Ico,

Esqueci de falar sobre os pneus..

Se a corrida do Canadá foi boa, foi por causa da rápida degradação dos compostos..

E nesta corrida, que parecia que seria algo importante, com probabilidade de até 2 paradas, não fez nenhuma diferença! o Kobayashi andou mais da metade da corrida com pneus moles e tanque cheio!

A culpa de tudo afinal nao foi da própria Bridgestone, muito conservadora?

O que esperar da Pirelli?

Abraço!

Edmilson Madureira Segundo disse...

As pessoas esquecem da troca de bicos que a Red Bull fez este ano, favorecendo Vettel ainda no meio do campeonato. Se o alemão estivesse na frente de Weber nas últimas cinco provas (em termos de pontuação), a Red Bull o teria privilegiado da mesma forma. Doce ilusão essa esportividade da Red Bull Racing. Só para inglês ver.

Ganhou o melhor carro, sem dúvida.

Ganhou um dos melhores pilotos, sem dúvida.

Mas, novamente, ganhou o piloto que tinha a preferência da equipe.

Bruno Santos disse...

Bem, depois de tanto se falar da chuva, a última corrida do ano se tornou emocionante mesmo pela tensão gerada pela matemática do campeonato, foi mesmo uma corrida tensa. Para o Credencial algumas questões:

1) Vettel campeão me fez pensar sobre o programa de pilotos da Red Bull, depois do Vettel, o melhor que este programa gerou foi Buemi e Alguersuari? O Ricciardo ou algum outro piloto do programa de jovens pilotos não faria algo melhor na F1 do que os atuais pilotos da STR?

2) Qual é a motivação da Red Bull para manter o Webber no time?

3)Afinal, como a classificação dos pilotos de equipes novatas no campeonato? É possivel dizer que o Senna foi o melhor na HRT e o Di Grassi se saiu melhor na Virgin que o Glock?

4) Percebi hoje que Yas Marina possibilita muitas configurações diferentes, mas você acha que alguma outra configuração do circuito possibilita mais ultrapassagens que a atualmente utilizada pela F1?

5) Você acredita que o Hulkenberg terá carro para correr em 2011 fora da Williams? Acho que o Liuzzi faria um grande favor a todos nós se cedesse o lugar.

6) A situação financeira das equipes para 2011 aponta uma continuidade no atual equilibrio de forças no Grid? Em especial no meio para o final do Grid.

prpealta disse...

Ico, só para agradecer todos os credenciais, todas as conversas e todos os comentários do ano. Foram excelentes. Ico, a pista é horrorível, o complexo como um todo pode ser maravilhoso, mas a pista é uma merd...
Boas férias!

Dé Palmeira disse...

Maravilha Ico, obrigado pela cobertura sensacional esse ano. Você conduz o ouvinte de uma maneira que é quase como se estivéssemos lá.

Achei que foi bacana Vettel ter sido campeão.

Embora estivesse torcendo pro Weber, notei pelo seu semblante após a classificação que ele não teria muito ânimo pra reagir.
No final das contas foi o australiano quem ajudou Sebastian na sua conquista. "Not bad for the second driver". :-)

Quem na sua opinião foi o melhor piloto da temporada, a melhor equipe e o melhor carro?

E por favor, faça um credencial com o resumo da temporada?

Abraços

Anselmo Coyote disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anselmo Coyote disse...

"Se tivesse feito isso em Interlagos, aliás, teriam perdido o título. Apesar da Ferrari fazer o contrário."

Não sabemos se a formação do grid seria a mesma.

Abs.

P/Credencial: quanto vc estima que o piloto representou nessa temporada de corrida de carros onde, naturalmente, venceu o melhor carro?

Abs.

Diego Valensi disse...

Parabéns, Ico. No primeiro Credencial do ano, me lembro de ter perguntado quem levaria o título de 2010 na sua opinião. Você respondeu: Vettel, lembra-se?
O que hove com o Webber na corrida? Ele foi dos postulantes ao título o mais apático. Se, durante a prova, estivesse colado na traseira do Alonso (preso atrás do Petrov) poderia ter-se aproveitado de uma das saídas de pista do espanhol para tomar-lhe a posição. Ele estava decidido a não mover uma palhar para fazer o Vettel campeão? Ficou chateado com as declarações do companheiro de equipe? Problemas mecânicos? O que houve com o australiano, enfim?

Abraços

JackSpeed disse...

olá Ico,que final de temporada!vamos as perguntas:
1-como explicar a burrice da Ferrari nessa corrida?que estrategia tosca marcar o webber,afinal eles nao sabiam das dificuldades em passar carros nessa pistinha ridicula?nem Hamilton o rei das ultrapassagens conseguia.nao estaria faltando cerebro na Scuderia para estrategias?

2-voce acredita em um dominio avassalador de vettel ja que como voce falou ele nao fossem os problemas mecanicos teria ganho de braço amarrado?

3-sera facil a vida do massa ano que vem com o alonso babando para vencer com a rossa?

Dé Palmeira disse...

Dupla derrota pra Briatore, nem Weber e nem Alonso!
Que Karma hein?

Rosa disse...

Olá, Ico,

parabéns pela temporada e obrigada pelos textos excelentes e observações precisas.

Comparando a atuação de Vettel e Webber nessa reta final do campeonato, foi impossível não lembrar de um post seu. Nele vc apostava no Vettel e dizia que, em disputas de títulos, o alemão, embora mais jovem, era mais experiente que o australiano, logo, levaria vantagem. E veja só o que aconteceu com o Webber... realmente não correspondeu na hora de decidir.

Para o Credencial:

1. o Webber apareceu para a festa da equipe? E como vc enxerga a situação dele para o próximo ano? Eu penso que em virtude do que ocorreu esse ano, ele já tem quase uma garantia de que não será preterido dentro da pista em 2011. A Red Bull se valeu tanto da esportividade, que se mudar de postura no próximo ano ninguém a perdoará. O que vc acha?

2. Só uma curiosidade de bastidor: Meudeus, o Vettel não tem família??? É tão comum o exibicionismo dos familiares, sobretudo namoradas, que é estranho o chá de sumiço da família Vettel. O cara se sagrando campeão mundial, chorando e não aparecia familiar algum lá embaixo (pelo menos a TV só mostrava os clãs da Mclaren).

Grande abraço,

@RosadeAlmeida

Kohara disse...

Fala, Ico. Beleza?

Fiquei feliz com o título do Vettel. Pq é um piloto que tem uma carreira na categoria, foi peça fundamental para que uma equipe pequena crescesse e chegasse ao status de média, e tb foi um dos principais fatores para uma equipe média virar grande -talvez meu maior motivo para não me dobrar tanto ao mundo de elogios ao Hamilton...

Sobre a pista, ela é um porre. A corrida só confirmou essa minha impressão. Mas o fim do campeonato só foi tão interessante porque a pista é ruim e impediu que o Alonso e o Webber voltassem a subir na classificação. E, aqui entre nós, o traçado de Jerez era pior e nem por isso a decisão de 97 deixou de ser interessante (e Adelaide não era essa maravilha toda, apesar da decisão de 86). Normalmente decisões não são bons espetáculos para os que não se envolvem. A final da Copa desse ano que o diga.

Duas perguntinhas esdruxulas -para descontrair.
1) Como se faz para chegar ao 'mundo árabe'? Vc pegou um foguetinho da Virgin? (pq, convenhamos, a tomar as imagens da ilha de Yas como exemplo, o tal 'mundo árabe' tão falado pelo Galvão na transmissão não parece ser na Terra =OP)
2) Se o Alonso largou com um par de ases na mão -como disse o Massa-, o Webber largou com um par de damas, o Vettel com um valete e um três e o Hamilton só com um dois na mão (e, se chegou a sair um dois, sairam também um valete e um três nas cartas comunitárias)? rs.

Grande abraço

Kico Stone disse...

Ico, parabéns pela cobertura da temporada! Acho que a Ferrari errou feio na estratégia, heim. Grande ano do Rosberg, Kubica e o Button tb sempre com 1 pilotagem impecável. Futuro de Di Grassi e Senna? E o Ricciardo pode chegar na Toro Rosso em 2012? Abs

Luís Almeida, Portugal disse...

Caro Ico, parabéns por sempre ter apostado no Vettel e ter visto a sua convicção se tornar realidade.

Se me permite uma opinião pessoal, acho que ele é mesmo bom, mas o carro ajudou muito, penso que só assim se explica como andou tanto o Webber em alguns momentos do ano. Isso, e o jogo psicológico com que o australiano conseguiu destabilizar o jovem alemão, antes de este ter conseguido assentar a cabeça.

Para o Credencial começava com esta última ideia: Se Webber jogou na psicologia para destabilizar Vettel, mas este conseguiu dar a volta por cima, não será que com a “ajuda” do rival interno, o alemão se tornou mais adulto e que para o ano, estará ainda mais forte?

A forma como Webber, Alonso e Massa caíram na classificação foi muito estranha. A estratégia de Webber terá sido um bluff montado para ver se a Ferrari ia atrás, tendo esse bluff resultado na perfeição?

Como é que uma equipa do nível e com a experiência da Ferrari comete uma tão grande falha de estratégia? Se até eu sentado no sofá estava a ver que a estratégia de Alonso deveria ser conservadora, simplesmente, fazer o mesmo que o Vettel fizesse, pois o Webber depois da paragem tinha ficado atrás de pilotos que já não iam parar, como é que a Ferrari vai apostar nesta táctica? Para mais, quando o Massa cai para decimo-sexto, não deveriam ter tocado campainhas nas cabeças dos dirigentes da scuderia?

Concorda que o Vettel mereceu o campeonato por tudo o que fez ao longo do ano, mas que, nesta última corrida, foi mais a Ferrari que o perdeu do que o Vettel que o ganhou?

Sobre o Alonso, o Ico refere que o espanhol se recusou a cumprimentar o novo campeão, mas, eles encontraram-se? O Alonso recusou mesmo ou “apenas” se foi embora antes de o Vettel chegar?

Desde já obrigado pelas respostas. Desejo-lhe umas boas e merecidas férias.

Joniel disse...

O que seria da F1 sem um vilão? Por muito tempo foi o Schumi e acho que Alonso faz muito bem o seu papel!

Repetindo o coro: parabéns por mais uma temporada redondinha! Hoje em dia é difícil imaginar seguir a F1 sem o @blogdoico como referencia. Valeu pela pela informação e mais ainda pela paixão transmitida! Ou melhor, pelas paixões, que não se resumem a Automobilismo!

Grande abraço

Joniel

Anônimo disse...

Ola Ico.Acompanho seu blog faz uns 2 anos.Descobri por acaso,e desde entao seu blog é minha leitura obrigatoria,sempre, após as corridas de F1.Parabéns pelo seu otimo trabalho,
Perguntas pro credencial.
Qual ou quais equipes estariam interessadas no Hulkenberg?
E Bruno Senna?








q

Celso disse...

Ico,

O que aconteceu com a champagne? Era 'fake' tb? Assim como tudo aquilo em Abu Dhabi...
Que brochante comemorar um título daquele jeito não?

Abraço!

Daniel Médici disse...

Também notei, e fiquei feliz com a presença de Helmut Marko no pódio. Deu a impressão de que Vettel havia conquistado por ele o campeonato mundial que, por si próprio, ele não teve a chance de obter.

Aliás, diga-se, a gentileza do Horner em ceder o privilégio de subir ao pódio ao Marko é imensa - um gesto, penso eu, do qual tipos como Ron Dennis nunca seriam capazes de fazer.

Fleetmaster disse...

Ico,
- Para quem queria ser tri campeão o ALonso não deveria ser mais combativo desde o inicio da prova?
- Massa e Webber nào se esforçaram muito em ajudar. já era esperado isso ?
- Novos pneus e novatos testando. QUanto isso vai influenciar para 2011?
- COmo esta a danças das cadeiras das equipes pequenas e medias ? Quem sai quem fica quem entra quem se aposenta?

Rangel disse...

Sem perguntas hoje, Ico, só um agradecimento pelo trabalho ao longo do ano e um desejo de boas férias, assim que a Band te liberar. E um pedido: além do "chupa Alonso" do Ron Groo, manda um "chupa jornalistas ingleses" fazendo favor: a cobertura que eles deram pra não inversão de posições em Interlagos foi de embrulhar o estômago, especialmente o mala sem alça do Joe Saward. O cara saiu do meu RSS, pra vc ter idéia. hehehe

Um abraço!

Smirkoff disse...

Duas considerações sobre a corrida:

1. Foi divertido ver a Ferrari se embananar completamente com a estratégia. Eles tinham um curinga na mão, o Massa, um verdadeiro laboratório ambulante pra testar as possibilidades de parada, e conseguiram fazer tudo errado. O Montezemolo deve estar olhando pro número do telefone do Ross Brawn desde ontem...

2. Todos culpam o Tilke, mas eu tento dar pelo menos um desconto pra ele: imagine o quanto os clientes devem influir nos traçados. Pensei nisso vendo aqueles príncipes árabes passeando pela pista. Todo arquiteto sofre com isso, e imagino que Tilke raramente tenha carta branca pra fazer a pista que quer.

Bons sonhos na sua hibernação!

ebiscaia disse...

"De novo, um alemão. Mas um que esbanja humildade e simpatia."

Então Ico. Que tal fazer uma lista dos "malas" e dos legais? Pode deixar os brasileiros de fora, alguém pode contar pra eles.

Você achou que no final da temporada o Schummy evoluiu?

Abraços

Fabrício Passos disse...

Parabéns ao moleque! Um final de campeonato emocionante e um piloto emocionado. Incrível. Pena que a corrida não foi tão divertida assim.

Questões para o Credencial:
1. A Willians não errou na estratégia do Barrichello?
2. Gostaria que você fizesse um resumo da situação das equipes e pilotos para 2011.

ALFA Brazilian Miniatures disse...

devido ao espaço comentarei em 2 partes.

parte I

melhor piloto do mundo?...porque foi campeão...
eu poderia citar alguns 'ilustres' campeões mundiais de fato sem no entanto serem de fato o melhor do ano, mas como voce é um renomado jornalista deve saber disso, não? ...caso como o titulo de A.Jones em que a própria imprensa 'atribuiu' a Piquet o título daquele ano (moralmente). (engraçado que penso ter ouvido algo sobre o padock estar torcendo pelo Mark...).
Equipe 'limpa'...transparente...
talves não tenham chegado ao descabível da Ferrari... mas...lembro bem da frase do Mark após uma vitória em que, ele lider do campeonato não tem disponível o upgrade para o seu carro (que foi dado ao Vettel): '-nada mal para um segundo plloto!'
Certas coisas me chamam a atenção no circo da formula 1 e adjacencias...
quando o Massa dividiu a Ferrari com Kimi...esse é quem era o 'garoto' propaganda Shell em que entre outras, assinava coluna de revistas (co-assinada pela Cia.) inclusive aqui no Brasil... e não demorou muito ao incauto torcedor ufanista brasileiro perceber que, a despeito das falas mediocres de um narrador global, que Kimi era sim o preferido da equipe e que a ele dirigir-se-ia todo o esforço (lembro dos inumeros problemas que aconteceu somente com massa naquele ano)... analogamente...não vi em nenhum display de venda desses packs da RedBull uma foto do Mark junto ao produto ou a sua assinatura nos mesmos. Tão pouco o vi participando de alguma gravação promocional como as que Vetel fez...até mesmo no video onde o Vetel mostra a tecnologia do simulador que eles utilizam com o software Rfactor (disponível no Youtube)... Weber não é mais lento do que Vetel e ao que durante o ano ficou bem claro, não cometeu as estapafurdias (ou atrapalhadas como voce colocou) do Vetel (que teve a incopetencia de bater no proprio companheiro de equipe em uma desesperada tentativa de ultrapassagem mostrando claramente seu despreparo psicologico (um...neymar da F1)...alias...uma manobra tipicamente Michael Schumivigarista (seria o Vetel o 'Mutly'?)
O que é para voce o melhor piloto do mundo?
O mais rápido, mais tecnico, o mais talentoso...o mais completo?
Alonso foi um palhaço...e a ultima corrida refletiu o que foi durante o ano....um palhaço. Fez da F1 um circo literalmente...e um dia ele foi um Vetel. Mimado, não soube crescer e ver a chegada de outros 'reis'(há até um livro/quadrinhos do classico desenhista Jean Graton que narra esses percalços).
O tempo dirá se Vetel poderá ser de fato um dia ser considerado um piloto excepcional ou ter a mediocridade de um Alonso incapaz de reconhecer quando é vencido e ficar malogrando 'colegas' de profissão (como o que fez com Petrov ou mesmo não cumprimentar Vetel pela conquista). Explendida atitude de Buton e Hamilton, bem como dos outros pilotos que vimos ali a cumprimentar Vetel.
Weber deixou claro o descontentamento ao descer do carro na classificação...em um gesto que pareceu dizer muito mais a equipe (teria lhe sido imposto a mesma estratégia do Vetel?visto que passou pelos boxes (driving) em um aguardo para as tentativas) do que ao carro e seu ritmo de corrida apenas a comboiar alonso não condiz, é incongruente, com sua caracteristica. Senna uma vez desceu do carro no Gp Brasil alegando que o carro tinha problemas; Mansel levou o carro aos boxes em Monza quando a Willians, por telemetria, impediu que ele ultrapassasse Patrese...os pilotos, rápidos, 'jogam-se' ao casco da tartaruga como um protesto extremamente identificável.
Peterson, piloto extremamente abilidoso e rápido...até mesmo que stewart...vice em 71, não levou o título.

ALFA Brazilian Miniatures disse...

parte II

No nosso 'hall' de campeões temos: o técnico, o completo, o rápido (emerson, piquet, senna).
Facil 'aceitar' como 'melhor' um piloto que 'ganha'.Afinal, analisar exige pensar e pensar 'doi'...cansa, não é mesmo?
ah, sim... como será que é o caracter de alguem que diz:'se alguma vez tive motivo para ser amigo do mark hoje não tenho mais'. Caramba! o Mark!...um cara que é nada menos do que o presidente da GPDA e é super boa gente e querido pelo Padock...
é...acho que ja to muito velho para ouvir choro de criança...ou talvez tenha tido o infortunio de ter crescido em uma época em que de fato haviam pilotos com bravura e amizade. Homens...e não Negócios.

Manoel Sena disse...

Oi Ico. Perguntas:
1 - Acho que, do ponto de vista do marketing, é melhor perder um campeonato com muita gente falando da equipe, do que ganhar um de forma burocrática, recebendo críticas. Você concorda?
2 - Quanto ao circuito, eu andei nele no jogo da Fórmula 1 2009 e o achei muito técnico, apesar dos poucos pontos de ultrapassagem. As ultrapassagens lá são difícies, mas não impossíveis. Acho que o Alonso apenas não forçou o suficiente, com medo de jogar tudo para o alto em um acidente e depois receber a culpa pelo fracasso. Qual a sua opinião sobre isso?

foca disse...

mas o melhor da corrida foi o chega-pra-la do petrov no principeso depois que o babaca reclamou!

Welington Leal disse...

Ico

Tu deve estar feliz pelo Vettel. Será pq ele é germanico e tu quase ser um austriaco a empatia ficou latente??

Vettel vai ficar mais relaxado como e 2008 com o titulo??

O futuro do Webber na Red Bull está ameaçado??

O Horner ficou queimado ao querer privilegiar o Webber já no Brasil?

O casamento Alonso-Ferrari vai azedar como com o Prost em 91?


Olha a zueira com o Jock Clear na Mercedes!
http://www.youtube.com/watch?v=OR2CnMXRAJA&feature=youtu.be

Ficou sabendo oq fizeram com o passaporte do Rosberg? Colocaram a foto da Britney no lugar do rosto dele!

Gabriel Souza disse...

Ico,

parabéns por mais uma temporada completa e pela ótima transmissão.

A lamentar, somente que um campeonato tão disputado tenha acabado numa pista tão chata como esta! Interlagos certamente permitiria uma disputa muito, mas muito mais bacana!

Posto isto, pergunto:

- Quem é a "cabeça pensante" na Ferrari? Vou te contar hein! O Alonso pode por parte da perda na conta desse cara!

- O suposto desinteresse do Massa para ajudar o espanhol não pode tê-lo "prejudicado" para a próxima temporada, como discutido durante a transmissão?

- Alguma informação sobre o desenvolvimento dos carros para a próxima temporada? A porcaria do Kers vai voltar, não? A Pirelli está levando isto em consideração na construção dos compostos (sei que parece meio óbvio, mas lembro como os pneus traseiros dos carros, principalmente no início de 2009, sofriam)?

Abraço!

Unknown disse...

Bom! O titulo ficou com o melhor, principalmente no terço final do campeonato. Mas sem tirar o mérito do Sebastian, pode-se avaliar que nem Weber nem Alonso se prepararam o suficiente para lutar pelo titulo na última etapa. Ambos demonstraram que entraram na disputa final sem um plano real de combate, basta ver a posição de largada do Weber, a largada tanto dele quanto de Alonso e a parte decisiva da corrida onde ficaram presos atrás do Petrov sem sequer esboçar algum combate, tipico de quem aceitou a derrota. Outro fator é o traçado ridiculo da pista: moderna, porém, irreal que impediu que a maioria conseguisse fazer ultrapassagens normais. Ainda assim, como falei, sem tirar o mérito do Vetel que foi brilhante nas ultimas quatro provas, quando realmente importou. Parabéns a ele e que esse titulo o torne ainda melhor tanto como pessoa quanto como piloto.
Ico, sucesso pra ti e valeu pelo trabalhão que nos ofereceu esse ano com sua visão de jornalista especialista e imparcial! Otimas festas pra ti e familia! Valeu!!! Abração a toda a galera do credencial!!!

Anônimo disse...

(Alexandre Reis - Goiânia/GO)

Só queria dizer o seguinte:

Fernando, Petrov is faster than you !!!


E viva o Tião Alemão !!!!

Rafael Favoreto disse...

Ico:

Fiquei feliz com o título do Vettel e da forma como aconteceu. Emoção e surpresa na reta final e quem mais mereceu levou. A única "macula" foi aquela asa dianteira de Silverstone, que Webber nem estava satisfeito com ela antes de passarem ao companheiro.

A corrida valeu para confirmar: em alguns circuitos, nem valendo o título mundial, dá pra ultrapassar. Alonso é muito agressivo, mas pouco tentou para passar Petrov. Também serviu para mostrar que tática ruim não é só para os brasileiros da Ferrari.

Um abraço e parabéns pelo Blog e pelos credenciais.

Cassiano Mariani disse...

Oi Ico. Primeiramente agradeço as informaçoes, credenciais, cobertuda pela radio durante o ano. sempre que foi possivel acompanhei a f1 por aqui. parabéns pelo exelente trabalho! espero que continue nos proximos anos.
perguntas para o programa:
A Williams vai conseguir sair do fundo do poço, ja que aderiu a pilotos pagantes (pastor) e nao consegiu patrocinios para substituir os atuais? No meu raciocinio nao, porque todas as equipes que foiram perdendo espaço e alugar carros acabaram fechando as portas. (é mais facil descer que subir na F1) Seria uma pena ver a equipe de Sir frank fechar as portas. tem logica o que penso ou vc vê alguma luz no fum desse tunel?
Abraço Brasileiro vindo de Buenos Aires. Cassiano Mariani

Marcelo Urânia disse...

ainda dá tempo de 'credenciar'? hehe

1) por acaso alguém comentou, um boato q seja, em pegar os petrodólares e refazer algumas curvas da pista de Abu Dhabi?

2) sempre q falam de alonso e massa, penso q alonso tem o santander (o "banco da ferrari") e massa tem o trofeo linea e formula future aqui no BR. até q ponto essas parcerias podem interferir na pista? alonso seria mais forte tb por isso? massa mantém-se na ferrari tb por conta dos negócios fora das pistas?

obrigado por seu trabalho em 2010. a F1 fica muito mais próxima dos fãs graças a trabalhos como o seu.

abs!

marcos disse...

Olá Ico, estarei ancioso para o recomeço da formula 1 no ano que vem. Obrigado por dividir informções e opinoes, a formula 1 ficou melhor assim pra mim.

Como vai ficar a frequencia do Blog nas ferias?

Abraço

Danilo Fé disse...

Ico, parabéns pelo show de cobertura no GP Brasil. Muito legal mesmo.
E minha pergunta é sobre o Maldonado: até onde o dinheiro pode levar a Willians? Eu acho que eles devem ainda ter bons técnicos e ainda tem o Rubens, que entende do negócio, mas o motor Cosworth não ajuda... Será que é só grana que está faltando?

Um abraço

Celso Vedovato disse...

Assisti a corrida na casa de um pescador numa praia isolada aqui na Bahia, onde passamos o final de semana.
Foi muito bom ver o Vettel ganhar, piloto e equipe novos campeões, soprando definitivamente novidade na F1.
Me impressionou a passividade de Mark Webber e o quanto caiu na reta final do campeonato.
Vettel mostrou pra ele que o pé ainda faz mais efeito que as palavras dentro de um F1. O Australiano tentou ganhar o campeonato no grito. Bem, na Ferrari o grito tem tanto valor quanto o pé pesado. Lamentável o comportamento de Fernando Alonso.

Ico alguma previsão de quanto e como os novos pneus vão sacudir, equilibrar ou desequilibrar as forças da F1 em 2011!?

Grande abraço e parabéns pela brilhante cobertura da F1 em 2010.

Fernando Mayer disse...

Venceu o esporte!

Parabéns ao Vettel pelo título!

Parabéns a quem torcia pela justiça!

Parabéns ao esporte!

FERRARI, RED BULL IS FASTER THAN YOU!!!

HAHAHAHAHAHAHAHA!

Perguntas:

Agora com o fim do campeonato, como está o mercado de pilotos?

Abs

Silvio disse...

Ico,

parabéns pela cobertura dessa temporada fantástica!!

As minhas perguntas para o Credencial são de bastidores:

1. como foi o paddock recebeu a reclamação do Alonsa para cimo do Petrov no fim da corrida?

2. Como os jornalistas/fãs espanhóis se comportaram com a cena?

abs,
Sílvio Rodrigues

Unknown disse...

Olá Ico, gostaria de entender melhor a F1, então me refiro a todos os pilotos e equipes:

*Piloto e equipe ganha $$$ por corrida?
*Pole-position tem valor financeiro?
*E pelo campeonato quanto ganha piloto e equipe?


GRANDE ABRAÇO

Rianov disse...

Meus parabéns por mais uma fantástica, e muito bem coberta, temporada.

Abraços

jujubinha disse...

Que show a foto do Vettel junto ao blog do Ico!! Você sempre tão carinhoso com ele! Uma conquista como essa teve um gostinho mais do que especial para nós, que nunca deixamos de acreditar no alemãozinho voador. Contra tudo e contra todos, SEBASTIAN VETTEL CAMPEÃO DO MUNDO!
GO SEB!!!!!!!! E rumo ao BI!!!!!

John White disse...

Nem nos meus sonhos mais alucinógenos, eu imaginaria que Vettel vencesse o campeonato.

Depois do treino, ainda acreditava no australiano, torcendo por ele, e contra o espanhol que tinha o título nas mãos.

A corrida mostrou que na decisão algumas pessoas tremeram. Foi o caso do Webber, e da equipe Ferrari. Até me arriscaria em dizer que foi o caso do Alonso, mas não...

Cheguei a cogitar que a RBR estúpida em não ter permitido o jogo de equipe em Interlagos, mas agora vejo o porque da simpatia da equipe pelo jovem alemão.

É, foi sem dúvida um desfecho inesperado, daqueles em que só os melhores campeonatos sugerem.

Gostei da temporada, espero um 2011maior ainda, e continuarei acompanhando o blog do grande ICO!

Unknown disse...

Ico, pra mim a postura do Webber durante todo o GP ficando ali quietinho atrás do Alonso, sem tentar nada, mesmo quando o Alonso saiu da pista por duas vezes e nada do Webber ameaçar. Pra mim ficou claro que ou vencia ele ou Alonso, mas ele não ajudaria Vettel de jeito nenhum. Pra mim Webber perdeu o título por que acovardou e se recusou a ajudar Vettel. Qual a sua opinião. Excelente temporada da F1 melhor ainda no Blog do Ico! Abraços.

Oswaldo disse...

Parabéns pela cobertura de todo o ano acompanho-o nas rádios e no blog.
Achei q o título ficou e boas mãos, de equipe e pilotos. Mas principal dúvida,o que pode ter acontecido com com o Webber, já que sabendo q a pista não tem muita condição de ultrapassagens, fez uma classificação com apenas 1 jogo de pneus. Metade da corrida seria a classificação. Abs

Alves Jnr disse...

Eu me peguei pensando numa teoria um tanto absurda, mas que tem um cadinho de verdade no final.

Acredito que o episódio do GP da Alemanha, onde o Massa cedeu a vitória ao Alonso acabou por prejudicar o espanhol na briga pelo título.

Se o Felipe vencesse, apesar de 7 pontos a menos, Fernando ia ter um companheiro com mais gana e vonte de vencer. Com isso teria um Massa tirando pontos dos adversários (o que não ocorreu na segunda metade do campeonato).